Avançar para o conteúdo principal

A Corrida, por Frederico Figueiredo: GP Abimota

Bom dia, amigos!

Depois de uma semana sem competição, voltámos com o GP Abimota. No primeiro dia tivemos um crono, que não contava para a classificação geral, onde a vitória coube à equipa OFM. Eu e os meus companheiros da Rádio Popular-Boavista terminámos em 6º lugar, vestimos a camisola dos sub-23 com o Ricardo Vale e eu a camisola da meta autarquias.

No segundo dia percorremos 175 km, com os últimos 100 km bastante duros. A jornada começou movimentada com um grupo de 25 ciclistas a tomar a frente da corrida, onde a Efapel tinha uma grande representação. Apesar de contarmos com o Rui Sousa e o Nuno Bico na fuga, não nos convinha aquela escapada e começámos a reduzir tempo quando já levava cerca de 5 minutos de vantagem. Alcançámos a fuga na entrada da primeira montanha e logo depois formaram-se outros grupos na subida com cerca de 25 ciclistas, que foram ganhando tempo ao longo dos quilómetros. Seria esse grupo a discutir o final da corrida. Nesse grupo, eu fui pontuando nas montanhas garantindo desde logo essa classificação. Na última subida do Caramulo, formou-se um grupo de 5 ciclistas na frente, onde tínhamos o César Fonte, enquanto eu vinha no grupo atrás comandado pela Efapel. No final, a vitória coube ao Edu Prades da OFM, o meu colega César foi 3º na etapa e eu realizei a 10ª posição, vencendo a classificação da montanha.

Esta semana é recuperar e voltar à competição já no próximo sábado e domingo em Oliveira de Azeméis ;)

Boas pedaladas,
Frederico Figueiredo
 
Frederico Figueiredo vencedor da montanha [Foto Fátima Almeida]

Frederico terminou na geral em 10º lugar, a 2:10” do vencedor Eduard Prades (OFM).


Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.