Avançar para o conteúdo principal

Et3 #VAlgarve2018: Nelson Oliveira entre os melhores no crono

Não é novidade que Portugal detém um dos melhores contra-relogistas da actualidade. Na Volta ao Algarve, Nelson Oliveira (Movistar) provou-o novamente no esforço individual em Lagoa, ao ser quinto na vitória do camisola amarela Geraint Thomas (Sky).

Nelson Oliveira no crono em Lagoa (© Roberto Bettini / BettiniPhoto.net)

Foram 20,3 os quilómetros pedalados pelas ruas de Lagoa, num terreno que exigiu toda a técnica e perícia aos corredores, que fizeram frente às curvas e ao sobe e desce servido na terceira etapa.

O português de 28 anos tem imposto a sua presença entre os máximos especialistas no contra-relógio, tendo alcançado o seu auge com o quarto lugar no Mundial de Bergen, o ano passado. Desde que chegou ao WorldTour, Nelson Oliveira vem crescendo em qualidade, revelando-se um corredor versátil, capaz de brilhar em terreno plano, na média montanha ou nas lutas contra o relógio. Nas grandes voltas, nas clássicas ou em corridas de uma semana, o porte de 1,80m tem deixado a sua marca entre os melhores do mundo.

No Algarve, Nelson Oliveira ficou a 22 segundos da vitória obtida pelo britânico Geraint Thomas (Sky), tendo pedalado o mesmo tempo que o quarto na meta, Michal Kwiatkowski (Sky). A 11 segundos ficou em segundo o campeão europeu Victor Campenaerts (Lotto Soudal) e a 19 segundos Stefan Kung (BMC) fechou o pódio da jornada.

Resultados
Etapa 3: Geraint Thomas (Sky)
CG: Geraint Thomas (Sky)
Pontos: Michal Kwiatkowski (Sky)
Juventude: Sam Oomen (Sunweb)
Montanha: Ben King (Dimension Data)
Equipas: Sky
Resultados completos AQUI


Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Notícias Diárias Cycling & Thoughts

Nas Notícias Diárias Cycling & Thoughts desta quinta-feira: Volta ao Alentejo: Ariesen vence, Barbero sobe à liderança; Abu Dhabi Tour: Cavendish não perdoa ao sprint; De novo o perigo dos travões de disco; Daniela Reis na Omloop Het Nieuwsblad; Etapa 1 Volta ao Alentejo (Vídeo).

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.