Avançar para o conteúdo principal

Jordi Simón conquista Troféu Alpendre

O 25º Troféu Alpendre Internacional do Guadiana teve como grande vencedor da geral o espanhol Jordi Simón (Team Ecuador). A vitória da última etapa sorriu ao canadiano Ryan Anderson (Optum p/b Kelly Benefit Strategies).

Jordi Simón partiu de amarelo e defendeu a liderança ao longo da 2ª e última etapa do Troféu, uma jornada de 163,6 km com partida e chegada em Alcoutim. Os quilómetros iniciais foram marcados por várias tentativas de escapada, todas infrutíferas dada a alta velocidade a que se rolava no pelotão.

Em grupo compacto, passaram a meta volante de Martim Longo (km 40,4) pontuada em primeiro pelo polaco Kamil Gradek (ActiveJet), seguindo-se a 3ª categoria em Casas Novas (km 59,5) coroada pelo espanhol Alberto Gallego (Rádio Popular-Boavista).

À primeira passagem pela meta (km 111,5), onde estava instalada a meta volante de Alcoutim, seguia um grupo na frente composto por Domingos Gonçalves (Efapel), Sérgio Sousa (LA Alumínios-Antarte), Hugo Sabido (Louletano-Ray Just Energy), David Rodrigues (Rádio Popular-Boavista), Guillaume Boivin e Phillip Gaimon (Optum) e Kamil Gradek (ActiveJet), que pontuou o sprint novamente em primeiro.

Na aproximação à 3ª categoria de Cortes Pereira (km 115,3), Phillip Gaimon aproveitou a inclinação para ganhar vantagem e coroar o alto. Enquanto os companheiros de fuga foram alcançados pelo pelotão, Gaimon continuou isolado na frente da corrida coroando a última dificuldade do dia, a 3ª categoria de Cortes Pereira (km 140,4), sendo também ele alcançado em seguida.

Sem espaço para fugas, o pelotão voou nos últimos quilómetros rumo à linha de todas as decisões em Alcoutim. Na luta pela vitória, Ryan Anderson foi o mais forte, impondo o sprint sobre o espanhol Vicente de Mateos (Louletano-Ray Just Energy) e o companheiro e conterrâneo Guillaum Boivin (Optum). O líder Jordi Simón cruzou a linha na 6ª posição, apenas a 3s, vencendo a geral final da prova.

Nas contas finais, Jordi Simón (Team Ecuador) conquistou a camisola amarela, a 11s do 2º lugar ocupado pelo luso Hernâni Brôco (LA Alumínios-Antarte) e a 13s do 3º lugar entregue ao vencedor da jornada Ryan Anderson (Optum).

Nas demais camisolas, Jordi Simón repetiu o triunfo na montanha, Ryan Anderson agarrou a classificação dos pontos e na juventude brilhou o luso Luís Gomes (Liberty Seguros/Carglass), que finalizou em 13º na geral. Novamente entre os primeiros da jornada, Daniel Freitas (Anicolor) destacou-se em 9º da geral, sendo o melhor ciclista de equipa de clube. Por equipas, o primeiro lugar coube à lusitana LA Alumínios-Antarte. 

Jordi Simón, vencedor do Troféu [Foto João Fonseca /FPC]
Pódio final do 25º Troféu Alpendre [Foto João Fonseca/FPC]
Resultados
1º Ryan Anderson (Can) Optum p/b Kelly Benefit Strategies 3:55:06
2º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Ray Just Energy m.t.
3º Guillaum Boivin (Can) Optum p/b Kelly Benefit Strategies m.t.
4º Andris Smirnovs (Lat) Rietumu-Delfin +3”
5º James Knox (GBr) Zappi's +3”
6º Jordi Simón (Esp) Team Ecuador +3”
7º Kamil Gradek (Pol) ActiveJet +3”
8º Sérgio Sousa (Por) LA Alumínios-Antarte +3”
9º Rafael Silva (Por) Efapel +3”
10º Daniel Freitas (Por) Anicolor +3”

Geral Final
1º Jordi Simón (Esp) Team Ecuador 7:35:52
2º Hernâni Brôco (Por) LA Alumínios-Antarte +11”
3º Ryan Anderson (Can) Optum p/b Kelly Benefit Strategies +13”
4º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Ray Just Energy +21”
5º Guillaume Boivin (Can) Optum p/b Kelly Benefit Strategies +22”
6º Kamil Gradek (Pol) ActiveJet +24”
7º Beñat Txoperena (Esp) Murias Taldea +28”
8º Pedro Paulinho (Por) LA Alumínios-Antarte +29”
9º Daniel Freitas (Por) Anicolor +30”
10º Andris Smirnovs (Lat) Rietumu-Delfin +30”
Resultados completos, aqui

______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.