Avançar para o conteúdo principal

Taça Nacional de Circuitos: vitória final de Pedro Paulinho em Viseu

O final da Taça Nacional de Circuitos disputou-se este domingo na Cidade de Viseu, com a vitória da 7ª e última prova a pertencer ao grande vencedor do Troféu Pedro Paulinho (LA Alumínios-Antarte). Em sub-23, o triunfo coube a César Martingil (CC José Maria Nicolau).

 
Pedro Paulinho e César Martingil (Foto CC José Maria Nicolau)

Ambos os líderes envergaram as respectivas camisolas amarela e branca desde a primeira prova pontuável. Na Curia, Pedro Paulinho e César Martingil começaram a desenhar a conquista da 1ª edição da Taça Nacional de Circuitos, tendo o corredor da LA Alumínios-Antarte ganho três das sete provas, enquanto o jovem da equipa de clube CC José Maria Nicolau se impôs no seu escalão nessa primeira jornada, não mais sendo alcançada a liderança de ambos pela concorrência.

Hoje, em Viseu, o pelotão tinha à sua espera um circuito com partida e chegada na Avenida Europa, perfazendo um total de 60 km. Num palco bem conhecido da prova rainha Volta a Portugal, Pedro Paulinho impôs-se ao sprint diante do sub-23 Leonel Coutinho (Liberty Seguros/Feira/KTM) e de Rafael Silva (Efapel-Glassdrive), que finalizou entre os primeiros do pódio pela quarta vez consecutiva.

Nas contas finais, o saldo da 1ª edição da Taça Nacional de Circuitos é positivo, pois conseguiu trazer para a estrada o entusiasmo do público e não deixou o calendário nacional apagar-se de competições após a Volta a Portugal. Após os sete Circuitos disputados, no pódio final Pedro Paulinho brilhou como o grande vencedor do troféu, ficando em 2º Bruno Sancho (Banco BIC-Carmim) e em 3º Rafael Silva. Na juventude brilhou César Martingil, completando o pódio Zulmiro Magalhães e o companheiro de equipa Leonel Coutinho. Por equipas, a LA Alumínios-Antarte imperou na Taça, ficando o triunfo nas formações de clube a pertencer à Anicolor.

Resultados
1 Pedro Paulinho (Por) LA Alumínios-Antarte 1:26:52
2 Leonel Coutinho (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM m.t.
3 Rafael Silva (Por) Efapel-Glassdrive m.t.
4 João Matias (Por) OFM-Quinta da Lixa m.t.
5 Micael Isidoro (Por) Louletano-Dunas Douradas m.t.
6 Luís Gomes (Por) Maia-Bicicletas Andrade m.t.
7 Bruno Sancho (Por) Banco BIC-Carmim m.t.
8 Rafael Reis (Por) Banco BIC-Carmim m.t.
9 Nelson Silva (Por) Anicolor m.t.
10 Luís Mendonça (Por) CC Spol/Concello de Porriño m.t.
Resultados completos aqui
______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.