Avançar para o conteúdo principal

Et4 Tour of the Gila: sprint vitorioso de Lucas Haedo em Silver City

Lucas Haedo, de 32 anos, venceu hoje ao sprint a quarta etapa do Tour of the Gila. O ciclista argentino da Jamis-Hagens Berman somou a segunda vitória da temporada, terceira da equipa norte-americana. O colombiano Rafael Montiel (Orgullo Antioqueño) defendeu uma vez mais a liderança, estando a uma etapa de conquistar a geral da 29ª edição.

Pódio Et4: 1ºLucas Haedo 2ºWouter Wippert 3ºEric Young
(foto @TouroftheGila)

Toda a acção da quarta e penúltima etapa desenrolou-se em pleno centro histórico de Silver City, a ‘Cidade Prata’ fundada em 1870, após a descoberta ali perto de depósitos de minério de prata em Chloride Flat. O tradicional Downtown Silver City Criterium reservou ao pelotão 40 voltas ao circuito, com partida e chegada em Bullard Street num total de 69,5 km com passagem pelas ruas de College, Cooper e Broadway. Nenhuma escalada categorizada esperava os ciclistas neste dia, apenas dois curtos momentos no percurso com alguma inclinação, permanecendo a camisola da montanha com Cristhian Montoya (Orgullo Antioqueño).

O primeiro ataque surgiu dos pedais de Alexander Ray (Silber), com 36 voltas ainda pela frente. Mas o ritmo imposto no pelotão pela equipa Orgullo Antioqueño, do líder Rafael Montiel, anulou o intento do corredor neozelandês. Seguiram-se novas tentativas de fuga, sempre infrutíferas.

Com 18 voltas pela frente, Robin Carpenter (Hincapie Racing Team) lutou diversas vezes por ganhar alguma vantagem no asfalto, mas o pelotão mostrou-se impiedoso com o ciclista norte-americano. O fim aproximava-se e a menos de 10 voltas Tom Zirbel (Optum p/b Kelly Benefit Strategies) juntamente com Jordan Kerby (Drapac), 1º e 3º no contra-relógio do dia anterior, uniram esforços num ataque que durou até faltarem somente 3 voltas.

No esperado final ao sprint, Lucas Haedo (Jamis-Hagens Berman) imperou na linha de todas as decisões sobre Wouter Wippert (Drapac) e o vencedor da segunda etapa Eric Young (Optum p/b Kelly Benefit Strategies).

Amanhã cai o pano no Tour of the Gila com a decisiva e mais dura das etapas. Gila Monster Road Race serve ao pelotão 161,9 km e cinco escaladas de 1ª, 2ª e 3ª categoria, a última das quais na meta em Pinos Altos.
Líder Rafael Montiel à partida para a etapa em Silver City
(foto @TouroftheGila)
Resultados Et4
1 Lucas Haedo (Arg) Jamis-Hagens Berman 1:30:24
2 Wouter Wippert (Ned) Drapac m.t.
3 Eric Young (USA) Optum p/b Kelly Benefit Strategies m.t.
4 Jure Kocjan (Slo) Team SmartStop m.t.
5 Travis McCabe (USA) Team SmartStop m.t.
6 Kiel Reijnen (USA) UnitedHealthcare m.t.
7 Marco Canola (Ita) UnitedHealthcare m.t.
8 Alexander Ray (Aus) Silber Pro Cycling m.t.
9 Chris Horner (USA) Airgas Safeway Cycling m.t.
10 Gavin Mannion (USA) Jelly Belly p/b Maxxis m.t.
17 Rúben Guerreiro (Por) Axeon Cycling Team m.t.

Geral
1 Rafael Montiel (Col) Orgullo Antioqueño 8:46:03
2 Rob Britton (Can) Team Smartstop +24”
3 Daniel Jaramillo (Col) Jamis-Hagens Berman +54”
4 Phillip Gaimon (USA) Optum p/b Kelly Benefit Strategies +58”
5 Lachlan Morton (Aus) Jelly Belly p/b Maxxis +1:10”
6 Gavin Mannion (USA) Jelly Belly p/b Maxxis +1:14”
7 James Oram (USA) Axeon Cycling Team +1:22”
8 Janez Brajkovic (Slo) UnitedHealthcare +1:33”
9 Michael Woods (Can) Optum p/b Kelly Benefit Strategies +1:39”
10 Tao Geoghegan Hart (GBr) Axeon Cycling Team +1:42”
49 Rúben Guerreiro (Por) Axeon Cycling Team +6:21”
Resultados completos aqui
______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.