Avançar para o conteúdo principal

Rafael Reis: "Há uma responsabilidade acrescida em honrar esta aposta do FC Porto"

No passado fim-de-semana, o pelotão nacional regressou à estrada para viver a batalha das Clássicas lusas. Depois da abertura do calendário de estrada com a Volta ao Algarve, os ciclistas tomaram o asfalto do norte do país na disputa da Clássica de Amarante e da Clássica da Primavera (Póvoa de Varzim). Rafael Reis destacou-se em ambas as corridas, entregando à equipa W52-FC Porto a primeira vitória de 2016 em Amarante.

Rafael Reis agarra o triunfo da Clássica de Amarante
(foto Helena Dias)

Foi um fim-de-semana bastante positivo, tanto para mim pessoalmente como para a equipa. Na Clássica de Amarante, a equipa fez uma corrida muito inteligente e o Gustavo Veloso fez um trabalho soberbo, deixando-nos em condições perfeitas de podermos dar a vitória à equipa. Já o Joaquim Silva, nos quilómetros finais quando ficámos no grupo restrito de 5 km, fez o máximo para me deixar nas melhores condições de disputar a etapa. Fico muito contente por ter conseguido. A todos eles, só tenho a agradecer”, afirmou Rafael Reis ao Cycling & Thoughts.

Ambas as Clássicas demandaram muito dos corredores, num traçado de sobe e desce constante, de desgaste permanente ao longo de cerca de 150 km. Na Póvoa de Varzim Rafael Reis cruzou a linha no 6º lugar, depois de ter conquistado no dia anterior a meta em Amarante, um triunfo significativo para a equipa azul e branca. “Todos na equipa ficaram contentes com esta vitória e é muito importante para nós dignificarmos o nome W52-FC Porto-Porto Canal. Vamos continuar a trabalhar a 100% para que estes momentos se possam repetir durante o ano.

Vindo da equipa de Tavira [2015/2014], após uma passagem internacional pela italiana Ceramica Flaminia-Fondriest [2013], aos 23 anos Rafael Reis ingressou na W52-FC Porto como um dos jovens trunfos que a esquadra quis garantir para alcançar o êxito na nova temporada, junto à experiência de nomes como Gustavo Veloso, vencedor das duas últimas edições da Volta a Portugal. Como nos conta Rafael Reis, “O primeiro contacto foi feito pelo Nuno Ribeiro [director desportivo]. Na altura, fiquei bastante entusiasmado com o convite, pois a W52 era a equipa mais vencedora dos últimos anos e ser convidado para fazer parte deste projecto é o desejo de qualquer ciclista em Portugal.”

Este ano, a equipa ganhou um novo alento com a união ao Futebol Clube do Porto, um regresso portista ao ciclismo, que para Rafael “É muito bom, tanto para nós ciclistas como para a modalidade, que já está a ter mais visibilidade, pois um dos nossos patrocinadores é o Porto Canal e os adeptos podem seguir com mais frequência este desporto. A verdade é que já se nota o apoio dos adeptos nas estradas, o que nos faz ficar mais emocionados em cima da bicicleta.

Questionado sobre se sente maior responsabilidade ao envergar a camisola azul e branca, Rafael Reis é peremptório na resposta: “Sim, há uma responsabilidade acrescida em honrar esta aposta do FC Porto na equipa, tal como a W52, que continua a ser o nosso principal patrocinador. No decorrer do ano esperamos continuar a dar alegrias a todos os que acreditam na W52-FC Porto-Porto Canal.

Rafael Reis é considerado o melhor contra-relogista português a correr no país, apenas suplantado no Nacional de 2015, o primeiro como elite, pelos internacionais Nelson Oliveira (Movistar Team), Tiago Machado (Team Katusha) e José Mendes (Bora-Argon18), o que reflecte bem o seu valor. Até ao ano transacto, tinha conquistado o Campeonato Nacional de contra-relógio duas vezes em sub-23 [2014/2013] e duas vezes em juniores [2010/2009].

No que toca às expectativas e objectivos para a presente temporada, o jovem corredor de Palmela afirma: “A época está a ser planeada passo a passo. Estou na equipa certa para poder melhorar alguns aspectos como ciclista, pois temos excelentes ciclistas com muita experiência, que podem ajudar os mais novos a crescer. Tal como todas as equipas portuguesas, vamos trabalhando em equipa para que o principal objectivo seja concretizado, que é vencer a Volta a Portugal.

A próxima competição chega já no próximo fim-de-semana, de 12 e 13 de Março, com o 8º Grande Prémio Liberty Seguros, inserido no programa Cyclin’Portugal, que reúne no pelotão um leque alargado de esquadras estrangeiras.

______

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.