Avançar para o conteúdo principal

Rúben Guerreiro: “Os sub-23 em Portugal têm muita qualidade”

O jovem Rúben Guerreiro acaba de coroar a sua segunda temporada na Liberty Seguros/Feira/KTM sendo eleito o 1º sub-23 do Ranking Nacional Ciclista do Ano, promovido pela APCP – Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais. Com 20 anos de idade, protagonizou uma série de bons resultados nas provas nacionais em que os sub-23 pedalaram lado-a-lado com os ciclistas profissionais, tendo fechado a Taça de Portugal Elites no 3º lugar.

No seu escalão obteve importantes triunfos, nomeadamente a Taça de Portugal Sub-23 e a Volta a Portugal do Futuro, onde alcançou a vitória suprema da etapa rainha. Estes brilhantes resultados levaram-no a participar no Tour de l’Avenir em França, finalizando em 14º lugar, estando já pré-convocado para o Mundial de Ponferrada em Espanha.

 
Rúben Guerreiro (© Podium / Volta a Portugal do Futuro)

Fechas o ano sendo o 1º sub-23 do Ranking Nacional APCP. É o coroar de uma excelente temporada?
Sim, é a recompensa de um ano de muito trabalho e de muita dedicação, que deu numa excelente temporada.

Além das vitórias em sub-23, estiveste na linha da frente em diversas corridas com os profissionais, terminando a Taça de Portugal Elites em 3º do pódio. Que factores vês como fundamentais para teres alcançado esta positiva regularidade?
Fui muito ambicioso nessas corridas. Consegui a vitória em sub-23, que já era muito difícil, mas as coisas foram acontecendo naturalmente e assim esses resultados apareceram. Nada disso seria possível sem ter a minha equipa a apoiar-me, o meu chefe, todo o staff e família.

Somaste ainda o triunfo da Taça em sub-23 e também a etapa rainha e a geral da Volta a Portugal do Futuro. Pensas que esta vitória adquiriu importância redobrada pelo facto da Volta estar inserida este ano no calendário internacional UCI?
A Volta estar inserida no calendário internacional foi muito importante para nós sub-23. Por essa razão esta vitória teve um sabor especial. Serão sempre bem-vindas mais corridas como esta!

Estes resultados levaram-te a ser seleccionado para o Tour de l’Avenir. Como foi viver esta experiência e como avalias a tua prestação e da Selecção?
A participação no Tour de l'Avenir foi positiva para mim e para a Selecção. A certa altura, estávamos em 2º lugar por equipas e foi pena o Ricardo [Vale] ter adoecido, pois íamos lutar por essa classificação até ao fim. Isto mostra que os sub-23 em Portugal têm muita qualidade. Quanto a mim, fiz uma corrida regular. Não fiz uma preparação específica, portanto nos próximos anos vou trabalhar para melhorar esta classificação.

Terminas agora o 2º ano em S. João de Ver na equipa Liberty Seguros/Feira/KTM, vindo anteriormente do Alcobaça CC. Como vês o teu crescimento enquanto ciclista nestes dois importantes clubes de formação?
Tenho de agradecer as estas duas formações onde fui sempre muito bem tratado. Sem dúvida, tenho evoluído devido a elas e também ao Mato-Cheirinhos, que me acolheu no meu 1º ano de júnior.


O próprio Manuel Correia afirmou que tu és dono de um enorme talento, descrevendo-te como sendo o próximo Rui Costa. Vês-te dessa forma, com esse potencial?
É um enorme elogio, mas não vivo sobre essa comparação. Faço o meu trabalho sempre com os pés bem assentes no chão.

Quanto ao teu futuro, em 2015 irás permanecer na Liberty, acompanhas Manuel Correia no novo projecto ou existe alguma outra proposta?
Nesta altura ainda nada está decidido nem surgiram propostas. Quando a temporada acabar vou sentar-me com as pessoas certas e decidir o meu futuro.

______
Entrevista por Helena Dias / APCP
Ranking APCP completo aqui
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro