Avançar para o conteúdo principal

Et3 #VAlgarve2018: Nelson Oliveira entre os melhores no crono

Não é novidade que Portugal detém um dos melhores contra-relogistas da actualidade. Na Volta ao Algarve, Nelson Oliveira (Movistar) provou-o novamente no esforço individual em Lagoa, ao ser quinto na vitória do camisola amarela Geraint Thomas (Sky).

Nelson Oliveira no crono em Lagoa (© Roberto Bettini / BettiniPhoto.net)

Foram 20,3 os quilómetros pedalados pelas ruas de Lagoa, num terreno que exigiu toda a técnica e perícia aos corredores, que fizeram frente às curvas e ao sobe e desce servido na terceira etapa.

O português de 28 anos tem imposto a sua presença entre os máximos especialistas no contra-relógio, tendo alcançado o seu auge com o quarto lugar no Mundial de Bergen, o ano passado. Desde que chegou ao WorldTour, Nelson Oliveira vem crescendo em qualidade, revelando-se um corredor versátil, capaz de brilhar em terreno plano, na média montanha ou nas lutas contra o relógio. Nas grandes voltas, nas clássicas ou em corridas de uma semana, o porte de 1,80m tem deixado a sua marca entre os melhores do mundo.

No Algarve, Nelson Oliveira ficou a 22 segundos da vitória obtida pelo britânico Geraint Thomas (Sky), tendo pedalado o mesmo tempo que o quarto na meta, Michal Kwiatkowski (Sky). A 11 segundos ficou em segundo o campeão europeu Victor Campenaerts (Lotto Soudal) e a 19 segundos Stefan Kung (BMC) fechou o pódio da jornada.

Resultados
Etapa 3: Geraint Thomas (Sky)
CG: Geraint Thomas (Sky)
Pontos: Michal Kwiatkowski (Sky)
Juventude: Sam Oomen (Sunweb)
Montanha: Ben King (Dimension Data)
Equipas: Sky
Resultados completos AQUI


Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Mariana Líbano na Soltec Team em 2023: “Gostava de fazer a Vuelta, é uma corrida com que sempre sonhei”

Aos 18 anos de idade, ainda no escalão júnior, Mariana Líbano tornou-se num dos nomes mais sonantes do pelotão português feminino. Esta época, na vertente de Estrada correu pela VeloPerformance/JS Campinense sagrando-se vencedora da primeira edição da Volta a Portugal Feminina Sub-19, campeã nacional de contra-relógio, vice-campeã nacional de fundo e foi segunda na Taça de Portugal. Na vertente de BTT correu pela equipa Guilhabreu BTT e sagrou-se campeã nacional de XCO (cross country olímpico) e XCC (cross country curto), conquistou a Taça de Portugal de XCO e com a Selecção Nacional triunfou na prova Superprestígio em Caparroso, Espanha.   O Cycling & Thoughts entrevistou Mariana Líbano , que em 2023, naquele que será o seu primeiro ano de sub-23, ruma ao pelotão internacional pela equipa continental espanhola Soltec.   Mariana Líbano na performance que a levou ao título nacional de contra-relógio em 2022 (foto: Helena Dias) Cycling & Thoughts: Esta foi a tua melhor...