Avançar para o conteúdo principal

Entrevista a Delio Fernández: «Os bons resultados dão-me confiança»

Delio Fernández assumiu em Abril a liderança do Ranking Ciclista do Ano, elaborado pela APCP – Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais. Não é a primeira vez que o ciclista galego da equipa continental W52-Quinta da Lixa assoma ao lugar mais destacado do Ranking Nacional, tendo ocupado a posição de líder em 2013. Na presente temporada regressa a um lugar já seu conhecido, fruto da solidez de bons resultados alcançados até ao momento.

Feliz com a liderança do Ranking Ciclista do Ano?

Estou feliz por liderar este Ranking. É um reflexo da minha regularidade e o reconhecimento do meu trabalho.

Acabas de alcançar o pódio na Volta à Bairrada. Como viste o teu desempenho na corrida?

O fundamental foi fazer um bom contra-relógio individual e depois, ao ser o companheiro do líder, pensámos em defender a liderança colocando-me nas tentativas de fuga mais perigosas. A estratégia mostrou-se acertada para conseguir o primeiro e segundo lugar na geral.

A equipa ganhou a geral com o Gustavo, sendo também a mais forte no colectivo. Que sabor tem este primeiro triunfo da temporada?

A equipa estava a ter um bom rendimento apesar de nos faltar a vitória, pelo que foi uma vitória bastante desejada. Conhecíamos as nossas opções com Veloso e confiávamos em que eu também podia fazer um bom CRI. Foi uma satisfação e, além disso, dá-nos confiança para enfrentar o resto da temporada já contando com alguma vitória.

Na última etapa discutiste a vitória com Álex Marque, este ano rivais na estrada. Como foi disputar a linha de meta com um amigo?

Apesar de não ter feito um bom CRI no dia anterior, Marque era um corredor a marcar de perto. Esse foi o meu trabalho. Marque foi o mais forte no segundo dia e ganhou a etapa merecidamente.

Além deste pódio, conseguiste o segundo lugar na Volta ao Alentejo. A vitória fugiu por muito pouco, não?

Ganhar é sempre muito difícil. No Alentejo havia corredores muito fortes e um terreno propício à gente rápida. A equipa deu-me liberdade para estar atento aos ataques e assim resultou o desenlace da 4ª etapa. Os bons resultados dão-me confiança, mas é certo que falta a vitória, espero que chegue no decorrer desta temporada.

A equipa esteve a disputar algumas corridas em Espanha. Tem um significado especial correr no teu país?

Estamos a fazer um bom calendário por terras espanholas com resultados destacáveis, deixando-nos ver com equipas de nível máximo. Gosto de fazer este calendário e estar nas melhores provas possíveis.

Que balanço fazes dessas competições espanholas?

É difícil destacarmo-nos nestas provas pelo alto nível competitivo. Mas penso que tanto eu, com algum lugar destacável como em Castilla y León, como as prestações da equipa estamos a deixar uma imagem muito boa.

A W52-Quinta da Lixa prossegue as pedaladas por terras vizinhas já nos próximos dias 9 e 10 de Maio na Vuelta a Madrid.
Delio Fernández (foto Volta ao Alentejo)
______
Por Helena Dias | APCP
______

Entrevista a Delio Fernández: «Los buenos resultados me dan confianza»

Delio Fernández asumió en abril el liderazgo del Ranking Ciclista del Año, elaborado por la APCP – Asociación Portuguesa de Ciclistas Profesionales. No es la primera vez que el ciclista gallego del equipo continental W52-Quinta da Lixa surge en el lugar más destacado del Ranking Portugués, habiendo ocupado el puesto de líder en 2013. En la presente temporada regresa a un lugar ya su conocido, fruto de la solidez de buenos resultados alcanzados hasta el momento.

¿Feliz con el liderato del Ranking Ciclista del Año?

Me hace ilusión encabezar este Ranking. Es un reflejo de mi regularidad y reconocimiento a mi trabajo.

Acabas de lograr el podio en la Volta à Bairrada. ¿Cómo has visto tu desempeño en la carrera?

Lo fundamental fue hacer una buena CRI y después al ser el compañero del líder, pensamos en defender el liderazgo filtrándome en los intentos de fuga más peligrosos. La estrategia resultó acertada para conseguir el primer y segundo lugar en la general.

El equipo ganó la general con Gustavo, siendo también el más fuerte en el colectivo. ¿A qué sabe ese primer triunfo de la temporada?

El equipo estaba teniendo un buen rendimiento a pesar de que nos faltaba la victoria, por lo que fue una victoria bastante deseada. Sabíamos de nuestras opciones con Veloso y confiábamos en que yo también pudiera hacer una buena CRI. Fue una satisfacción y además nos dá la confianza para afrontar el resto de temporada ya contando con alguna victoria.

En la última etapa has discutido la victoria con Álex Marque, este año rivales en las carreteras. ¿Cómo fue disputar la línea de meta con un amigo?

A pesar de que no hiciera una buena CRI el día anterior, Marque era un corredor a marcar de cerca. Esa fue mi labor. Marque fue el más fuerte en el segundo día y ganó la etapa con merecimiento.

Además de este podio, has logrado el segundo puesto en la Volta ao Alentejo. Por muy poco te huyó la victoria, ¿no?

Ganar es siempre muy difícil. En Alentejo había corredores muy fuertes y un terreno más propicio a la gente rápida. El equipo me dió la libertad para estar atento a los ataques y así resultó el desenlace de la 4ª etapa. Los buenos resultados me dan confianza, pero es cierto que falta la victoria. Espero que llegue a lo largo de esta temporada.

El equipo estuvo disputando algunas carreras en España. ¿Tiene un significado especial correr en tu país?

Estamos haciendo un buen calendario por tierras españolas con resultados destacables, dejándonos ver con equipos de máximo nivel. Me gusta hacer este calendario y estar en las mejores pruebas posibles.

¿Qué balance haces de esas competiciones españolas?

Es difícil destacar en estas pruebas por el alto nivel competitivo. Pero creo que tanto yo, con algún puesto destacable como en Castilla y León, o las prestaciones del equipo estamos dejando muy buena imagen.

El W52-Quinta da Lixa sigue las pedaleadas por tierras vecinas ya en los próximos días 9 y 10 de marzo en la Vuelta a Madrid.

______
Por Helena Dias | APCP

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.