Avançar para o conteúdo principal

Anicolor 2016, desafio e renovação

Sediada em Mortágua, sob o comando desportivo de Pedro Silva, a equipa de clube Anicolor enfrenta uma desafiante temporada. Renovação é a palavra que se impõe em 2016, num grupo praticamente feito de caras novas, às quais se junta uma nova marca nos pedais, as bicicletas BMC teammachine SLR02.

O novo ano competitivo foi cuidadosamente preparado, através da realização de diversos estágios a fim de unir o novo grupo, trabalhar a adaptação à nova máquina e afinar a conexão de cada elemento na estrada, sem esquecer as avaliações físicas realizadas pelo ciclista profissional Micael Isidoro [Cycling Training System]. Para trás ficou um ano de muitas concretizações, no qual em 2015 somaram importantes triunfos como a Taça de Portugal Sub-23, o Campeonato Nacional de Contra-relógio Sub-23, a geral da Volta às Terras de Santa Maria, GP Maceda, Volta dos Campeões e sete triunfos em etapas.


Do grupo de 2015 a equipa viu sair Daniel Freitas e Júlio Gonçalves, para as esquadras continentais W52-FC Porto e Sporting CP-Tavira, mantendo apenas três rostos, designadamente Bruno Sancho (30 anos), Rui Carvalho (20) e Xavier Silva (20). Entre as novas contratações contam-se os nomes de Fábio Mansilhas (21), Hugo Nunes (19), Paulo Silva (20) e Ricardo Teixeira (21). Do escalão júnior chegam Emmanuel Rodrigues (18), o vice-campeão nacional júnior de fundo Gonçalo Carvalho (18) e Jorge Magalhães (19), campeão nacional de contra-relógio júnior e medalha de bronze na prova de fundo.

No arranque da temporada, a Anicolor já pisou o pódio com Fábio Mansilhas, medalha de bronze no Nacional de Ciclocrosse em sub-23. O ciclista em estreia pelas cores de Mortágua conquistou também o primeiro pódio da temporada de estrada na Volta à Maia, finalizando em 2º da geral a primeira prova pontuável da Taça de Portugal Sub-23: “É um resultado que me motiva. Sem o apoio dos meus colegas era impossível, a equipa apoiou-me durante toda a corrida. Temos um grupo fantástico, muito unido e isso é o mais importante neste momento. Apenas deixa um sabor amargo, porque tenho a noção que fiz um bom sprint, mas não chegou. Mas são estes momentos que nos fazem crescer.” Federado desde 2006, estreou-se no Centro Ciclista de Avidos, terra de onde é natural, e a primeira memória no ciclismo é “O meu primeiro troféu e vitória num ciclo-turismo organizado na altura (2005) pelos escuteiros de Avidos, em que os últimos quilómetros (2-3 km) eram 'roda livre' até ao alto do monte de S. João dos Carvalhinhos. Foi nesse dia que me convidaram para entrar no ciclismo.” Para a presente temporada, em que Mansilhas pedala pelo 3º ano em sub-23, “Quero dar o meu melhor, principalmente ajudar os meus colegas e a equipa, que planeou fazer um bom início de temporada, até pelo tipo de corridas que se vão disputar. Penso estar num bom caminho, há que continuar a trabalhar e os resultados aparecerão naturalmente.” Mansilhas venceu dias depois a camisola da juventude na Clássica de Amarante, sendo 3º da geral frente aos profissionais das equipas continentais.
 

Aos 30 anos, Bruno Sancho é um lutador e tem-no demonstrado ano após ano batalhando pelo seu lugar no pelotão. Chegou à Anicolor em 2015, vindo da equipa continental de Tavira, contando com 18 anos entregues ao ciclismo. A sua experiência mostrou-se crucial em corridas de luta frente aos profissionais das equipas continentais. As etapas ganhas na Volta ao Alto Tâmega e no Grande Prémio do Dão em 2015 são disso reflexo, bem como os lugares cimeiros alcançados em provas nacionais, que o levaram a ser considerado o melhor ciclista de equipa de clube em importantes provas como as duas da Taça de Portugal e o Grande Prémio do Dão. Recuando no tempo relembra a primeira memória neste desporto, “Foi o título de campeão nacional de XCO em Alcabideche, no ano de 1999”. Após tantos anos entregues à modalidade, a vinda para uma equipa de clube poderia ser vista como um retrocesso na carreira, mas para Bruno esta é a casa onde se sente motivado para dar continuidade à carreira de ciclista: “A motivação é sempre muita, seja numa equipa de clube ou equipa profissional, até porque estou numa equipa que conheço muito bem e que é extremamente competitiva em todas as corridas em que está presente. Além disso, é o perfeito exemplo de uma equipa bem organizada.” É com essa motivação que enfrenta mais uma temporada: “Na minha opinião, 2016 será dos anos mais competitivos das últimas épocas. O surgimento do Sporting e do Porto deverá trazer mais pessoas para o ciclismo, mas também muita rivalidade. Neste momento, tenho como objectivo conseguir resultados que permitam um melhor calendário. Outro dos meus objectivos é ajudar e apoiar os meus colegas mais novos, para que possam ser profissionais no futuro.”

