Avançar para o conteúdo principal

Rui Costa sobre os Nacionais, Ranking APCP e Tour

O campeão do mundo Rui Costa (Lampre-Merida) falou à APCP – Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais sobre a participação nos Campeonatos Nacionais, a liderança do Ranking APCP e sobre o Tour de France.

Rui Costa, actual campeão nacional em contra-relógio, confessa: «Sempre que posso gosto de participar nos Campeonatos Nacionais. É das poucas vezes que corro em Portugal e gosto de estar perto das nossas gentes como sinal de respeito por todos os portugueses que tanto me apoiam. Felizmente, este ano vou conseguir participar. Em princípio, farei apenas o contra-relógio. O objectivo é dar o meu máximo de modo a fazer um “bom treino” já a pensar no Tour. Claro que se sair vencedor, melhor».

O ciclista da Lampre-Merida abriu a temporada na liderança do Ranking, o que para Rui Costa «tem um bonito significado e é uma sensação muito boa ter sido o primeiro líder do Ranking do meu país».

Com os olhos postos no grande desafio do ano, o Tour de France, Rui Costa deixou uma palavra a todos os portugueses que o veem com a camisola de campeão do mundo e sonham com o pódio final na Grande Boucle: «Quero dizer a todos os portugueses que me apoiam que vou dar o meu máximo e mais não posso prometer. Nem eu mesmo sei como me vai correr o Tour. Nunca consegui fazer um Top 10 e gostava muito que fosse este ano, mas tanta coisa pode suceder e, por isso, não traço grandes metas. Para já, o objectivo é chegar bem fisicamente e fazer o melhor que sei e puder fazer. Vou motivado e tranquilo. Só depois de passar a primeira semana, que é sempre muito crítica, farei um balanço».

Rui Costa (Lampre-Merida)

Entrevista por Helena Dias/APCP
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.