TJAgostinho: Yannis Yssaad triunfa ao sprint, Andreas Vangstad mantém amarela

O francês Yannis Yssaad (Armée de Terre), de 24 anos, venceu ao sprint a primeira etapa do Grande Prémio Internacional de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho. A camisola amarela ficou guardada no corpo do norueguês Andreas Vangstad (Team Sparebanker Sor).



Yannis Yssaad triunfa ao sprint em Arruda dos Vinhos (© Helena Dias)

Pódio da 1ª etapa: Pablo Guerrero, David Ribeiro, Yannis Yssaad, Oscar Rodríguez e Andreas Vangstad (© Helena Dias)

Esta vitória em Portugal aumenta o número de triunfos já alcançados por Yannis Yssaad esta temporada, vencedor da prova francesa Paris-Troyes, da sexta etapa da competição irlandesa An Post Rás e da segunda etapa de Ronde de l’Oise.

Ao Cycling & Thoughts, Yannis Yssaad disse: “Era uma jornada que esperávamos terminar ao sprint e joguei a minha cartada a 100%. Foi uma longa jornada com uma subida a cerca de 20 km da chegada, mas os meus companheiros apoiaram-me e, no final, cheguei em condições de disputar o sprint. O objectivo era vencer esta etapa, os próximos dias serão mais duros.”

A primeira etapa ligou São Mamede da Ventosa a Arruda dos Vinhos em 140 km, com dois prémios de 3ª categoria ao km 59,3 na Serra da Vila e ao km 114. Depois de algumas tentativas de fuga, um trio tomou a frente da corrida com 20 km pedalados. O jovem luso David Ribeiro (Liberty Seguros-Carglass) teve como companhia os espanhóis Adrián González (Euskadi-Murias) e Pablo Guerrero (RP-Boavista).

A Team Sparebanker Sor, do camisola amarela norueguês Andreas Vangstad, controlou a jornada na frente do pelotão, deixando a fuga alcançar um máximo de 4 minutos e 30 segundos.

Com o desfecho a aproximar-se, os fugitivos viram a vantagem reduzir drasticamente para menos de 1 minuto à falta de 30 km para a meta. Pablo Guerrero foi o mais resistente, passando ainda na frente a última subida do dia, em Alenquer.

Esta combatividade demonstrada pelo espanhol da RP-Boavista valeu-lhe ao final do dia a liderança da montanha e do combinado. “Foi uma etapa muito dura desde o início. Tentámos formar a fuga desde praticamente a partida e é sempre muito difícil andar tantos quilómetros em fuga. Mas tivemos a recompensa da montanha e do combinado”, afirmou Pablo Guerrero ao Cycling & Thoughts. Acrescentou ainda sobre os objectivos da equipa lusa: “O objectivo é lutar pela geral, temos corredores fortes e um que está sempre na frente nesta corrida. Vamos trabalhar para ele e tentar ganhar esta volta. Eu gosto de ser combativo e de procurar a fuga e com estas camisolas vamos tentar novas fugas para mantê-las até ao final.”

Com a fuga terminada, ainda houve tempo para um derradeiro ataque de Daniel Sánchez (RP-Boavista) e Carlos Cobos (Caja Rural-Seguros RGA), mas o pelotão mostrou-se firme numa decisão ao sprint, terminando com esta aventura nos últimos 3 km.

Na chegada a Arruda dos Vinhos, Yannis Yssaad mostrou uma pedalada mais forte, superando ao sprint o português Samuel Caldeira (W52-FC Porto) e o espanhol Oscar Pelegri (Caja Rural-Seguros RGA).

Com a amarela na posse de Andreas Vangstad, as demais camisolas estão no final da primeira etapa nas mãos de Yannis Yssad a classificação por pontos, Pablo Guerrero a montanha e o combinado, David Ribeiro as metas volantes e na juventude permanece na liderança Óscar Rodríguez (Euskadi-Murias), seguido pela dupla lusa César Martingil e Gaspar Gonçalves (Liberty Seguros-Carglass). Por equipas comanda a W52-FC Porto.

Amanhã, a segunda etapa liga Sobral de Monte Agraço ao Alto de Montejunto em 155 km.

Resultados Et1 [resultados completos]
1º Yannis Yssad (Fra) Armée de Terre 3:32:39 [39,502 km/h]
2º Samuel Caldeira (Por) W52-FC Porto mt
3º Oscar Pelegri (Esp) Caja Rural-Seguros RGA mt
4º João Matias (Por) LA Alumínios-Metalusa-BlackJack mt
5º Pedro Paulinho (Por) Louletano-Hospital de Loulé mt
6º César Martingil (Por) Liberty Seguros-Carglass mt
7º Jimmy Raibaud (Fra) Armée de Terre mt
8º Jesús Ezquerra (Esp) Sporting-Tavira mt
9º Julen Irizar (Esp) Euskadi-Murias mt
10º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé mt

Classificação Geral
1º Andreas Vangstad (Nor) Team Sparebanker Sor 3:43:02
2º Gustavo Veloso (Esp) W52-FC Porto +8s
3º Sérgio Paulinho (Por) Efapel +17s
4º Samuel Caldeira (Por) W52-FC Porto +18s
5º Rinaldo Nocentini (Ita) Sporting-Tavira +19s
6º Daniel Mestre (Por) Efapel +20s
7º Óscar Rodríguez (Esp) Euskadi-Murias +21s
8º Yannis Yssad (Fra) Armée de Terre +25s
9º Jesús Ezquerra (Esp) Sporting-Tavira +25s
10º Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto +26s
______
Ver também:

Sem comentários:

Enviar um comentário