Avançar para o conteúdo principal

Rafael Silva: «Apontamos a um novo objectivo: vencer a Taça de Portugal»

Rafael Silva (Efapel-Glassdrive) tem vindo a afirmar-se no pelotão nacional desde sub-23 e, no ano em que cumpre a sua segunda temporada como profissional, assume-se aos 23 anos como um forte candidato à vitória de importantes competições nacionais como a Taça de Portugal. Pelo caminho, este ano conta já com a vitória do Grande Prémio Liberty Seguros e a rápida aproximação da liderança do Ranking APCP – Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais.

Rafael Silva [by Nigel Goodenough]

Como vês esta chegada em Maio ao 2º lugar do Ranking Ciclista do Ano?
Em relação ao 2º lugar no Ranking, penso que vem confirmar a minha regularidade como ciclista, não só este ano mas ao longo dos últimos anos. Tento ser sempre o mais regular possível e estar na luta pela vitória, mas de facto este é talvez o meu ano de confirmação.

Quando subiste a profissional na temporada passada, pensaste que num espaço tão curto estarias no assalto à liderança do Ranking?
Muito sinceramente não esperava. Se tivesse oportunidade durante o ano podia discutir algumas corridas, mas não estava à espera de estar neste momento a discutir o Ranking, até porque para estar nessa discussão é preciso estar na luta pelas vitórias ao longo da temporada.

Que feedback tens tido da equipa, visto que por equipas a Efapel-Glassdrive ocupa igualmente o 2º lugar?
O feedback é totalmente positivo, desde o primeiro estágio que tivemos até ao dia de hoje, cada vez tenho mais elogios a fazer à equipa. Estamos muito unidos e com vontade de discutir a vitória em todas as corridas que participamos.

Também no arranque da Taça de Portugal alcançaste a 2ª posição, é uma meta vencer esta competição?
Tenho de admitir que desde a minha vitória no Grande Prémio Liberty Seguros/Volta às Terras de Santa Maria, tanto eu como a equipa apontamos a um novo objectivo, que é vencer a Taça de Portugal. Na primeira prova obtive o 2º lugar e estamos na discussão. Iremos fazer tudo para triunfar nesta importante competição, sabendo perfeitamente que irá ser muito difícil e que teremos adversários bastante fortes.

Tens vindo a demonstrar um início de temporada bastante regular. Com os Campeonatos Nacionais à porta, qual o teu objectivo face a essas provas?
Ao longo dos anos tento sempre ser o mais regular possível. É o que mais aprecio num ciclista. Portanto, os Campeonatos Nacionais não fugirão à regra e vou tentar apresentar-me nas melhores condições para, se tiver oportunidade, não desiludir ou para trabalhar para algum colega meu, se for esse o caso.

______
Entrevista realizada para APCP
Ranking APCP completo aqui
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.