Avançar para o conteúdo principal

CC Bairrada coroa uma brilhante temporada

À parte de todo um frutuoso calendário regional, apoiado pelas diversas associações de ciclismo, o calendário júnior a nível nacional terminou este domingo com a realização do 1º Grande Prémio Internacional de Juniores Joaquim Leão, prova em homenagem ao vencedor da Volta a Portugal de 1964. A vitória desta primeira edição pertenceu a Rui Oliveira, coroando desta forma uma brilhante temporada por parte do Clube Ciclismo da Bairrada.

De um pelotão de 74 juniores, a formação da Bairrada começou a assegurar a conquista do Grande Prémio logo à primeira jornada, vencendo o contra-relógio por equipas. Em Valongo, pedalou esse esforço colectivo nocturno de 5,1 km em 7m33s, a 8s da Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel e a 13s da Escola de Ciclismo Carlos Carvalho. José Sousa vestiu a amarela ao ser o primeiro da equipa a cruzar a meta.

A camisola mudou de dono no dia seguinte, para o companheiro de equipa Ivo Oliveira, o herói vencedor da primeira etapa em linha celebrada em Sobrado. No final dos 98,5 km, o campeão mundial de pista foi o mais forte no sprint, cruzando em seguida a linha o companheiro Pedro Preto e André Ramalho (LA Alumínios/SGR Ambiente/CCA Paio Pires).

Restava a última jornada, um circuito de 5 km em Gondomar, perfazendo um total de 75 km. E uma vez mais a amarela mudou de dono sempre no seio do CC Bairrada, desta feita para o irmão gémeo Rui Oliveira, que triunfou na meta diante de Jorge Magalhães (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e Ivo Oliveira, que chegou a 32s.

O CC Bairrada fez o pleno neste Grande Prémio ao conquistar todas as classificações secundárias e preenchendo na totalidade o pódio final com Rui Oliveira em 1º, Ivo Oliveira em 2º e Pedro Preto em 3º lugar.

Com esta vitória, o Clube Ciclismo da Bairrada coroa uma temporada inesquecível de brilhantes resultados, tanto em pista como em estrada. Nesta vertente conquistou através de Ivo Oliveira o Campeonato Nacional de contra-relógio, a camisola dos pontos e a geral da 20ª Volta às Terras de Loulé e duas provas da Taça de Portugal, troféu no qual finalizou 2º no pódio e o seu irmão em 3º. Esta formação contou ainda com o triunfo da camisola dos pontos por Pedro Preto na 9ª Volta a Portugal de Juniores e também da camisola da montanha por João Maio e das metas volantes por Miguel Amorim na Volta às Terras de Loulé.
 
Pódio 2ªetapa GP Joaquim Leão (Foto CC Bairrada)
______
Resultados completos GP Joaquim Leão
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.