Avançar para o conteúdo principal

Pawel Bernas foge para a liderança da Alentejana

O polaco de 24 anos Pawel Bernas (ActiveJet Team) está a viver dias de sonho em território lusitano. Depois de conquistar a jornada inaugural do recente GP Liberty Seguros, competição na qual terminou no 2º lugar do pódio, hoje fugiu nos derradeiros quilómetros para o triunfo da quarta e penúltima etapa da 33ª Volta ao Alentejo, assumindo também a liderança da geral.

O quarto dia da Alentejana levou o pelotão a percorrer 143,7 km, partindo de Aljustrel rumo a Vila Nova de Santo André. Muito atacada desde o início, a jornada prometia voar nos pedais dos heróis à semelhança da etapa anterior, tendo sido pedalada a primeira hora a uma média de 49 km/h.

Após várias tentativas foi um duo luso-espanhol a conseguir tomar a frente da corrida. Percorridos 40 km de asfalto, Joni Brandão (Efapel) e Mario González (ActiveJet Team) fugiram ao pelotão, sempre sob controlo apertado da Team Tavira e W52-Quinta da Lixa, esquadras dos primeiros da geral.

Passada a primeira meta volante em Cercal (km 55,5), pontuada primeiramente por Mario González, o duo recebeu a companhia do campeão nacional sub-23 Joaquim Silva (W52-Quinta da Lixa), Xabier San Sebastián (Euskadi-EDP) e Garikoitz Bravo (Murias Taldea), corredor que na temporada passada correu no pelotão nacional. Contudo, o quinteto não teve vida longa já que, após a passagem pela meta volante em Santiago do Cacém (km 84,2), Garikoitz Bravo pontuou em primeiro o sprint intermédio mas perdeu o contacto com os companheiros de escapada devido a um problema mecânico. Em seguida, Mario González destacou-se novamente em primeiro na meta volante em Grândola (km 111,5), após a qual os quatro fugitivos viram terminar a aventura e o pelotão rumou à única dificuldade do dia.

A subida da Serra de Grândola era o momento ideal para tentar a sorte e um pequeno grupo não desperdiçou os 5,2 km de extensão da 3ª categoria (km 120,7). A luta pela camisola da montanha esteve ao rubro, coroando o alto o líder desta classificação Byron Guamá (Team Ecuador), logo seguido do bravo perseguidor mais próximo à luta pela camisola Frederico Figueiredo (Rádio Popular-Boavista). Sem montanha na última jornada, basta a Guamá finalizar a jornada de amanhã para revalidar o título de rei trepador da Alentejana.

Restavam 23 km para a chegada a Vila Nova de Santo André, vividos a todo o gás e com um sexteto a ganhar uma curta vantagem nos derradeiros quilómetros. Os corredores das equipas lusas Delio Fernández (W52-Quinta da Lixa), Sérgio Sousa (LA Alumínios-Antarte) e Alberto Gallego (Rádio Popular-Boavista), juntamente com Pawel Bernas (ActiveJet Team), Jarno Gmelich (Metec-TKH Continental Team) e o vencedor da primeira etapa James Oram (Axeon Cycling Team) fugiram ao pelotão, agarrando-se com as forças remanescentes aos escassos segundos que conseguiram ganhar na frente.

Na aproximação à meta, Pawel Bernas superiorizou-se aos demais adversários, cruzando a linha em solitário a 5 segundos de Delio Fernández e Sérgio Sousa. Com esta vitória, o polaco da ActiveJet Team subiu à liderança da camisola amarela, estando na geral a 5 segundos de Delio Fernández e de James Oram.

Nas demais coloridas camisolas, Manuel Cardoso (Team Tavira) perdeu a geral mantendo o comando dos pontos, Byron Guamá (Team Ecuador) da montanha e James Oram (Axeon Cycling Team) da juventude. A ActiveJet Team regressou ao comando no colectivo.

Amanhã, a quinta e última etapa reserva ao pelotão 175,1 km de Alcácer do Sal a Reguengos de Monsaraz.

Vitória de Pawel Bernas [©Zé Paulo]
Pawel Bernas lidera Alentejana [©Zé Paulo]
Resultados Et4
1 Pawel Bernas (Pol) ActiveJet Team 3:15:38 [44,072 km/h]
2 Delio Fernández (Esp) W52-Quinta da Lixa +5”
3 Sérgio Sousa (Por) LA Alumínios-Antarte +5”
4 Jarno Gmelich (Ned) Metec-TKH Continental Team +5”
5 Alberto Gallego (Esp) Rádio Popular-Boavista +5”
6 James Oram (Nzl) Axeon Cycling Team +5”
7 Rui Oliveira (Por) Liberty Seguros-Carglass +17”
8 Mikel Aristi (Esp) Euskadi-EDP +17”
9 Pawel Franczak (Pol) ActiveJet Team +17”
10 Filip Eidsheim (Nor) Team Fixit.No +17”

Geral
1 Pawel Bernas (Pol) ActiveJet Team 14:28:07
2 Delio Fernández (Esp) W52-Quinta da Lixa +5”
3 James Oram (Nzl) Axeon Cycling team +5”
4 Manuel Cardoso (Por) Team Tavira +11”
5 Sérgio Sousa (Por) LA Alumínios-Antarte +11”
6 Samuel Caldeira (Por) W52-Quinta da Lixa +14”
7 Alberto Gallego (Esp) Rádio Popular-Boavista +15”
8 Jarno Gmelich (Ned) Metec-TKH Continental Team +15”
9 Mario González (Esp) ActiveJet Team +19”
10 Rúben Guerreiro (Por) Axeon Cycling Team +20”
Resultados aqui
______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.