Avançar para o conteúdo principal

César Fonte vence Taça de Portugal 2014

A Taça de Portugal conheceu hoje os seus vencedores. César Fonte (Rádio Popular-Boavista) triunfou em Elites e na juventude Rúben Guerreiro (Liberty Seguros/Feira/KTM) e Gaspar Gonçalves (Anicolor) triunfaram em Sub-23 e Sub-20, respectivamente.

A 14ª Volta a Albergaria foi o cenário eleito para a batalha final da Taça de Portugal 2014. Nesta 5ª prova pontuável, Vicente De Mateos (Louletano-Dunas Douradas) partiu de amarela para os derradeiros 148,4 km. Impunha-se defender a liderança da Taça alcançada no dia anterior, aquando da vitória no contra-relógio individual. Contudo, a liderança anteriormente perdida por César Fonte (Rádio Popular-Boavista) não estava esquecida e, apesar de reduzida em número por estar a disputar a prova francesa Route du Sud, a equipa não deixou de sonhar com a reconquista da amarela e vitória final.

Enquanto as panteras boavisteiras pedalavam na prova francesa, alcançando com o jovem Frederico Figueiredo o destacável 15º lugar na geral entre as grandes esquadras do WorldTour, César Fonte aproveitava a chegada inclinada adequada às suas características para agarrar a vitória em Albergaria diante do campeão nacional Joni Brandão (Efapel-Glassdrive) e do companheiro de equipa Garikoitz Bravo.

César Fonte brilhou em três das cinco jornadas da Taça, assegurando o triunfo final com 271 pontos, ocupando os demais lugares do pódio deste troféu Vicente De Mateos (Louletano-Dunas Douradas) e a jovem revelação Rúben Guerreiro (Liberty Seguros/Feira/KTM), ambos com 200 pontos.

Aliás, Rúben Guerreiro revelou ao longo de toda a competição uma forma invejável, estando a par dos elites apesar da juventude dos seus 19 anos. Desta forma, venceu a Taça no escalão Sub-23, completando o pódio Joaquim Silva (Anicolor) e o companheiro Carlos Ribeiro. Esta dupla viu triunfar na Taça dos Sub-20, troféu entregue pela primeira vez na história do ciclismo português, o companheiro Gaspar Gonçalves, ficando nos demais lugares do pódio Paulo Silva (Liberty Seguros/Feira/KTM) e César Martingil (CC José Maria Nicolau), este último vencedor da Taça do ano anterior em Juniores.

No colectivo, a OFM-Quinta da Lixa foi a grande vencedora da Taça de Portugal, à imagem da Anicolor entre as equipas de clube.

No pódio da 14ª Volta a Albergaria brilharam três jovens da Liberty Seguros/Feira/KTM, nomeadamente Renato Avelar com a camisola da meta autarquias, David Ribeiro com a rosa de primeiro sub-23 de 1º ano a terminar a jornada e Rúben Guerreiro com a branca de primeiro sub-23 a cruzar a meta e da Taça. No centro de todos os olhares, a amarela do imperador César Fonte (Rádio Popular-Boavista), seguindo-se Gaspar Gonçalves (Anicolor) de laranja triunfante na Taça sub-20, André Mourato (LA Alumínios-Antarte) de verde ganhador das metas volantes e João Pereira (Banco BIC-Carmim) de azul rei da montanha.
 
A garra de César Fonte,
vencedor da Volta a Albergaria e da Taça de Portugal 2014

(By Zé Paulo/Momento Certo Fotografia)
Pódio final em Albergaria (By Zé Paulo/Momento Certo Fotografia)

Resultados Volta a Albergaria
1 César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista 3:42:58
2 Joni Brandão (Por) Efapel-Glassdrive m.t.
3 Garikoitz Bravo (Esp) Efapel-Glassdrive m.t.
4 Rúben Guerreiro (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM m.t.
5 Manuel Arjona (Esp) Keith Mobil Partizan m.t.
6 Amaro Antunes (Por) Banco BIC-Carmim m.t.
7 Joaquim Silva (Por) Anicolor m.t.
8 Sérgio Bello (Esp) Supermercados Froiz +4”
9 David Rodrigues (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM +4”
10 Hugo Sabido (Por) LA Alumínios-Antarte +7”

Resultados completos aqui
Ranking Taça de Portugal aqui
Relembrar 1ª prova Taça de Portugal: Daniel Freitas abre Taça de Portugal com vitória
Relembrar 2ª prova Taça de Portugal: Vitória de César Fonte em Oliveira de Azeméis
Relembrar 3ª prova Taça de Portugal: César Fonte implacável na Taça
Relembrar 4ª prova Taça de Portugal: Vicente De Mateos no comando da Taça

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.