Avançar para o conteúdo principal

Rui Costa, bendito arco-íris!

O arco-íris não é uma maldição, é uma bênção, uma glória maior. O campeão do mundo Rui Costa (Lampre-Merida) enche de orgulho um país encantado pelo seu talento, o seu querer, a sua terceira vitória consecutiva no Tour de Suisse!

Parecia distante esta amarela, mais difícil de conquistar do que nas duas edições anteriores. A liderança de Tony Martin (OPQ), conquistada desde a primeira etapa, mostrou-se dura de assaltar. Nesse contra-relógio inicial em Bellinzona, Rui Costa ficou à distância de 42s, espaço que se tornou maior e difícil de fechar para a revalidação do título. No esforço individual do sétimo dia, em Worb, o campeão do mundo chegou ao pódio finalizando a jornada em 3º, exactamente o mesmo posto a que subiu na geral. Contudo, permanecia a pouco mais de 1m do campeão do mundo de contra-relógio.

Restava dar o tudo por tudo nas últimas duas jornadas, onde a montanha poderia fazer a diferença. E se na penúltima Tony Martin resistiu, na derradeira etapa Rui Costa não perdoou. Nos quilómetros finais, deixou para trás o até então líder da Suíça acompanhado por Bauke Mollema (Belkin) e Mathias Frank (IAM Cycling). Este trio foi alcançando os fugitivos do dia, entre eles o luso André Cardoso (Garmin-Sharp), que terminaria o dia na 6ª posição. Com 2 quilómetros a separá-lo da glória, Rui Costa pedalou em solitário até cruzar a linha da vitória da etapa e do Tour de Suisse.

Se em anos anteriores o arco-íris foi visto como um entrave aos bons resultados e às vitórias, Rui Costa virou as costas à tão falada maldição, concretizando o seu melhor início de temporada de sempre com o 3º lugar na Volta ao Algarve, 2º na Paris-Nice e 3º no Tour de Romandie, para além dos pódios em etapas. A conquista do Tour de Suisse, pelo terceiro ano consecutivo, é a continuação da afirmação do ciclista português como sendo, sem dúvida, um dos melhores corredores do pelotão internacional da actualidade. Com este resultado, aos 27 anos ocupa o 3º lugar do Ranking UCI WorldTour!
“Que dia maravilhoso: vitória de etapa e classificação geral, não podia pedir um final melhor. Nunca ninguém tinha ganho o Tour de Suisse três vezes seguidas, estou orgulhoso de ser o primeiro a fazê-lo e penso que é uma satisfação ainda maior fazê-lo com a camisola arco-íris. Estes são também os meus primeiros sucessos da temporada, depois de 6 segundos lugares, é muito bom para mim e para a equipa. Obrigada aos meus companheiros, ao staff, aos patrocinadores e a todos os fãs portugueses que me apoiaram nas estradas suíças.”, Rui Costa ao site Lampre-Merida.
Próximo objectivo, a ‘Grande Boucle’... Quem vos escreve acredita convictamente num dos cinco primeiros lugares!

Rui Costa vencedor do Tour de Suisse (Foto Lampre-Merida)

CG Lusos:
1 Rui Costa (LAM) 33:08:35
22 André Cardoso (GRS) +9:12”
63 Nelson Oliveira (LAM) +46:23”

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.