Avançar para o conteúdo principal

Rúben Guerreiro vence GP Palio del Recioto

Rúben Guerreiro (Axeon-Hagens Berman) fez jus ao seu nome na conquista do GP Palio del Recioto. O jovem português de 21 anos superou na meta o checo Michal Schlegel (Klein Constantia), após uma jornada vivida quase na totalidade em fuga. Uma vitória de Guerreiro!

Vitória de Rúben Guerreiro no GP Palio del Recioto
(©Photobicicailotto)

A 55ª edição do GP Palio del Recioto (1.2U) percorreu 143,2 km com partida e chegada a Negrar. No pelotão de 192 corredores, dois jovens talentos lusos viveram um desfecho diferente. Rúben Guerreiro (Axeon-Hagens Berman) triunfou na linha de meta, enquanto o campeão nacional sub-23 Nuno Bico (Klein Constantia) abandonou a prova, devido a gastroenterite.

Cedo um numeroso grupo de 14 corredores tomou a frente de corrida para formar aquela que seria a fuga do dia. Com 11 km percorridos seguiam na frente Rúben Guerreiro e Krists Neilands (Axeon-Hagens Berman), Michal Schlegel (Klein Constantia), Antonio Soto (Aldro Team), Pascal Eenkhoorn (BMC Development Team), Jalel Duranti (GSC Viris), Aleksandr Riabushenko (Palazzago Amaru), Jacopo Billi (ASD General Store), Harm Vanhouckle (Lotto Soudal), Anton Kuzmin (Astana), Simone Guizzetti (Named Sport-Kemo), Andrea Montagnoli (Hoppla Petroli Firenze), Nikolay Cherkasov e Evgenii Koberniak (Russia).

Ao km 73, os 14 aventureiros viram chegar à sua companhia o duo Alessandro Bresciani (Gallina Colosio) e Stefan De Bod (Dimension Data for Qhubeka), mas não por muito tempo. À medida que os quilómetros passaram, a fuga foi perdendo elementos e com 100 km cumpridos resistiam na frente o português Rúben Guerreiro, o checo Michal Schlegel e o sul-africano Stefan De Bod, que perdeu o contacto em seguida, devido a queda.

Lutando pelo êxito da longa fuga em solo italiano, Guerreiro e Schlegel mantiveram a sintonia até à entrada nos derradeiros 3 km. O checo aumentou o ritmo e logo em seguida a rádio volta informou que o português sofria um furo, parecendo tudo perdido para o jovem da equipa Axeon-Hagens Berman. Contudo, numa poderosa recuperação, Rúben Guerreiro não só chegou novamente à companhia de Michal Schlegel como o superou nos metros finais, reivindicando para si a vitória do GP Palio del Recioto.
 
Pódio: 1º Rúben Guerreiro 2º Michal Schlegel
3º Amanuel 
Gebreigzabhier (©Team Dimension Data)

Resultados
1º Rúben Guerreiro (Por) Axeon-Hagens Berman 4:00:35
2º Michal Schlegel (Cze) Klein Constantia +1”
3º Amanuel Gebreigzabhier (Eri) Dimenson Data for Qhubeka +1:12”
4º Edward Ravasi (Ita) Team Colpack +1:12”
5º Nikolay Cherkasov (Rus) Russia +1:37”
6º Artem Nych (Rus) Russia +1:40”
7º Tao Geoghegan Hart (GBr) Axeon-Hagens Berman +1:59”
8º Patrick Muller (Sui) BMC Development Team +1:59”
9º Marco Tecchio (Ita) Unieuro Wilier +1:59”
10º Filippo Fiorelli (Ita) Gallina Colosio +1:59”
Resultados completos em actualização

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro