Avançar para o conteúdo principal

Regresso de Sérgio Ribeiro com equipa Maia-Ribeiro’s Bike Shop

O ano de 2015 dá início a uma nova parceria no ciclismo português. A União Ciclista da Maia e a Ribeiro’s Bike Shop unem esforços para dar continuidade ao projecto da equipa de formação sub-23 sob a designação Maia-Ribeiro’s Bike Shop.

Fruto de uma paixão inabalável pelo ciclismo, em 2013 juntamente com Hugo Vasconcelos o ex-corredor profissional Sérgio Ribeiro e o irmão Pedro Ribeiro inauguraram a loja com nome de família no município da Maia. Dois anos depois de dar a pedalada de saída a este ambicioso projecto e de dizer adeus à competição, um dos melhores sprinters portugueses decidiu regressar ao seio do pelotão nacional através do patrocínio da equipa sub-23, unindo a qualidade e conhecimento da Ribeiro’s Bike Shop à esquadra da Maia, casa com 20 anos de história no ciclismo português presidida pelo também ex-ciclista profissional Paulo Couto.

Sérgio Ribeiro confessa: «Cismo em não sair do ciclismo... Para além de ter sido o meu modo de vida, gosto da modalidade e acho que precisa de gente com uma visão diferente para pôr isto a andar e tentar dar melhores condições aos nossos jovens».

Quanto à entrada da Ribeiro’s Bike Shop no patrocínio da equipa, Sérgio afirma: «Nós orgulhamo-nos muito desta parceria com a União Ciclista da Maia e estamos muito felizes por poder contribuir com aquilo que nos é possível. Temos uma relação de amizade com a gente do Clube e sabemos que vivem o ciclismo de uma forma muito intensa».

Acrescenta ainda que «Acima de tudo, temos a consciência de que estamos a dar o nosso melhor contributo a um Clube de formação e a ajudar jovens ciclistas a perseguir o objectivo de um dia poder chegar a uma equipa profissional. Recordo que em tempos não muito longínquos, a Maia foi uma referência no ciclismo nacional e internacional e não podemos deixar cair por terra este grande Clube. Temos de continuar a sonhar que é possível voltar a ver a Maia no escalão máximo do ciclismo nacional. Com esta parceria temos o objectivo de alargar e dar a conhecer o nome da Ribeiro´s Bike Shop pelo país fora. Apesar de ser uma loja relativamente recente, pretendemos torná-la numa referência para os amantes da bicicleta».

A equipa competirá maioritariamente nas provas do calendário nacional utilizando bicicletas Merida, marca da máquina usada pela WorldTour Lampre-Merida do ex-campeão do mundo Rui Costa, modelo Scultura 5000 devidamente alterado para competição. Quanto ao equipamento, a Maia-Ribeiro’s Bike Shop regressa às cores que tantas glórias deram ao ciclismo nacional, o verde e o azul que também dão alma ao logótipo da loja dos irmãos Ribeiro.

Ciclistas:
António Barradas (30/07/1995)
Hugo Brito (12/08/1994)
Hugo Nunes (17/11/1996)
Luís Leite (10/02/1994)
Miguel Coelho (05/11/1995)
Natanael Almeida (29/08/1996)
Nelson Ferreira (05/12/1996)
Pedro Silva (13/04/1996)
Ricardo Sousa (02/10/1995)
Samuel Pereira (22/03/1996)
Tiago Machado (13/03/1996)
Tiago Silva (01/11/1995)
Staff:
António Pereira (Director)
José Rodrigues (Director Desportivo)
Hugo Vasconcelos (Mecânico)
Paulo Vieira (Massagista)

Sérgio Ribeiro, Pedro Ribeiro e Hugo Vasconcelos
Ribeiro's Bike Shop
______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.