Avançar para o conteúdo principal

Dia conturbado com vitória holandesa na Alentejana

A vitória da terceira etapa da 33ª Volta ao Alentejo sorriu ao holandês Johim Ariesen (Metec-TKH Continental Team), superando ao sprint o camisola amarela Manuel Cardoso (Team Tavira) e o polaco Pawel Franczak (ActiveJet Team).

Esta sexta-feira viveu-se o dia mais longo e conturbado da Alentejana. A jornada de 189,6 km, entre Portel e Mértola, ficou marcada por diversas quedas que levaram vários corredores a sentir o asfalto, entre eles o líder Manuel Cardoso (Team Tavira).

A etapa desenhou-se no papel semelhante à do dia anterior, sem montanha pontuável e as três metas volantes habituais. Hoje, os locais dos sprints intermédios foram Viana do Alentejo (km 26,8), Vidigueira (km 56,9) e Aljustrel (km 116,5), pontuados em primeiro por Tijmen Eising (Metec-TKH Continental Team), Samuel Caldeira (W52-Quinta da Lixa) e Michal Podlaski (ActiveJet Team) respectivamente.

O desenrolar da jornada foi contado pelas inúmeras quedas, levando ao abandono de alguns corredores e deixando outros bastante marcados pelo asfalto. Sem fuga formada, ao km 67 após a passagem pela Vidigueira, o pelotão sofreu uma queda colectiva separando-se em dois grupos, ficando no mais atrasado os primeiros à geral. No grupo da frente destacou-se um quarteto composto por Alejandro Marque (Efapel), Michal Podlaski (ActiveJet Team), Asmund Lovik (Team Fixit.No) e Mikel Bizkarra (Murias Taldea), que conseguiu ganhar uma ligeira vantagem para o pelotão já reagrupado e comandado pela W52-Quinta da Lixa, que via Samuel Caldeira tornar-se no novo líder virtual da amarela, fruto das bonificações somadas nas primeiras duas metas volantes.

À medida que o pelotão se aproximou de Mértola, o trabalho da lusitana W52-Quinta da Lixa deu frutos, alcançando a fuga a cerca de 40 km para o desfecho da jornada. Tanto labor acabou por não resultar na conquista da meta nem no assalto à liderança da Alentejana, já que Johim Ariesen arrebatou a vitória na linha ao sprint e Manuel Cardoso terminou logo em seguida, segurando a amarela para a Team Tavira. Samuel Caldeira finalizou na quarta posição.

Nas coloridas camisolas, Manuel Cardoso permaneceu no comando da geral e dos pontos, Byron Guama (Team Ecuador) rei da montanha e James Oram (Axeon Cycling Team) na liderança da juventude. No colectivo, impera agora a lusitana Efapel.

Amanhã, a quarta e penúltima etapa reserva ao pelotão 143,7 km de Aljustrel a Vila Nova de Santo André. 

Vitória de Johim Ariesen [©Zé Paulo]
Festa do pódio da 3ª etapa [©Zé Paulo]
Resultados Et3
1 Johim Ariesen (Ned) Metec-TKH Continental Team 4:06:41 [46,116 km/h]
2 Manuel Cardoso (Por) Team Tavira m.t.
3 Pawel Franczak (Pol) ActiveJet Team m.t.
4 Samuel Caldeira (Por) W52-Quinta da Lixa m.t.
5 Rúben Guerreiro (Por) Axeon Cycling Team m.t.
6 Joyce Colin (USA) USA Cycling m.t.
7 Pedro Paulinho (Por) LA Alumínios-Antarte m.t.
8 Oscar Riesebeek (Ned) Metec-TKH Continental Team m.t.
9 Filipe Cardoso (Por) Efapel m.t.
10 Jordi Simon (Esp) Team Ecuador m.t.

Geral
1 Manuel Cardoso (Por) Team Tavira 11:12:23
2 Samuel Caldeira (Por) W52-Quinta da Lixa +3”
3 James Oram (Nzl) Axeon Cycling team +6”
4 Rúben Guerreiro (Por) Axeon Cycling Team +9”
5 Tijmen Eising (Ned) Metec-TKH Continental Team +11”
6 Delio Fernández (Esp) W52-Quinta da Lixa +12”
7 Ryan Anderson (Can) Optum +12”
8 Pedro Paulinho (Por) LA Alumínios-Antarte +13”
9 Michal Podlaski (Pol) ActiveJet Team +13”
10 Beñat Txoperena (Esp) Murias Taldea +13”
Resultados aqui

______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.