Avançar para o conteúdo principal

Diego Rubio sprinta para a 1ª vitória da temporada

Diego Rubio (Efapel) perseguia a vitória e por fim alcançou-a. Na abertura da Taça de Portugal elite/sub-23, o ciclista espanhol sprintou para a conquista da 15ª Volta a Albergaria, numa luta cerrada com o português César Fonte (Rádio Popular-Boavista), vencedor da Taça em 2014. 

Sprint renhido entre Diego Rubio e César Fonte (foto UVP-FPC)
Há muito que Diego Rubio sondava a primeira vitória da temporada. O ano passado chegou mais cedo, em Abril na Clássica da Primavera. Este ano já esteve perto de brilhar em Espanha, terminando em 2º da geral na Vuelta a Madrid, prova onde ficou a 22s da vitória máxima. Mesmo em território luso, o triunfo escapou por 10s no contra-relógio da Volta à Bairrada, onde foi 3º no esforço individual. Este corredor tem estado em destaque nas diversas provas disputadas até ao momento, como referimos na recente crónica ‘Périplo internacional das equipas continentais lusas’, estando sempre na frente de batalha e mostrando uma forte capacidade de luta mesmo em condições adversas, como o demostrou sob um forte nevão na fuga da 2ª etapa da Vuelta a Castilla y León.

Este domingo, a vitória não fugiu e logo num sprint bastante renhido com o defensor do título. César Fonte tudo fez para começar a luta pela Taça de Portugal com um triunfo, mas Diego Rubio não deixou a vitória escapar no final dos 156,8 km pedalados em Albergaria. O grupo perseguidor de 15 corredores chegou à meta passados 21 segundos com Vicente de Mateos (Louletano-Ray Just Energy) a fechar o pódio na 3ª posição.

Num dia pontuado por quatro passagens por um alto de 3ª categoria, destaca-se o desempenho de Rui Vinhas, que este ano integra a esquadra W52-Quinta da Lixa. Um ciclista que não tem os olhares sobre si, mas dá muito ao pelotão pelo trabalho que desenvolve em prol das equipas por onde passa. Em Albergaria conquistou a montanha e também a geral autarquias, ao passar em 1º e 3º nas duas primeiras passagens pela meta.

No final das cinco metas volantes da jornada, a vitória desta classificação coube ao experiente Hernâni Brôco (LA Alumínios-Antarte). Entre os 12 jovens que terminaram a prova, Nuno Bico (Rádio Popular-Boavista) terminou em 9º na meta e venceu a geral da juventude, seguido nesta classificação por Paulo Silva (Liberty Seguros-Carglass) e Rui Carvalho (Anicolor). Hugo Nunes (Maia-Ribeiro’s Bike Shop) destacou-se como o primeiro sub-23 de 1ºano. No colectivo, a Efapel imperou entre as nove equipas classificadas e a Anicolor por equipas de clube.

A Taça de Portugal elite/sub-23 continua em Junho com a disputa do Troféu Concelhio de Azeméis (dia 13) e do Memorial Bruno Neves (dia 14).

Resultados
1 Diego Rubio (Esp) Efapel 3:54:28
2 César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista m.t.
3 Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Ray Just Energy +21”
4 Rafael Silva (Por) Efapel +21”
5 Daniel Freitas (Por) Anicolor +21”
6 Sérgio Sousa (Por) LA Alumínios-Antarte +21”
7 Luís Fernandes (Por) W52-Quinta da Lixa +21”
8 Domingos Gonçalves (Por) Efapel +21”
9 Nuno Bico (Por) Rádio Popular-Boavista +21”
10 Frederico Figueiredo (Por) Rádio Popular-Boavista +21”
Resultados completos aqui

______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.