Avançar para o conteúdo principal

Troféu Luso-Galaico é da Liberty Seguros-Carglass

A Liberty Seguros-Carglass sucede à Anicolor na conquista do Troféu Luso-Galaico, prova do calendário nacional direccionada às equipas de clube, responsáveis pela formação de qualidade praticada em Portugal. A equipa dirigida por Manuel Correia brilhou em pleno este domingo, triunfando na meta com Luís Gomes e conquistando o Troféu pelas pedaladas de Zulmiro Magalhães.
Liberty Seguros-Carglass (foto facebook oficial da equipa)
A segunda e decisiva prova do Troféu Luso-Galaico desenrolou-se em Sangalhos, concelho de Anadia, casa do imponente Velódromo Nacional. Entre o pelotão de 121 corredores estava Renato Macedo (Anicolor), que partia para a decisiva prova de 159,5 km com 75 pontos, a 10 do segundo classificado espanhol e a 15 dos mais directos adversários lusos, nomeadamente Zulmiro Magalhães (Liberty Seguros-Carglass).

Superadas as três metas volantes da jornada pontuadas por Joaquin Rio (Ciudad de Oviedo-Tartiere Auto), David Delgado (Rimo-Construcciones Paulino) e César Martingil (Liberty Seguros-Carglass), a camisola desta classificação ficou nas mãos espanholas de Delgado, que coroou a única 4ª categoria em Póvoa do Gago, levando também a camisola da montanha.

Na chegada à linha de meta, seguia na frente um grupo de 12 corredores onde Luís Gomes se mostrou mais forte do que os adversários elite Luís Mendonça (CC Spol-Concello de Porriño-A Banca) e Daniel Freitas (Anicolor). Renato Macedo cruzou a meta a 4m33s, na 49ª posição, perdendo a liderança para Zulmiro Magalhães, segundo sub-23 na meta e grande vencedor do Troféu Luso-Galaico, prova que premeia na geral o melhor sub-23 das duas jornadas disputadas.

Por equipas a Anicolor imperou colectivamente, ficando em segundo a Moreira Congelados-Feira-KTM e em terceiro a Rimo-Construcciones Paulino.

Com esta vitória na meta, Luís Gomes torna-se no ciclista mais destacado da equipa Liberty Seguros-Carglass. Além do triunfo da jornada, alcançou igualmente a vitória da camisola da juventude, a terceira esta temporada a somar à do Troféu Alpendre e Clássica da Primavera, contando já com uma vitória de etapa na Volta às Terras de Santa Maria, prova onde também Zulmiro Magalhães chegou ao triunfo de uma etapa.

Resultados mais destacados da Liberty Seguros-Carglass esta temporada:
1ª Equipa Clube Clássica da Primavera
1º Luís Gomes *Juventude Troféu Alpendre
1º Luís Gomes *Juventude Clássica da Primavera
1º Luís Gomes Et1 Volta às Terras de Santa Maria
1º Ivo Oliveira Et2a (CRI) Volta às Terras de Santa Maria
1º Zulmiro Magalhães Et2b Volta às Terras de Santa Maria
1º Luís Gomes *Pontos Volta às Terras de Santa Maria
1º Rui Oliveira *Juventude Volta às Terras de Santa Maria
1ª Equipa Volta às Terras de Santa Maria
1º Ivo Oliveira *Juventude Volta à Bairrada
1º Luís Gomes 2ªProva Sangalhos / Troféu Luso-Galaico
1º Luís Gomes *Juventude 2ªProva Sangalhos / Troféu Luso-Galaico
1º Zulmiro Magalhães CG Troféu Luso-Galaico
2º David Ribeiro *Juventude Clássica da Primavera
2º David Ribeiro Et2b Volta às Terras de Santa Maria
2º Luís Gomes CG Volta às Terras de Santa Maria
3º Luís Gomes *Juventude Clássica de Loulé
3º César Martingil Et2a Volta às Terras de Santa Maria
5º Zulmiro Magalhães *Juventude Clássica da Primavera
5º Gaspar Gonçalves CG Volta às Terras de Santa Maria
6º Gaspar Gonçalves *Juventude Clássica da Primavera
6º Rafael Apolinário *Juventude Volta à Bairrada
6º Zulmiro Magalhães 2ªProva Sangalhos / Troféu Luso-Galaico
7º Luís Gomes CG Clássica da Primavera
7º David Ribeiro *Juventude Troféu Alpendre
7º David Ribeiro *Juventude Volta à Bairrada
8º Gaspar Gonçalves *Juventude Troféu Alpendre
8º Rui Oliveira *Juventude Clássica da Primavera
8º Gaspar Gonçalves *Juventude Volta à Bairrada
9º Luís Gomes *Juventude Grande Prémio Liberty Seguros
9º Rui Oliveira CG Volta às Terras de Santa Maria
9º César Martingil *Juventude Volta à Bairrada
10º Rui Oliveira *Juventude Troféu Alpendre

Resultados Sangalhos / Troféu Luso-Galaico
1 Luís Gomes (Por) Liberty Seguros-Carglass 3:43:54
2 Luís Mendonça (Por/Elite) CC Spol-Concello de Porriño-A Banca m.t.
3 Daniel Freitas (Por/Elite) Anicolor m.t.
4 Javier Sarda (Esp/Elite) Rimo-Construcciones Paulino m.t.
5 Bruno Sancho (Por/Elite) Anicolor m.t.
6 Zulmiro Magalhães (Por) Liberty Seguros-Carglass m.t.
7 Jesús Arozamena (Esp) Diputación de León m.t.
8 Rui Carvalho (Por) Anicolor m.t.
9 Xavier Silva (Por) Anicolor m.t.
10 José Castro (Esp/Elite) Supermercados Froiz m.t.
Resultados completos aqui
______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Mariana Líbano na Soltec Team em 2023: “Gostava de fazer a Vuelta, é uma corrida com que sempre sonhei”

Aos 18 anos de idade, ainda no escalão júnior, Mariana Líbano tornou-se num dos nomes mais sonantes do pelotão português feminino. Esta época, na vertente de Estrada correu pela VeloPerformance/JS Campinense sagrando-se vencedora da primeira edição da Volta a Portugal Feminina Sub-19, campeã nacional de contra-relógio, vice-campeã nacional de fundo e foi segunda na Taça de Portugal. Na vertente de BTT correu pela equipa Guilhabreu BTT e sagrou-se campeã nacional de XCO (cross country olímpico) e XCC (cross country curto), conquistou a Taça de Portugal de XCO e com a Selecção Nacional triunfou na prova Superprestígio em Caparroso, Espanha.   O Cycling & Thoughts entrevistou Mariana Líbano , que em 2023, naquele que será o seu primeiro ano de sub-23, ruma ao pelotão internacional pela equipa continental espanhola Soltec.   Mariana Líbano na performance que a levou ao título nacional de contra-relógio em 2022 (foto: Helena Dias) Cycling & Thoughts: Esta foi a tua melhor...