Avançar para o conteúdo principal

Pedalar está na moda!

As ruas encheram-se de bicicletas… Nas cidades, vilas e aldeias, a bicicleta tomou conta do asfalto, reivindicando para si um lugar seu por direito. Num simples passeio, em treino ou como meio de transporte para o trabalho ou escola/universidade, nos últimos anos tem havido um acréscimo da bela máquina de duas rodas pelas estradas portuguesas.

Muitos são os factores que contribuíram para esta nova realidade. Certamente, a famosa crise económico-financeira levou a um interessante aumento do número de trabalhadores e estudantes a trocar o carro pela bicicleta no seu dia-a-dia. Mas há também que ter em conta outros factores como a adesão a um estilo de vida mais saudável, o crescente interesse dos mais novos pela modalidade desde a conquista do Campeonato do Mundo por Rui Costa e o reavivar do ciclismo nos canais nacionais de televisão.

Não se pode dizer que esta nova realidade se limita a uma faixa etária, pois ela abarca miúdos e graúdos, vendo-se mais novos e mais velhos a pedalarem, no masculino ou feminino, pelas estradas lusitanas. Este aumento de pedaladas reacendeu um antigo conflito: automobilista versus ciclista. Numa sociedade que parece estar sempre a correr contra o tempo, por vezes é difícil um automobilista despender um pouco do seu tempo para seguir atrás de uma bicicleta que não anda à velocidade dos seus compromissos diários. Também encontramos o reverso da medalha, em situações onde o ciclista esquece que tem de cumprir as regras de trânsito. Numa situação ou noutra, há uma máxima que nunca deve ser esquecida e torna a convivência mais tranquila: respeita para seres respeitado.

A capital lisboeta é bem o reflexo deste novo modo de vida. Com o mote ‘Lisboa Ciclável’, as bicicletas têm vindo a tomar conta do meio urbano em pleno centro nevrálgico de universidades, escritórios e comércio. Num simples click acedemos a um roteiro de percursos, lojas de bicicletas, vias cicláveis e muito mais. Mas a oferta não fica por aqui. Hoje em dia, é possível deixar o carro em parques com o conceito B’ina– Park&Bike, onde podemos alugar uma bicicleta bem em conta para os nossos afazeres ou para um simples passeio pelos lugares históricos que a capital oferece. E se ao pedalar podermos juntar um belo momento de descontração para alimentar o corpo e a mente em pleno mundo das duas rodas, nada melhor do que passar pelo Vélocité Café, um espaço que comemora este mês de Setembro dois anos de existência e que acaba de receber o Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta” 2014, entregue pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB).

Tanto na capital como em todo o Portugal, pedalar está na moda!

Foto Facebook Vélocité Café, Av. Duque d'Ávila

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.