Avançar para o conteúdo principal

Rúben Guerreiro conquista 7º GP Liberty Seguros

Vitória lusa no desfecho da 7ª edição do GP Liberty Seguros – Troféu do Sudoeste e Costa Vicentina. O jovem Rúben Guerreiro viveu uma estreia de ouro pela americana Axeon Cycling Team, juntando ao triunfo da última etapa a conquista da geral individual.


Rúben Guerreiro grande vencedor do GP Liberty Seguros
(Foto Facebook Oficial do Atleta)


Na segunda e última jornada do GP Liberty Seguros, a distância percorrida foi um pouco mais curta do que na etapa inaugural. O pelotão pedalou 187,5 km com partida e chegada na vila Alentejana de Odemira. À semelhança do dia anterior, os ciclistas tiveram de batalhar bastante para conseguir tomar a frente da corrida. Hoje, a primeira iniciativa pertenceu à lusitana Efapel, conseguindo por alguns instantes fugir ao pelotão com Domingos Gonçalves, mas depressa o intento foi anulado.

Chegados à única meta volante do dia em Cercal (km 36,5), pontuada em primeiro pelo camisola amarela Pawel Bernas (ActiveJet Team), atento às bonificações na salvaguarda da liderança, o pelotão continuava unido e atento a qualquer movimentação perigosa para os lugares cimeiros da geral. Uns quilómetros mais à frente, Pawel parou para as naturais necessidades fisiológicas, o que é normal não tivesse o pelotão aumentado o ritmo e colocado o líder do Grande Prémio em apuros. Superado o episódio caricato com o dono da amarela de volta ao grande grupo, o pelotão rumou à única dificuldade montanhosa do dia.

Antes do alto, um grupo conseguiu alguma distância numa escapada que não duraria muito. O quinteto contou com a presença da dupla estrangeira James Oram (Axeon Cycling Team) e Evgeny Shalunov (Lokosphinx) e dos corredores de equipas nacionais Alejandro Marque (Efapel), Micael Isidoro (Louletano-Ray Just Energy) e César Fonte (Rádio Popular-Boavista), que coroou a 3ª categoria em Marmelete (km 110,1). Anulada a fuga, restavam ainda 66 km para tentar um assalto final ao pódio desta 7ª edição.

Os quilómetros foram passando e o pelotão, cada vez mais reduzido, não dava margem para fugas. Sem sucesso, o duo luso-espanhol Frederico Figueiredo (Rádio Popular-Boavista) e David De La Fuente (Efapel) tentou a sorte à falta de 25 km para o final. Seguiu-se outra tentativa por parte do líder da juventude, o luso Rúben Guerreiro (Axeon Cyclint Team) acompanhado pelo jovem norte-americano Colin Joyce (Team USA).

A vantagem obtida pela dupla parecia curta, de escassos segundos, mas a vontade de vencer imperou no guerreiro luso. À entrada dos últimos quilómetros, restavam 10 segundos e 2000 metros a separem Rúben Guerreiro da linha de todas as glórias. Numa pedalada vitoriosa, o jovem corredor de 20 anos agarrou a primeira vitória da temporada, deixando atrás de si Colin Joyce (Team USA) e o companheiro de equipa James Oram.

Com a vitória da etapa, Rúben Guerreiro conquistou o 7º GP Liberty Seguros, sucedendo ao também luso Rafael Silva (Efapel), que no ano transacto venceu a geral com igual brilhantismo em diferente terreno e este ano finalizou na 8ª posição (a 17s). O pódio de 2015 ficou completo com Pawel Bernas (ActiveJet Team) a 3 segundos e Colin Joyce (Team USA) a 6 segundos. As equipas lusitanas conseguiram mais dois lugares cimeiros da geral, em 6º Samuel Caldeira (W52-Quinta da Lixa) a 13 segundos e em 10º Vicente de Mateos (Louletano-Ray Just Energy) a 19 segundos.

Nas coloridas camisolas, Rúben Guerreiro juntou à amarela a camisola da juventude e a sua equipa Axeon triunfou no colectivo. Além do 2º lugar na geral, Pawel Bernas agarrou a camisola dos pontos. Na montanha, o rei foi César Fonte (Rádio Popular-Boavista) e Daniel Freitas (Anicolor) destacou-se como o melhor corredor das equipas de clube.

A cerimónia do pódio contou este ano com um momento especial, a entrega dos Troféus aos vencedores do Ranking Nacional APCP de 2014. O Ciclista do Ano Edgar Pinto (Skydive Dubai), o Equipier do Ano Luís Fernandes (W52-Quinta da Lixa) e o 1º Sub-23 Rúben Guerreiro (Axeon Cycling Team) foram premiados pela brilhante temporada realizada no ano transacto.

Vitória de Rúben Guerreiro (Foto Zé Paulo)
Edgar Pinto - Ciclista do Ano 2014 (Foto Zé Paulo)
Luís Fernandes - Equipier do Ano 2014 (Foto Zé Paulo)
Rúben Guerreiro - 1º Sub-23 do Ano 2014 (Foto Zé Paulo)
Resultados – Et2
1º Rúben Guerreiro (Por) Axeon Cycling Team 4:31:06
2º Colin Joyce (USA) Team USA m.t.
3º James Oram (Nzl) Axeon Cycling Team m.t.
4º Krists Neilands (Lat) Rietumu-Delfin m.t.
5º Sergey Shilov (Rus) Lokosphinx +4”
6º Pawel Bernas (Pol) ActiveJet +7”
7º Taylor Eisenhart (Usa) Team USA +7”
8º Sérgio Sousa (Por) LA Alumínios-Antarte +7”
9º Samuel Caldeira (Por) W52-Quinta da Lixa +7”
10º Daniel Mestre (Por) Team Tavira +7”

Geral Final
1º Rúben Guerreiro (Por) Axeon Cycling Team 9:35:39
2º Pawel Bernas (Pol) ActiveJet Team +3”
3º Colin Joyce (USA) Team USA +6”
4º James Oram (NZl) Axeon Cycling Team +8”
5º Krists Neilands (Lat) Rietumu-Delfin +12”
6º Samuel Caldeira (Por) W52-Quinta da Lixa +13”
7º Sergey Shilov (Rus) Lokosphinx +16”
8º Rafael Silva (Por) Efapel +17”
9º Pawel Franczak (Pol) ActiveJet Team +18”
10º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Ray Just Energy +19”
Classificações completas aqui
______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Mariana Líbano na Soltec Team em 2023: “Gostava de fazer a Vuelta, é uma corrida com que sempre sonhei”

Aos 18 anos de idade, ainda no escalão júnior, Mariana Líbano tornou-se num dos nomes mais sonantes do pelotão português feminino. Esta época, na vertente de Estrada correu pela VeloPerformance/JS Campinense sagrando-se vencedora da primeira edição da Volta a Portugal Feminina Sub-19, campeã nacional de contra-relógio, vice-campeã nacional de fundo e foi segunda na Taça de Portugal. Na vertente de BTT correu pela equipa Guilhabreu BTT e sagrou-se campeã nacional de XCO (cross country olímpico) e XCC (cross country curto), conquistou a Taça de Portugal de XCO e com a Selecção Nacional triunfou na prova Superprestígio em Caparroso, Espanha.   O Cycling & Thoughts entrevistou Mariana Líbano , que em 2023, naquele que será o seu primeiro ano de sub-23, ruma ao pelotão internacional pela equipa continental espanhola Soltec.   Mariana Líbano na performance que a levou ao título nacional de contra-relógio em 2022 (foto: Helena Dias) Cycling & Thoughts: Esta foi a tua melhor...