Avançar para o conteúdo principal

Et3 Tour of the Gila: Zirbel dá segunda vitória à Optum

A Optum p/b Kelly Benefit Strategies chegou à quarta vitória da temporada, segunda consecutiva no Tour of the Gila, pelas pedaladas de Tom Zirbel. O norte-americano de 36 anos venceu hoje o contra-relógio individual em Tyrone, repetindo o triunfo de 2013. O colombiano Rafael Montiel (Orgullo Antioqueño) segurou a liderança da geral.
Tom Zirbel vence contra-relógio de Gila
(foto @TouroftheGila)
Durante esta 29ª edição, temos vindo a descobrir um pouco da história do Novo México com fortes raízes no trabalho mineiro, que outrora impulsionou a construção e desenvolvimento deste que é o quinto maior estado dos Estados Unidos da América. Hoje, torna-se irresistível contar mais uns traços dessa história… A cidade cenário da luta contra o relógio, Tyrone, é mais uma cidade fantasma que recebe o Tour of the Gila. Encantada pela antiga grandiosidade do estilo Rococó, toda ela nasceu fruto da idealização de Mrs. Dodge, da gigante empresa Phelps Dodge Corporation, que quis fazer de Tyrone a mais bela cidade mineira do mundo. Para tal, nada menos do que contratar o arquitecto Bertran Goodhue, responsável pelo projecto do Capitólio em Lincoln, Nebraska. Um milhão de dólares depois, o sonho virou realidade em 1915, polvilhando Tyrone de uma zona de negócios, outra residencial incluindo residências palacianas ao estilo Rococó, tendo ainda uma escola e um hospital. Contudo, a base de sustentação de toda a cidade era o trabalho nas minas, que fecharam em 1921 deixando a cidade deserta.

Ainda hoje podemos encontrar estes palacetes, que o tempo não conseguiu apagar do cenário encantado de Tyrone, onde ciclistas e bicicletas levaram ao limite a força e perícia no contra-relógio individual de 26 km. O Dan Potts Memorial ITT, como é designado, serviu aos corredores um percurso com duas subidas em Little Burro Pass a 1948m de altitude. Aos primeiros quilómetros, uma 4ª categoria (km 7,2) com pendentes a rondar os 2% e 5%. Na aproximação ao final, uma 3ª categoria (km 18,7) com pendentes até 7% de inclinação.

Tom Zirbel (Optum p/b Kelly Benefit Strategies) imperou sobre toda a concorrência com o tempo de 33m50s. A 25s finalizou em segundo o canadiano Rob Britton (Team SmartStop) e em terceiro a 31s o australiano Jordan Kerby (Drapac). Rafael Montiel (Orgullo Antioqueño) defendeu a liderança do Tour of the Gila ao finalizar o esforço individual a 1m15s na 10ª posição.

A quarta etapa reserva ao pelotão o tradicional circuito em Silver City, 40 voltas num total de 69,5 km.
Pódio CRI: 1ºTom Zirbel 2ºRob Britton 3ºJordan Kerby
(foto @TouroftheGila)
Rafael Montiel continua na liderança de Gila
(foto @TouroftheGila)
Resultados Et3
1 Tom Zirbel (USA) Optum p/b Kelly Benefit Strategies 33:50 [46,09 km/h]
2 Rob Britton (Can) Team SmartStop +25”
3 Jordan Kerby (Aus) Drapac +31”
4 Lachlan Morton (Aus) Jelly Belly p/b Maxxis +41”
5 Gregory Daniel (USA) Axeon Cycling Team +55”
6 Evan Huffman (USA) Team SmartStop +58”
7 Gavin Mannion (USA) Jelly Belly p/b Maxxis +58”
8 James Oram (USA) Axeon Cycling Team +59”
9 Phillip Gaimon (Aus) Optum p/b Kelly Benefit Strategies +1:10”
10 Rafael Montiel (Col) Orgullo Antioqueño +1:15”
71 Rúben Guerreiro (Por) Axeon Cycling Team +3:33”

Geral
1 Rafael Montiel (Col) Orgullo Antioqueño 7:15:41
2 Rob Britton (Can) Team Smartstop +22”
3 Phillip Gaimon (USA) Optum p/b Kelly Benefit Strategies +56”
4 Daniel Jaramillo (Col) Jamis-Hagens Berman +1:00”
5 Lachlan Morton (Aus) Jelly Belly p/b Maxxis +1:08”
6 Gavin Mannion (USA) Jelly Belly p/b Maxxis +1:12”
7 James Oram (USA) Axeon Cycling Team +1:20”
8 Janez Brajkovic (Slo) UnitedHealthcare +1:31”
9 Michael Woods (Can) Optum p/b Kelly Benefit Strategies +1:37”
10 Tao Geoghegan Hart (GBr) Axeon Cycling Team +1:40”
50 Rúben Guerreiro (Por) Axeon Cycling Team +6:19”
Resultados completos aqui
______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Mariana Líbano na Soltec Team em 2023: “Gostava de fazer a Vuelta, é uma corrida com que sempre sonhei”

Aos 18 anos de idade, ainda no escalão júnior, Mariana Líbano tornou-se num dos nomes mais sonantes do pelotão português feminino. Esta época, na vertente de Estrada correu pela VeloPerformance/JS Campinense sagrando-se vencedora da primeira edição da Volta a Portugal Feminina Sub-19, campeã nacional de contra-relógio, vice-campeã nacional de fundo e foi segunda na Taça de Portugal. Na vertente de BTT correu pela equipa Guilhabreu BTT e sagrou-se campeã nacional de XCO (cross country olímpico) e XCC (cross country curto), conquistou a Taça de Portugal de XCO e com a Selecção Nacional triunfou na prova Superprestígio em Caparroso, Espanha.   O Cycling & Thoughts entrevistou Mariana Líbano , que em 2023, naquele que será o seu primeiro ano de sub-23, ruma ao pelotão internacional pela equipa continental espanhola Soltec.   Mariana Líbano na performance que a levou ao título nacional de contra-relógio em 2022 (foto: Helena Dias) Cycling & Thoughts: Esta foi a tua melhor...