Avançar para o conteúdo principal

Pedro Paulinho conquista Clássica da Primavera

Há 21 anos que Portugal vê celebrar a Clássica da Primavera. Com interrupções pelo meio, esta é umas das provas mais emblemáticas do calendário nacional, que na sua 19ª edição viu Pedro Paulinho (LA Alumínios-Antarte) sprintar para a conquista da meta frente a Daniel Freitas (Anicolor) e o experiente Manuel Cardoso (Team Tavira), vencedor em 2007.
Sprintazo de Pedro Paulinho (Foto Zé Paulo)
A jornada de 145,7 km pedalados na Póvoa de Varzim, marcada por uma fuga e o desgaste de sete passagens pelo Monte de S. Félix, teve seis aventureiros a marcar o ritmo na frente da corrida. Esta fuga chegou a superar os 5 minutos de vantagem, mas desvaneceu-se na derradeira volta.

Chegados aos 10 km finais, o pelotão alcançou os heróis em fuga não sem antes estes conseguirem agarrar as camisolas secundárias da montanha para Hugo Sancho (LA Alumínios-Antarte) e das metas volantes para João Matias (W52-Quinta da Lixa). Sem espaço para novas escapadas, o pelotão rumou à linha de todas as decisões, conquistada com supremacia por Pedro Paulinho.

Na batalha entre os mais jovens, Luís Gomes (Liberty Seguros-Carglass) repetiu o triunfo em sub-23 alcançado há dias no Troféu Alpendre, terminando hoje em 7º lugar. No colectivo, a Efapel imperou entre as equipas presentes e a Liberty Seguros-Carglass entre as equipas de clube.

Uma prova com a importância da Clássica da Primavera no calendário luso e a beleza inerente ao espectáculo que o pelotão sempre oferece no seu decorrer, apenas peca pela falta de divulgação e inexistente narração em directo.


Pedro Paulinho entra assim no rico palmarés da Clássica da Primavera:
2015 Pedro Paulinho (LA Alumínios-Antarte)
2014 Diego Rubio (Efapel-Glassdrive)
2012 Samuel Caldeira (Carmim-Prio)
2009 Edgar Pinto (Liberty Seguros)
2008 João Cabreira (Maia)
2007 Manuel Cardoso (Boavista)
2006 Sérgio Ribeiro (Barbot)
2005 Alberto Benito (Barbot)
2004 Fernando Ungria (Ovarense)
2003 Gustavo Veloso (Boavista)
2002 Ezequiel Mosquera (Paredes Rota dos Móveis)
2001 Arnoldas Saprykinas (Cantanhede-Marquês de Marialva)
2000 Paulo Barroso (Maia-MSS)
1999 Joaquim Andrade (Maia-CIN)
1998 Joaquim Sampaio (Maia-CIN)
1997 Manuel Liberato (Troiamarisco)
1996 Paulo Barroso (Maia-Jumbo-CIN)
1995 Paulo Ferreira (Sicasal-Acral)
1994 Delmino Pereira (Recer-Boavista)

Resultados
1º Pedro Paulinho (Por) LA Alumínios-Antarte 3:53:06 [37,503 km/h]
2º Daniel Freitas (Por) Anicolor m.t.
3º Manuel Cardoso (Por) Team Tavira m.t.
4º Guillaume Boivin (Can) Optum p/b Kelly Benefit Strategies m.t.
5º Filipe Cardoso (Por) Efapel m.t.
6º Rafael Silva (Por) Efapel m.t.
7º Luís Gomes (Por) Liberty Seguros-Carglass m.t.
8º César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista m.t.
9º José Castro (Esp) Supermercados Froiz m.t.
10º José de Segóvia (Esp) Louletano-Ray Just Energy m.t.
Resultados completos aqui
______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

  1. Porque motivo a edição de 2010 vencida pelo Cândida Barbosa nao está no historial?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O palmarés da prova foi retirado do site da Federação Portuguesa de Ciclismo. Só agora reparei nesse facto e não sei o porquê de não constar a vitória de Cândido Barbosa, que consecutivamente faria com que a Clássica de 2015 fosse a 20ª edição.

      Eliminar

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Mariana Líbano na Soltec Team em 2023: “Gostava de fazer a Vuelta, é uma corrida com que sempre sonhei”

Aos 18 anos de idade, ainda no escalão júnior, Mariana Líbano tornou-se num dos nomes mais sonantes do pelotão português feminino. Esta época, na vertente de Estrada correu pela VeloPerformance/JS Campinense sagrando-se vencedora da primeira edição da Volta a Portugal Feminina Sub-19, campeã nacional de contra-relógio, vice-campeã nacional de fundo e foi segunda na Taça de Portugal. Na vertente de BTT correu pela equipa Guilhabreu BTT e sagrou-se campeã nacional de XCO (cross country olímpico) e XCC (cross country curto), conquistou a Taça de Portugal de XCO e com a Selecção Nacional triunfou na prova Superprestígio em Caparroso, Espanha.   O Cycling & Thoughts entrevistou Mariana Líbano , que em 2023, naquele que será o seu primeiro ano de sub-23, ruma ao pelotão internacional pela equipa continental espanhola Soltec.   Mariana Líbano na performance que a levou ao título nacional de contra-relógio em 2022 (foto: Helena Dias) Cycling & Thoughts: Esta foi a tua melhor...