Avançar para o conteúdo principal

Irmãos Oliveira entre a elite mundial de Pista

O velódromo Lee Valley VeloPark, em Londres, tem sido estes dias palco dos Campeonatos do Mundo de Pista. Portugal esteve representado pelos irmãos Ivo e Rui Oliveira, jovens sub-23 a defrontar a elite mundial, já detentores de medalhas no Europeu e Mundial de Pista de 2014, em juniores.

Ivo e Rui Oliveira em Lee Valley, Campeonatos do Mundo de Pista
(foto Rui Oliveira)

Rui Oliveira foi o primeiro a entrar em pista, na prova de scratch. Precisamente nesta disciplina, Rui conquistou em júnior a medalha de prata no Europeu celebrado em Portugal, repetindo o feito com medalha de bronze em scratch e madison no Mundial na Coreia do Sul.

Em Lee Valley, Rui Oliveira alcançou um prometedor 8º lugar em scratch, superando o objectivo de Top 12 apontado pelo Seleccionador Nacional Gabriel Mendes. O ouro ficou nos pedais do espanhol de 28 anos Sebastián Mora (Team Raleigh), no final das 60 voltas de 15 km, a 54,204 km/h e com um tempo de 16m36s. Mora conseguiu assim o primeiro título mundial para a Espanha, após sagrar-se no ano transacto campeão europeu em scratch e madison. O mexicano Ignacio Prado conquistou a prata e o suíço Claudio Imhof a medalha de bronze.

Na página oficial de atleta, Rui desabafou: “8º lugar no campeonato do mundo de elites! Sem dúvida que todo o trabalho árduo foi recompensado. Muito feliz mesmo com este resultado! Obrigado a todos pelo apoio, sem palavras!”

Ivo Oliveira, que se sagrou em júnior campeão europeu e mundial de pista em perseguição individual, entrou no velódromo londrino para disputar a corrida por pontos, apontando-se o Top 15 como objectivo por parte do Seleccionador.

O início da prova foi pedalado com garra por Ivo, que saiu em fuga juntamente com o italiano Liam Bertazzo. O jovem luso ainda venceu o primeiro dos 16 sprints, abandonando posteriormente a pista, devido a dificuldades respiratórias. O ouro acabou nas mãos do britânico de 22 anos Jonathan Dibben (Team Wiggins), totalizando 48 pontos, os mesmos do austríaco Andreas Graf, medalha de prata, ficando com o bronze o belga Kenny de Ketele, com 43 pontos.

Termina assim o Mundial de Pista para os irmãos lusos da equipa de clube Liberty Seguros-Carglass, fazendo-se notar o enorme potencial que ambos têm vindo a construir e a demonstrar no ciclismo de pista.

Resultados prova de scratch
Resultados corrida por pontos

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.