Avançar para o conteúdo principal

Rui Costa sobre os Nacionais, Ranking APCP e Tour

O campeão do mundo Rui Costa (Lampre-Merida) falou à APCP – Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais sobre a participação nos Campeonatos Nacionais, a liderança do Ranking APCP e sobre o Tour de France.

Rui Costa, actual campeão nacional em contra-relógio, confessa: «Sempre que posso gosto de participar nos Campeonatos Nacionais. É das poucas vezes que corro em Portugal e gosto de estar perto das nossas gentes como sinal de respeito por todos os portugueses que tanto me apoiam. Felizmente, este ano vou conseguir participar. Em princípio, farei apenas o contra-relógio. O objectivo é dar o meu máximo de modo a fazer um “bom treino” já a pensar no Tour. Claro que se sair vencedor, melhor».

O ciclista da Lampre-Merida abriu a temporada na liderança do Ranking, o que para Rui Costa «tem um bonito significado e é uma sensação muito boa ter sido o primeiro líder do Ranking do meu país».

Com os olhos postos no grande desafio do ano, o Tour de France, Rui Costa deixou uma palavra a todos os portugueses que o veem com a camisola de campeão do mundo e sonham com o pódio final na Grande Boucle: «Quero dizer a todos os portugueses que me apoiam que vou dar o meu máximo e mais não posso prometer. Nem eu mesmo sei como me vai correr o Tour. Nunca consegui fazer um Top 10 e gostava muito que fosse este ano, mas tanta coisa pode suceder e, por isso, não traço grandes metas. Para já, o objectivo é chegar bem fisicamente e fazer o melhor que sei e puder fazer. Vou motivado e tranquilo. Só depois de passar a primeira semana, que é sempre muito crítica, farei um balanço».

Rui Costa (Lampre-Merida)

Entrevista por Helena Dias/APCP
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.