No ciclismo há 9 anos, Rui Carvalho relembra a primeira memória no ciclismo, “Quando tive pela primeira vez sapatos de encaixe e caí logo à primeira.” No ano transacto foi um dos jovens que mais se destacou no pelotão sub-23, vencendo a Taça de Portugal Sub-23 e a Volta dos Campeões, somando também uma importante etapa na Volta a Portugal do Futuro e a medalha de bronze no Nacional de fundo sub-23. Apesar da grande época, afirma não sentir pressão para superar os resultados alcançados: “Não. Vou trabalhar de igual forma para tentar ser melhor em 2016. Os objectivos passam por discutir as corridas nos sub-23, tanto eu como a minha equipa, e divulgar ao máximo os nossos patrocinadores.”

Hugo Nunes foi outro dos jovens em destaque no ano de 2015, entrando nos dez primeiros da classificação sub-23 em inúmeras provas do calendário nacional. Há 8 anos na modalidade, “A primeira memória que me marcou e me fez levar mais a sério este desporto foi ter ganho a camisola branca da Juventude na Volta a Portugal de Juniores em 2013.” Esta temporada estreia-se na Anicolor, “Uma mudança na minha curta carreira e espero estar à altura desta minha nova equipa. Acima de tudo, trago comigo uma forte vontade de vencer a nível pessoal como colectivo. Os meus objectivos passam por cumprir com sucesso os objectivos delineados pela equipa, ajudando os meus colegas quando for preciso, estando lá nos momentos certos e evoluir como ciclista, que é o fundamental nesta fase. Tenho como sonho representar a Selecção Nacional e para isso o trabalho continua.”


À equipa chega igualmente outro dos rostos em destaque nos dois anos anteriores. Segundo classificado na Taça de Portugal Sub-23 em 2015, o mesmo lugar alcançado na Taça Sub-20 em 2014, Paulo Silva é o espelho da regularidade ao longo de cada época. Iniciou-se no ciclismo há 7 anos, em juvenil, e quando recua no tempo relembra “A minha primeira prova de BTT na freguesia onde moro, Sandim, que ganhei.” Este ano enfrenta o desafio de uma nova equipa e na Anicolor “Espero ajudar os meus colegas e ensinar o pouco que sei da modalidade aos mais novos, além de ajudar os nossos patrocinadores na divulgação das empresas, agradecendo o esforço que fazem por nós. É um ano de grande mudança, muitas pessoas criticaram esta mudança, mas independentemente de tudo não estou arrependido. Desde que cheguei a esta equipa já aprendi muito para evoluir como pessoa e ciclista. Só me resta agradecer ao Sr. Pedro Silva. Espero evoluir, melhorar os resultados da época passada e ajudar a equipa no que me for pedido.”

Também há 8 anos, em juvenil, Ricardo Teixeira deu as primeiras pedaladas. “A primeira memória neste desporto foi numa das minhas primeiras provas, no 19º Prémio de Ciclismo São Pedro ADRAP, onde ganhei o meu primeiro troféu.” Quanto à vinda para a Anicolor, “Penso que não é fácil trazer algo de novo a uma equipa tão bem estruturada. Acima de tudo quero cumprir com tudo o que me for pedido e mostrar, tanto aos meus colegas de equipa como ao staff, que podem contar comigo. Sendo o meu último ano em sub-23, as perspectivas para a nova época passam por estar ao meu melhor nível para poder ajudar este grupo a obter os melhores resultados possíveis, assim como aproveitar todas as oportunidades que surgirem para me mostrar perante as equipas profissionais.”

Anicolor
Bicicletas BMC
Director Desportivo Pedro Silva
Bruno Sancho (13/12/1985)
Emmanuel Rodrigues (02/06/1997 Alcobaça CC)
Fábio Mansilhas (18/02/1995 Moreira Congelados-Feira-KTM)
Gonçalo Carvalho (03/12/1997 Bairrada)
Hugo Nunes (17/11/1996 Maia-Ribeiro’s Bike Shop)
Jorge Magalhães (10/02/1997 Silva & Vinha/Adrap/Sentir Penafiel)
Paulo Silva (14/05/1995 Liberty Seguros-Carglass)
Ricardo Teixeira (18/07/1994 Moreira Congelados-Feira-KTM)
Rui Carvalho (28/04/1995)
Xavier Silva (07/12/1995)


Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.