Avançar para o conteúdo principal

Rafael Reis conquista Clássica de Amarante

Rafael Reis conquistou a primeira vitória da temporada para a W52-FC Porto. Na linha final da Clássica de Amarante, o ciclista de 23 anos superou o experiente David de la Fuente (Sporting CP-Tavira) e o jovem Fábio Mansilhas (Anicolor).

Rafael Reis conquista Clássica de Amarante
(foto W52-FC Porto)

Em dia de sobe e desce constante, o pelotão de 119 corredores lutou pelos 150 km da Clássica de Amarante, segunda prova do calendário português para equipas continentais e de clube. O terreno destroçou o pelotão em vários grupos, destacando-se desde os quilómetros iniciais um grupo de cerca de 30 corredores na frente de corrida.

Na linha final desenhada na Avenida General Silveira, apenas 61 cruzaram a meta a conta-gotas. Do trio destacado na frente foi Rafael Reis a não dar hipótese aos rivais De la Fuente e Mansilhas, entregando à W52-FC Porto o primeiro triunfo de 2016.

Entre os sub-23, a vitória da camisola branca da juventude sorriu a Fábio Mansilhas, 3º na meta, afirmando ao final no dia: “Não poderia estar mais feliz, foi a minha primeira vitória em sub-23 e consegui estar na discussão da corrida com os profissionais. Nada seria possível sem o apoio de toda equipa e staff Anicolor. Agora descansar, recuperar. Amanhã, mais um dia duro na Póvoa de Varzim com a Clássica da Primavera.” Seguiu-se nesta classificação o britânico Louis Modell (Zappi’s Racing Team) e o norueguês Nikolai Tefre Lunder (Team Bliz-Merida), 12º e 14º na geral respectivamente. 

Nas demais classificações, o espanhol Mario González (Sporting CP-Tavira) conquistou a montanha e o luso Luís Mendonça (Sicasal-Constantinos-Udo) as metas volantes. A W52-FC Porto triunfou por equipas, finalizando entre os dez primeiros Joaquim Silva (5º) e Juan Ignacio Perez (8º) juntamente com o vencedor Rafael Reis. A Anicolor foi a mais forte entre as equipas de clube.

O último a cruzar a meta foi César Martingil (Liberty Seguros-Carglass), a 17m07s, recente vencedor da Volta à Maia e líder da Taça de Portugal Sub-23.

Pódio Clássica de Amarante: 1º Rafael Reis
2º David de la Fuente 3º Fábio Mansilhas (foto equipa Anicolor)

Resultados
1 Rafael Reis (Por) W52-FC Porto 3:54:59
2 David de la Fuente (Esp) Sporting CP-Tavira m.t.
3 Fábio Mansilhas (Por) Anicolor m.t.
4 João Benta (Por) Louletano-Hospital de Loulé +3”
5 Joaquim Silva (Por) W52-FC Porto +5”
6 Rafael Silva (Por) Efapel +10”
7 Pierre Moncorgé (Fra) Team Bliz-Merida +10”
8 Juan Ignacio Perez (Esp) W52-FC Porto +10”
9 Jesús Ezquerra (Esp) Sporting CP-Tavira +12”
10 José de Segovia (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +12”
Resultados completos aqui


______

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro