Avançar para o conteúdo principal

Et2 GP Liberty Seguros: Will Routley vence etapa, August Jensen conquista a geral

O canadiano Will Routley (Rally Cycling), de 32 anos, venceu a última etapa do GP Liberty Seguros (2.2), Lagoa Cidade do Vinho 2016, completando o pódio da jornada a dupla espanhola Imanol Estevez (Euskadi-Murias) e Vicente de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé). O norueguês August Jensen (Team Coop-Oster Hus) defendeu a camisola amarela e conquistou em definitivo a 8ª edição da prova lusitana.

August Jensen, o grande vencedor do 8º GP Liberty Seguros
(foto www.coop-osterhus.no)


Um pelotão de 144 corredores tomou a partida da segunda e última etapa do GP Liberty Seguros, inserido no programa Cyclin’Portugal, num total de 186,6 km com partida e chegada em Lagoa.

Após uma etapa inaugural bastante acidentada, o dia de hoje foi mais tranquilo no que toca às quedas. À imagem de ontem, a continental lusa Efapel trabalhou afincadamente na frente do pelotão, a fim de obter as bonificações das metas volantes localizadas no início do percurso. Rafael Silva correspondeu ao trabalho da equipa, obtendo a máxima bonificação nos sprints intermédios de Ferreiras (km 23,2) e S. Bartolomeu de Messines (km 41,5), seguido atentamente pelo camisola amarela August Jensen (Team Coop-Oster Hus), também a bonificar.

A primeira fuga da 8ª edição do GP Liberty Seguros foi protagonizada por Jhonnatan Narvaez (Klein Constantia), da equipa do campeão nacional sub-23 Nuno Bico. O equatoriano Narvaez conseguiu uma curta vantagem, sendo alcançado na subida a Almarijinhos (km 94 3ªcat.). Na defesa da liderança da montanha, David de la Fuente (Sporting CP-Tavira) não deu hipótese à concorrência, coroando o alto e aumentando a vantagem no comando desta camisola.

A entrada em terreno montanhoso levou ao fraccionamento do pelotão, ficando na frente um sexteto composto por Thomas Rostollan (Armée de Terre), Mikel Iturria (Euskadi-Murias), Enric Mas (Klein Constantia), Víctor Etxeberria (Rádio Popular-Boavista), Mario González (Sporting CP-Tavira) e Eddie Dunbar (Axeon-Hagens Berman), sofrendo este último uma queda, que o levou a ser alcançado pelo grupo perseguidor. Entretanto, abandonava a prova Rúben Guerreiro (Axeon-Hagens Berman), vencedor da edição transacta.

Na subida que se seguiu, derradeira desta edição, já o quinteto tinha sido alcançado e novamente David de la Fuente se destacou no alto da Serra de Silves (km 141,8 3ªcat.), assegurando em definitivo a subida ao pódio pela camisola da montanha.

Com 30 km para o final, o pelotão seguia fraccionado com o camisola amarela no grupo da frente e o mais directo rival Rafael Silva (Efapel) num segundo grupo, a uma distância que rondava 1 minuto, ficando afastado da luta pela geral. Na frente de corrida, os ataques surgiram pelos pedais de Jerôme Mainard (Armée de Terre) e Beñat Txoperena (Euskadi-Murias), dupla que ainda passou na frente a derradeira meta volante em Lagoa (km 172), sendo alcançados em seguida.

Os 10 km finais voaram nos pedais do pelotão para um desfecho ao sprint. Em Lagoa, o canadiano Will Routley, que já venceu uma etapa no Tour of California em 2014, brilhou na linha de meta conquistando a jornada e terminando em 2º da geral. Vicente de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé) voltou a repetir o 3º lugar da jornada anterior, fechando na geral igualmente na 3ª posição e conquistando a camisola dos pontos.

Cruzando a meta em 9º, August Jensen (Team Coop-Oster Hus) agarrou a conquista do GP Liberty Seguros. Entre os mais jovens, o espanhol Imanol Estevez (Euskadi-Murias) venceu a camisola da juventude, seguido de Tyler Williams (Axeon-Hagens Berman) e Enric Mas (Klein Constantia), sendo Tiago Ferreira (Liberty Seguros-Carglass) o único jovem luso nos lugares cimeiros desta classificação em 9º lugar. A equipa Sporting CP-Tavira venceu no colectivo, seguida da Rádio Popular-Boavista e da francesa Armée de Terre. O lanterna vermelha desta edição foi o jovem Patrick Videira (Maia), em 113º lugar (+44:18”).

Pódio CG: 1ºAugust Jensen 2ºWill Routley 3ºVicente de Mateos
Montanha: David de la Fuente / Juventude: Imanol Estevez
(foto Zé Paulo)

Resultados Et2
1 Will Routley (Can) Rally Cycling 4:32:17
2 Imanol Estevez (Esp) Euskadi-Murias m.t.
3 Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé m.t.
4 Jesús Ezquerra (Esp) Sporting CP-Tavira m.t.
5 Pierre Moncorgé (Fra) Team Bliz-Merida m.t.
6 Samuel Caldeira (Por) W52-FC Porto m.t.
7 David de la Fuente (Esp) Sporting CP-Tavira m.t.
8 César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista m.t.
9 August Jensen (Nor) Team Coop-Oster Hus m.t.
10 Enric Mas (Esp) Klein Constantia m.t.

CG Final
1 August Jensen (Nor) Team Coop-Oster Hus 7:32:37
2 Will Routley (Can) Rally Cycling +3”
3 Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +5”
4 Pierre Moncorgé (Fra) Team Bliz-Merida +7”
5 Imanol Estevez (Esp) Euskadi-Murias +7”
6 Jerôme Mainard (Fra) Armée de Terre +10”
7 Samuel Caldeira (Por) W52-FC Porto +11”
8 Tyler Williams (USA) Axeon-Hagens Berman +12”
9 Jesús Ezquerra (Esp) Sporting CP-Tavira +13”
10 David de la Fuente (Esp) Sporting CP-Tavira+13”
Resultados completos aqui

Palmarés GP Liberty Seguros
2016 August Jensen (Team Coop-Oster Hus)
2015 Rúben Guerreiro (Axeon)
2014 Rafael Silva (Efapel-Glassdrive)
2013 Delio Fernández (OFM-Quinta da Lixa)
2012 Ricardo Mestre (Carmim-Prio)
2011 Filipe Cardoso (Barbot-Efapel)
2010 Santiago Pérez (CC Loulé-Louletano)
2009 Daniel Silva (CC Loulé-Louletano)
______
Et1 GP Liberty Seguros: Triunfo norueguês de August Jensen

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Um dia no estágio Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade

Em exclusivo para o Cycling & Thoughts , o Sport Ciclismo S. João de Ver abriu as portas do estágio da equipa de clube sub-23 Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade rumo à temporada de 2016.