Avançar para o conteúdo principal

Et4 Tour of the Gila: sprint vitorioso de Lucas Haedo em Silver City

Lucas Haedo, de 32 anos, venceu hoje ao sprint a quarta etapa do Tour of the Gila. O ciclista argentino da Jamis-Hagens Berman somou a segunda vitória da temporada, terceira da equipa norte-americana. O colombiano Rafael Montiel (Orgullo Antioqueño) defendeu uma vez mais a liderança, estando a uma etapa de conquistar a geral da 29ª edição.

Pódio Et4: 1ºLucas Haedo 2ºWouter Wippert 3ºEric Young
(foto @TouroftheGila)

Toda a acção da quarta e penúltima etapa desenrolou-se em pleno centro histórico de Silver City, a ‘Cidade Prata’ fundada em 1870, após a descoberta ali perto de depósitos de minério de prata em Chloride Flat. O tradicional Downtown Silver City Criterium reservou ao pelotão 40 voltas ao circuito, com partida e chegada em Bullard Street num total de 69,5 km com passagem pelas ruas de College, Cooper e Broadway. Nenhuma escalada categorizada esperava os ciclistas neste dia, apenas dois curtos momentos no percurso com alguma inclinação, permanecendo a camisola da montanha com Cristhian Montoya (Orgullo Antioqueño).

O primeiro ataque surgiu dos pedais de Alexander Ray (Silber), com 36 voltas ainda pela frente. Mas o ritmo imposto no pelotão pela equipa Orgullo Antioqueño, do líder Rafael Montiel, anulou o intento do corredor neozelandês. Seguiram-se novas tentativas de fuga, sempre infrutíferas.

Com 18 voltas pela frente, Robin Carpenter (Hincapie Racing Team) lutou diversas vezes por ganhar alguma vantagem no asfalto, mas o pelotão mostrou-se impiedoso com o ciclista norte-americano. O fim aproximava-se e a menos de 10 voltas Tom Zirbel (Optum p/b Kelly Benefit Strategies) juntamente com Jordan Kerby (Drapac), 1º e 3º no contra-relógio do dia anterior, uniram esforços num ataque que durou até faltarem somente 3 voltas.

No esperado final ao sprint, Lucas Haedo (Jamis-Hagens Berman) imperou na linha de todas as decisões sobre Wouter Wippert (Drapac) e o vencedor da segunda etapa Eric Young (Optum p/b Kelly Benefit Strategies).

Amanhã cai o pano no Tour of the Gila com a decisiva e mais dura das etapas. Gila Monster Road Race serve ao pelotão 161,9 km e cinco escaladas de 1ª, 2ª e 3ª categoria, a última das quais na meta em Pinos Altos.
Líder Rafael Montiel à partida para a etapa em Silver City
(foto @TouroftheGila)
Resultados Et4
1 Lucas Haedo (Arg) Jamis-Hagens Berman 1:30:24
2 Wouter Wippert (Ned) Drapac m.t.
3 Eric Young (USA) Optum p/b Kelly Benefit Strategies m.t.
4 Jure Kocjan (Slo) Team SmartStop m.t.
5 Travis McCabe (USA) Team SmartStop m.t.
6 Kiel Reijnen (USA) UnitedHealthcare m.t.
7 Marco Canola (Ita) UnitedHealthcare m.t.
8 Alexander Ray (Aus) Silber Pro Cycling m.t.
9 Chris Horner (USA) Airgas Safeway Cycling m.t.
10 Gavin Mannion (USA) Jelly Belly p/b Maxxis m.t.
17 Rúben Guerreiro (Por) Axeon Cycling Team m.t.

Geral
1 Rafael Montiel (Col) Orgullo Antioqueño 8:46:03
2 Rob Britton (Can) Team Smartstop +24”
3 Daniel Jaramillo (Col) Jamis-Hagens Berman +54”
4 Phillip Gaimon (USA) Optum p/b Kelly Benefit Strategies +58”
5 Lachlan Morton (Aus) Jelly Belly p/b Maxxis +1:10”
6 Gavin Mannion (USA) Jelly Belly p/b Maxxis +1:14”
7 James Oram (USA) Axeon Cycling Team +1:22”
8 Janez Brajkovic (Slo) UnitedHealthcare +1:33”
9 Michael Woods (Can) Optum p/b Kelly Benefit Strategies +1:39”
10 Tao Geoghegan Hart (GBr) Axeon Cycling Team +1:42”
49 Rúben Guerreiro (Por) Axeon Cycling Team +6:21”
Resultados completos aqui
______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.