Avançar para o conteúdo principal

Equipa Moreira Congelados: união e superação na Alentejana

Os ciclistas da equipa de clube Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade fizeram parte do competitivo pelotão de 169 corredores da Volta ao Alentejo, superando com garra e determinação a 34ª edição da Alentejana. Venceslau Fernandes foi o melhor corredor colocado na geral da formação do Sport Ciclismo São João de Ver.

Cinco etapas, um total de 907,8 km percorridos no asfalto alentejano, pertencendo a vitória final ao espanhol Enric Mas (Klein Constantia). Os jovens “Moreira” empreenderam uma luta constante de aprendizagem entre as 22 equipas presentes, entre as quais 10 estrangeiras, ultrapassando etapas de sobe e desce constante ou longas rectas descampadas fustigados pelo vento e alguma chuva. Entre partidas e chegadas, o grupo pedalou de Portalegre a Castelo de Vide (Et1), Monforte a Montemor-o-Novo (Et2), Portel a Beja (Et3), Aljustrel a Grândola (Et4) e de Santiago do Cacém ao epílogo em Évora (Et5).

A equipa teve de fazer frente a um contra-tempo durante a terceira jornada, quando ficou sem o carro de apoio por avaria, tendo os jovens corredores de percorrer os derradeiros 50 km da etapa até Beja sem a experiência do director desportivo a seu lado.

No balanço final, o director desportivo Joaquim Andrade refere: “Foi bastante positiva, uma Volta de aprendizagem para muitos deles. Alguns nunca tinham corrido num pelotão tão numeroso e com tanta qualidade. Notou-se bastante a inexperiência de alguns na primeira e na terceira etapa, corrigindo nas restantes etapas e valeu ver a constante melhora deles de dia para dia. Hoje acabou por ser o melhor dia, conseguindo chegar no grupo principal quando o pelotão se fraccionou. Mostraram que estão no bom caminho e que podem crescer como ciclistas. Todos cumpriram as suas missões e criaram um espírito de equipa, que é e sempre será importante no ciclismo.”


Conhecedor do que é viver a Volta ao Alentejo, Venceslau Fernandes classificou-se na juventude em 26º lugar entre os 66 jovens presentes, finalizando na geral em 72º. Igualmente repetentes na Alentejana, João Silva terminou em 98º, João Santos em 104º, André Bessa em 114º e Pedro Henriques 119º lugar.

Na sua primeira participação, Francisco Campos e Marcelo Vieira finalizaram na geral em 116º e 139º, tendo Miguel Amorim abandonado no primeiro dia, devido a infecção respiratória.

CG Final Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade
1º Enric Mas (Esp) Klein Constantia 21:54:49
2º Krister Hagen (Nor) Team Coop-Oster Hus m.t.
3º David de la Fuente (Esp) Sporting CP-Tavira +9”
72º Venceslau Fernandes +23:04”
98º João Silva +33:19”
104º João Santos +34:37”
114º André Bessa +38:33”
116º Francisco Campos +39:57”
119º Pedro Henriques +40:39”
139º Marcelo Vieira +1:01:00”
DNF Miguel Amorim

Venceslau Fernandes, Et4 Volta ao Alentejo
André Bessa, João Santos, Pedro Henriques e João Santos,
Et4 Volta ao Alentejo
André Bessa, Et4 Volta ao Alentejo
João Santos, Et4 Volta ao Alentejo
Francisco Campos, Et4 Volta ao Alentejo
Francisco Campos e Marcelo Vieira, Et4 Volta ao Alentejo

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.