Avançar para o conteúdo principal

Manuel Cardoso sprinta para a liderança da Alentejana

Num sprint à moda antiga entre dois grandes velocistas do pelotão nacional, a segunda etapa da 33ª Volta ao Alentejo viu triunfar na meta Manuel Cardoso (Team Tavira) frente a Samuel Caldeira (W52-Quinta da Lixa) e Ryan Anderson (Optum), assumindo desta forma a liderança da sonhada camisola amarela.

Ao segundo dia da Alentejana, o pelotão percorreu 152,5 km de Castelo de Vide a Mora. Sem montanha pontuável, o percurso viveu-se de forma intempestiva, fruto das inúmeras tentativas de fuga e com as equipas lusas bastante activas.

Aos primeiros quilómetros, a iniciativa de Frederik Galta (Team Coop-Oster Hus) e Imanol Estevez (Murias Taldea), aos quais se juntaram Nielson Powless (USA Cycling) e Albert Torres (Team Ecuador), foi sol de pouca dura. O quarteto ainda passou a meta volante de Nisa (km 25,5), pontuada em primeiro por Imanol Estevez, mas o controlo apertado do pelotão por parte das lusitanas W52-Quinta da Lixa e Team Tavira anulou a aventura.

Insatisfeito, o campeão mundial de pista Albert Torres repetiu o intento, desta feita acompanhado de Pawel Franczak (ActiveJet Team) e Beñat Txoperena (Murias Taldea). A vantagem obtida pelo trio, de pouco mais de 2 minutos, levou-os a superar na frente a meta volante em Ponte de Sôr (km 77,3), pontuada em primeiro por Pawel Franczak, mas depressa esta fuga se desvaneceu pela acção da norte-americana Axeon Cycling Team, em defesa da amarela de James Oram, e das lusas LA Alumínios-Antarte e Rádio Popular-Boavista, que não tinham ninguém na fuga.

Pela frente, a última meta volante em Avis (km 106,1), pontuada em primeiro por Pedro Paulinho (LA Alumínios-Antarte), e os derradeiros 46 km repletos de ataques e contra-ataques. Todos queriam tentar a sorte em Mora, levando a uma renhida disputa ao sprint.

Com a meta à vista, os sprinters lançaram-se para a linha, agarrando Manuel Cardoso (Team Tavira) a vitória da jornada e a liderança da Volta ao Alentejo. Na geral, o primeiro lugar é ocupado com o mesmo tempo do ex-líder James Oram (Axeon Cycling Team) e a 2 segundos de Samuel Caldeira (W52-Quinta da Lixa).

Nas coloridas camisolas, sem montanha neste dia Byron Guama (Team Ecuador) continuou na liderança da camisola castanha. Além da amarela, Manuel Cardoso assumiu também o comando dos pontos, Oscar Landa (Team Coop-Oster Hus) das metas volantes e James Oram (Axeon Cycling Team) da juventude. No colectivo, passou a liderar a polaca ActiveJet Team.

Amanhã, a terceira jornada reserva ao pelotão 189,6 km de Portel a Mértola.
 
Vitória ao sprint de Manuel Cardoso [©Zé Paulo]
Pódio da 2ª etapa [©Zé Paulo]

Resultados Et2
1 Manuel Cardoso (Por) Team Tavira 3:23:54 [44,875 km/h]
2 Samuel Caldeira (Por) W52-Quinta da Lixa m.t.
3 Ryan Anderson (Can) Optum m.t.
4 Mikel Aristi (Esp) Euskadi-EDP m.t.
5 Pawel Franczak (Pol) ActiveJet Team m.t.
6 Pedro Paulinho (Por) LA Alumínios-Antarte m.t.
7 Remco Te Brake (Ned) Metec-TKH Continental Team m.t.
8 Miguel Bryon (USA) USA Cycling m.t.
9 Rafael Silva (Por) Efapel m.t.
10 Filipe Cardoso (Por) Efapel m.t.

Geral
1 Manuel Cardoso (Por) Team Tavira 7:05:48
2 James Oram (USA) Axeon Cycling Team m.t.
3 Samuel Caldeira (Por) W52-Quinta da Lixa +2”
4 Rúben Guerreiro (Por) Axeon Cycling Team +4”
5 Ryan Anderson (Can) Optum +6”
6 Delio Fernández (Esp) W52-Quinta da Lixa +6”
7 Pedro Paulinho (Por) LA Alumínios-Antarte +7”
8 Imanol Estevez (Esp) Murias Taldea +7”
9 Beñat Txoperena (Esp) Murias Taldea +7”
10 Frederik Galta (Nor) Team Coop-Oster Hus +8”
Resultados aqui

______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro