Avançar para o conteúdo principal

Et1 GP Liberty Seguros: Triunfo norueguês de August Jensen

O norueguês August Jensen (Team Coop-Oster Hus), de 24 anos, venceu ao sprint a etapa inaugural do 8º Grande Prémio Liberty Seguros (2.2), Troféu Restaurante Alpendre, superando o francês Pierre Moncorgé (Team Bliz-Merida) e o espanhol Vicente de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé). 

Augusto Jensen conquista 1ªetapa do GP Liberty Seguros
(foto João Fonseca/FPC)

No final da jornada, August Jensen afirmou: “Estou muito feliz com esta vitória conseguida numa etapa muito rápida e muito nervosa, devido à queda e às interrupções. A fase final foi muito boa e pude ganhar. Temos uma equipa de qualidade e tudo faremos para que esta camisola continue em nosso poder.”

Inserido no programa Cyclin’Portugal, o GP Liberty Seguros começou com uma primeira jornada de 152,4 km, com partida e chegada em Vila Nova de Cacela. Ao contrário do habitual, não foi uma fuga que marcou a etapa mas sim uma queda colectiva com 50 km percorridos, que levou cerca de uma dezena de corredores ao hospital e a corrida neutralizada por vários quilómetros. No final do dia, apenas 141,3 km foram contabilizados em competição.

De início muito atacado, dadas as bonificações nas metas volantes, foi Rafael Silva (Efapel) quem pontuou em primeiro nos dois primeiros sprints intermédios em Santa Luzia (km 12,8) e Sta. Catarina da Fonte do Bispo (km 43,8).

Em seguida, ao km 50, deu-se a queda colectiva que marcou ciclistas e corrida, neutralizada por duas vezes. Necessárias as ambulâncias para o transporte dos corredores ao hospital, fez-se a segunda neutralização para que nova viatura integrasse o pelotão.

Entretanto, Daniel Mestre (Efapel) pontuou em primeiro a terceira meta volante no Restaurante Alpendre (km 67).

Com o pelotão compacto, a jornada prosseguiu rumo aos prémios de montanhas do dia, ambos de 3ª categoria. Em Cortelha (km 111,2), August Jansen (Team Coop-Oster Hus) coroou o alto mostrando já a vontade de vencer a jornada, seguido de David de la Fuente (Sporting CP-Tavira), que ao coroar em primeiro o alto que se seguiu de Cerro do Enho (km 120,7) garantiu a camisola da montanha no final do dia.

Igual ao início, o final da jornada foi pedalado a alta velocidade, não dando espaço a qualquer fuga vingar. Várias foram as tentativas de sair do pelotão, como César Fonte (Rádio Popular-Boavista) e David de la Fuente (Sporting CP-Tavira) a cerca de 10 km da meta, seguindo-se o ataque de Kevin Lebreton (Armée de Terre) e Mario González (Sporting CP-Tavira).

Inglórias tentativas, já que o pelotão seguiu compacto até ao sprint pela vitória na meta de August Jensen (Team Coop-Oster Hus), vencedor em 2015 da prova Kreiz Breizh Elites (2.2) e da montanha na Artic Race of Norway (2.HC).

August Jensen vestiu a camisola amarela e somou a classificação dos pontos. No pódio da geral seguiu-se Pierre Moncorgé (Team Bliz-Merida) e Rafael Silva (Efapel), pelas bonificações alcançadas pelo luso nas metas volantes, sendo 7º no sprint da meta. David de la Fuente imperou na montanha e o vencedor da edição transacta Rúben Guerreiro (Axeon-Hagens Berman) ficou no comando da juventude ao cruzar a linha em 11º e estar em 6º na geral. Por equipas, a norueguesa Team Coop-Oster Hus foi a mais forte.

Dos 177 corredores das 24 equipas que iniciaram a jornada, 163 cruzaram a linha de meta. Amanhã, disputa-se a segunda e última etapa do 8º GP Liberty Seguros, denominada Lagoa Cidade do Vinho 2016, num total de 186,6 km com partida e chegada em Lagoa.
 
August Jensen líder da geral, Rúben Guerreiro líder da juventude e
David de la Fuente líder da montanha (foto João Fonseca/FPC)

Presidente da UCI Brian Cookson presente no GP Liberty Seguros
(foto João Fonseca/FPC)
Queda colectiva que levou diversos corredores a abandonar a prova
(foto João Fonseca/FPC)

Resultados Et1
1 August Jensen (Nor) Team Coop-Oster Hus 3:00:33
2 Pierre Moncorgé (Fra) Team Bliz-Merida m.t.
3 Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé m.t.
4 Samuel Caldeira (Por) W52-FC Porto m.t.
5 Jesús Ezquerra (Esp) Sporting CP-Tavira m.t.
6 Andreas Sandnes Olsen (Nor) Olsen Team Coop-Oster Hus m.t.
7 Rafael Silva (Por) Efapel m.t.
8 David de la Fuente (Esp) Sporting CP-Tavira m.t.
9 Luís Mendonça (Por) Sicasal-Constantinos-Udo m.t.
10 Daniel Mestre (Por) Efapel m.t.

CG
1 August Jensen (Nor) Team Coop-Oster Hus 3:00:23
2 Pierre Moncorgé (Fra) Team Bliz-Merida+4”
3 Rafael Silva (Por) Efapel +4”
4 Daniel Mestre (Por) Efapel +5”
5 Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +6”
6 Rúben Guerreiro (Por) Axeon-Hagens Berman +7”
7 Samuel Caldeira (Por) W52-FC Porto +8”
8 Luís Mendonça (Por) Sicasal-Constantinos-Udo +9”
9 Luís Fernandes (Por) Sporting CP-Tavira +10”
10 Jesús Ezquerra (Esp) Sporting CP-Tavira +10”
Resultados completos aqui

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.