Avançar para o conteúdo principal

Vitória de César Fonte em Oliveira de Azeméis

César Fonte (Rádio Popular-Boavista) venceu o 4º Troféu Concelhio Oliveira de Azeméis, 2ª prova pontuável da Taça de Portugal Elite/Sub-23. Com este triunfo, o corredor de 27 anos assumiu a liderança, destronando Daniel Freitas (LA Alumínios-Antarte) para a 2ª posição.

Num fim-de-semana de temperaturas escaldantes em Oliveira de Azeméis, pelos termómetros sempre acima dos 30 graus e pelo espectáculo do pelotão na disputa de duas provas da Taça de Portugal, os heróis do asfalto partiram este sábado para 152,5 km desde Carregosa até Oliveira de Azeméis.

Um trio composto pelos lusos Daniel Silva (Rádio Popular-Boavista), Leonel Coutinho (Liberty Seguros/Feira/KTM) e o espanhol Garikoitz Bravo (Efapel-Glassdrive) tentou a sorte, permanecendo no comando da corrida ao longo de mais de metade da jornada. Com três montanhas por superar, a fuga coroou a 3ª cat. em Nogueira do Cravo (km 77,5) e a 2ª cat. seguinte (km 90,6), ambas por Daniel Silva.

No entanto, na aproximação à última dificuldade em plena Serra da Freita, já o pelotão tinha alcançado o trio. Restavam 40 km por pedalar e a 1ª cat. da Casa Geoparque (km 120) por superar, momento aproveitado por um grupo de cerca de 15 corredores para tentar a sorte na jornada.

Ao longo da última subida, a fuga foi ganhando vantagem sobre um pelotão destroçado pela dureza da escalada e o sol abrasador a fustigar os heróis do asfalto. Rui Vinhas (Louletano-Dunas Douradas) foi o aventureiro a coroar a meta montanhosa na Casa Geoparque, conquistando a camisola da montanha e mantendo-se na frente juntamente com mais quatro dos companheiros de aventura, que sobreviveram à derradeira dificuldade do dia.

Seguiu-se a descida sinuosa e os quilómetros restantes até à meta instalada na Av. D. Maria I. Na recta final em Oliveira de Azeméis, César Fonte (Rádio Popular-Boavista) mostrou o poderio da sua pedalada, agarrando a vitória do 4º Troféu Concelhio Oliveira de Azeméis: «Estou numa fase de subida de forma. A etapa era dura e com o calor que está tornou-se ainda mais dura. Mas a nossa equipa Rádio Popular-Boavista está toda de parabéns, trabalhou para mim e eu consegui chegar ao final e retribuir o trabalho», confessou no final da jornada à Rádio Clube da Feira.

Igualmente forte nesta dura batalha mostrou-se Rúben Guerreiro (Liberty Seguros/Feira/KTM), único corredor de equipas de clube a manter-se na frente, lutando pela vitória lado a lado com os profissionais das equipas continentais. O jovem de 19 anos finalizou a 5s no 2º lugar e somou o triunfo da camisola da juventude. No 3º lugar, a 8s, cruzou a meta Luís Fernandes (OFM-Quinta da Lixa), desde o início da temporada líder Equipier do Ranking APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais).

Nas demais classificações secundárias, o triunfo das metas volantes pertenceu a um dos homens da fuga, Garikoitz Bravo (Efapel-Glassdrive). Entre os mais jovens, Paulo Silva (Liberty Seguros/Feira/KTM) destacou-se como 1º sub-23 de 1º ano.

Amanhã, a Taça de Portugal prossegue com a 3ª prova pontuável, onde o pelotão irá discutir a vitória do 6º Memorial Bruno Neves.
 
Pódio final em Oliveira de Azeméis (Foto Fátima Almeida)
Resultados
1 César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista 3:56:15
2 Rúben Guerreiro (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM +5"
3 Luís Fernandes (Por) OFM-Quinta da Lixa +8"
4 Rui Vinhas (Por) Louletano-Dunas Douradas +14"
5 David Livramento (Por) Banco BIC-Carmim +17"
6 Ricardo Mestre (Por) Efapel-Glassdrive +20"
7 Manuel Arjona (Esp) Keith Mobel Partizan +25"
8 Ricardo Vilela (Por) OFM-Quinta da Lixa +25"
9 Francisco Gomez (Esp) Andalucía +1:31"
10 Célio Sousa (Por) Rádio Popular-Boavista +1:31"

Resultados completos aqui
Relembrar 1ª prova Taça de Portugal: Daniel Freitas abre Taça de Portugal com vitória
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Mariana Líbano na Soltec Team em 2023: “Gostava de fazer a Vuelta, é uma corrida com que sempre sonhei”

Aos 18 anos de idade, ainda no escalão júnior, Mariana Líbano tornou-se num dos nomes mais sonantes do pelotão português feminino. Esta época, na vertente de Estrada correu pela VeloPerformance/JS Campinense sagrando-se vencedora da primeira edição da Volta a Portugal Feminina Sub-19, campeã nacional de contra-relógio, vice-campeã nacional de fundo e foi segunda na Taça de Portugal. Na vertente de BTT correu pela equipa Guilhabreu BTT e sagrou-se campeã nacional de XCO (cross country olímpico) e XCC (cross country curto), conquistou a Taça de Portugal de XCO e com a Selecção Nacional triunfou na prova Superprestígio em Caparroso, Espanha.   O Cycling & Thoughts entrevistou Mariana Líbano , que em 2023, naquele que será o seu primeiro ano de sub-23, ruma ao pelotão internacional pela equipa continental espanhola Soltec.   Mariana Líbano na performance que a levou ao título nacional de contra-relógio em 2022 (foto: Helena Dias) Cycling & Thoughts: Esta foi a tua melhor...