Avançar para o conteúdo principal

Terceiro triunfo de Cancellara em Strade Bianche

Quando tudo parecia rumar à vitória da Etixx-Quick Step, o suíço Fabian Cancellara (Trek-Segafredo) deu o último e decisivo golpe de pedal nas ruas de Siena, conquistando Strade Bianche (1.HC) pela terceira vez na sua experiente carreira. A dupla da Etixx, Zdenek Stybar e Gianluca Brambilla, completou o pódio, ficando o campeão do mundo Peter Sagan (Tinkoff) na quarta posição.

Fabian Cancellara conquista terceiro triunfo de Strade Bianche
(foto @StradeBianche)

“Este dia é especial. Tive de jogar as minhas melhores cartas. Sabia que não podia deixar Brambilla ir muito longe. Apesar da Etixx-Quick Step estar em vantagem, usei a minha experiência e confiança para o deixar ir até perto do final, porque me conheço muito bem. Vencer pela terceira vez significa que fiz história, pois irei ter o meu nome gravado numa estrada de gravilha. Coloquei a minha marca em Siena para sempre. Isso faz-me feliz.”, palavras de Cancellara.

A 10ª edição da prova italiana Strade Bianche, que já entrou no coração dos fãs de ciclismo por marcar a diferença com o seu percurso de duros sectores em gravilha, o famoso sterrato, viveu-se ao longo de 176 km sem a prometida chuva esperada para este dia. A rara beleza desta prova incluiu 50 km de sterrato, repartidos por 9 sectores em que o pelotão é envolvido pela nuvem branca característica do tipo de terreno.

O dia começou com uma fuga de oito ciclistas: Jesse Sergeant (AG2R-La Mondiale), Tom Van Asbroeck (LottoNL-Jumbo), Jens Debuscherre e Pim Ligthart (Lotto Soudal), Marcin Mrozek (CCC Sprandi Polkowice), Riccardo Stacchiotti (Nippo Vini Fantini), Tiziano Dall’Antonia (Androni Giocattoli-Sidermec) e Lorenzo Rota (Bardiani-CSF). Este grupo foi alcançado à falta de 76 km para o final.

No começo do 5º sector de sterrato, uma nova aventura tomou a frente de corrida com Gianluca Brambilla (Etixx-Quick Step), Andriy Grivko (Astana), Brent Bookwalter (BMC), Maxime Monfort (Lotto Soudal) e Salvatore Puccio (Team Sky).

No 6º sector, o segundo mais longo de 11,5 km com subida a Monte Sante Marie, o quinteto segurava menos de 1m de vantagem para o pelotão já muito reduzido no seu encalço. O italiano Puccio foi o primeiro a ser alcançado, após um problema mecânico.

Dentro dos 25 km finais, apenas um duo seguia na frente. A aceleração de ritmo por parte do italiano Brambilla levou consigo o norte-americano Bookwalter, mas não por muito tempo, seguindo em solitário o italiano da Etixx-Quick Step à falta de 21 km.

O momento de mudança da corrida chegou na passagem do 8º sector de sterrato, quando atrás atacou Sagan com resposta de Stybar e Cancellara, chegando este trio a Brambilla a 18 km do final.

Cancellara foi o primeiro a testar as forças dos rivais, rapidamente correspondido. Superado o último sector de sterrato, o quarteto segurava uma vantagem de 13s para o grupo perseguidor onde vinham nomes como Greg Van Avermaet (BMC), Diego Ulissi (Lampre-Merida) e Alejandro Valverde (Movistar Team), além de mais um elemento da Etixx, o jovem campeão checo Petr Vakoc.

Estando a Etixx em superioridade na frente, foi novamente Brambilla quem desferiu mais um ataque com as restantes forças desta desgastante jornada em fuga. Saiu em solitário a 7,7 km da meta, sendo alcançado em seguida e voltando a repetir a dose a 6 km do fim, sendo alcançado já dentro dos 1000m finais por Cancellara e Stybar, ficando Sagan para trás.

Nos derradeiros metros, ‘Spartacus’ Cancellara superou o vencedor da edição anterior Stybar, conquistando a terceira vitória em Strade Bianche (2016/2012/2008). A fechar o pódio, o merecido terceiro lugar entregue a Brambilla. Cancellara verá assim o seu nome inscrito num dos sectores de sterrato, tendo a organização confirmado dar a um dos sectores o nome de quem conquiste a prova italiana por três vezes.

Vitória de Spartacus (foto @StradeBianche)

Também neste sábado, disputou-se a prova feminina de 121 km. A campeã do mundo Lizzie Armitstead (Boels-Dolmans) foi a grande vencedora de Strade Bianche (1.WWT), prova de abertura do Women World Tour, completando o pódio Katarzyna Niewiadoma (Rabobank-Liv) a 3s e Emma Johansson (Wiggle High5) a 13s.
 
Lizzie Armitstead vencedora no feminino
(foto @StradeBianche)

Resultados
1 Fabian Cancellara (Sui) Trek-Segafredo 4:39:35
2 Zdenec Stybar (Cze) Etixx-Quick Step m.t.
3 Gianluca Brambilla (Ita) Etixx-Quick Step +4”
4 Peter Sagan (Svk) Tinkoff +13”
5 Petr Vakoc (Cze) Etixx-Quick Step +34”
6 Greg Van Avermaet (Bel) BMC +37”
7 Diego Ulissi (Ita) Lampre-Merida +41”
8 Tiesj Benoot (Bel) Lotto Soudal +41”
9 Lars Petter Nordhaug (Nor) Team Sky +41”
10 Alejandro Valverde (Esp) Movistar Team +50”
Resultados completos aqui

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Um dia no estágio Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade

Em exclusivo para o Cycling & Thoughts , o Sport Ciclismo S. João de Ver abriu as portas do estágio da equipa de clube sub-23 Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade rumo à temporada de 2016.