Avançar para o conteúdo principal

Volta às Terras de Santa Maria 2016

No fim-de-semana de 9 e 10 de Abril, realiza-se a 25ª edição da Volta às Terras de Santa Maria - Troféu Fernando Mendes. Destinada às equipas de clube sub-23/elite, a prova organizada pelo Sport Ciclismo São João de Ver disputa-se em duas etapas, a segunda com dois sectores, num total de 195,4 km.

No sábado, a primeira etapa percorre 113 km com início às 14h em Santa Maria da Feira e chegada a São João de Ver, junto ao Monumento ao Ciclista, prevista para as 16h53. Ao longo do percurso, o pelotão passa uma primeira vez pela meta logo ao km 12,2, seguindo-se as duas metas volantes do dia em Lobão, ao km 40,6, e na segunda passagem pela meta, ao km 98,1. A montanha não falta nesta jornada inaugural, tendo no menu a subida em Cabeçais, ao km 50,3 (3 km extensão,) e em Airas, ao km 66,3 (4 km extensão).

No domingo, a segunda etapa divide-se em dois sectores. Pela manhã, disputa-se o contra-relógio individual de 10,4 km no Europarque – Centro de Congressos, com a partida do primeiro corredor marcada para as 9h30. De tarde, às 15h30, pedala-se o tradicional Circuito do Castelo de Santa Maria, perfazendo as 12 voltas um total de 72 km e contando com a aliciante e dura subida ao Castelo em terreno empedrado.

O pelotão irá contar com a presença das equipas de clube lusas, entre elas a equipa da casa Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade, às quais se juntam também formações espanholas.

No final das três jornadas será conhecido o sucessor do vencedor da edição de 2015, o campeão nacional sub-23 de contra-relógio José Neves, este ano ao serviço da GoldWin-Team José Maria Nicolau.


Equipas Lusas: GoldWin-Team José Maria Nicolau, Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade, Anicolor, Liberty Seguros-Carglass, Sicasal-Constantinos-UDO, ACDC Trofa e Maia.



Equipas Espanholas: Supermercados Froiz, CC Cambre, Kuota-Construcciones Paulino, CC Rias Baixas e Aluminios Cortizo-CC Padrones.



Lista inscritos, aqui







Comentários

  1. Quais são as formações espanholas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim que forem divulgadas as equipas espanholas, irei acrescentar ao artigo.

      Eliminar

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.