Avançar para o conteúdo principal

Antonio Civantos lidera Challenge Castilla y León

Benavente recebeu este sábado o primeiro dia do II Challenge Castilla y León, prova da categoria master organizada pelo Club Deportivo Pedaleo. As metas do dia foram conquistadas pelos espanhóis Antonio Martín (Rock & Sierra) e Antonio Civantos (GC Desam), a quem pertence a liderança da geral.

A Avenida Maragatos recebeu as duas primeiras etapas do Challenge Castilla y León. Pela manhã, 188 corredores disputaram o Gran Premio Master Tera-Orbigo num total de 64,5 km. O mais forte na meta foi Antonio Martin (Rock & Sierra), que cruzou a linha com o mesmo tempo de Jose Larrea (Goerna Mapei) e a 4s de Jose Parra (Nutrifitness Faura Gobik).

Da parte da tarde decorreu o Master Crono Virgen de la Veja, uma luta individual contra o relógio de 3,6 km. Antonio Civantos (GC Desam) foi o mais rápido entre os 170 ciclistas na estrada, com um tempo de 5m06s e pedalando a uma média de 42,353 km/h. Na segunda posição terminou Antonio Martin (Rock & Sierra) a 12s e em terceiro Raul Portillo (Goerna Mapei) a 18s.

Nas contas da geral, a liderança ficou nas mãos de Antonio Civantos (GC Desam). Na regularidade e na montanha comanda Antonio Martin (Rock & Sierra), nas metas volantes o companheiro de equipa Raul Turegano, nos sprints especiais Pablo Bernal (Nutrifitness Faura Gobik) e na geral Benavente Cristian Escudero (Goerna Mapei). Por equipas, lidera a Goerna Mapei.

Amanhã, disputa-se a terceira e última etapa do II Challenge Castilla y León. O Gran Premio Master Benavente y los Valles terá um percurso de 106 km com partida e chegada na Plaza Juan Carlos I.
 
Pódio da 1ª etapa (Foto Pedaleo)
Pódio da 2ª etapa (Foto Pedaleo)

Etapa 1 – Resultados
1º Antonio Martin (Esp) Rock & Sierra 1:26:34
2º Jose Larrea (Esp) Goerna Mapei m.t.
3º Jose Parra (Esp) Nutrifitness Faura Gobik +4”
4º Mariano Tejeda (Esp) AC Hotels by Marriott +4”
5º Ibon Garmendia (Esp) GNG-Aelvasa Galdak +4”
6º Oscar Romero (Esp) Independiente +4”
7º Antonio Masa (Esp) Discobolo +4”
8º Alberto Hierro (Esp) Tiritu +4”
9º Juan Aguado (Esp) AC Hotels by Marriott +4”
10º Ivan Treceño (Esp) Goerna Mapei +4”

Etapa 2 – Resultados
1º Antonio Civantos (Esp) GC Desam 0:05:06
2º Antonio Martin (Esp) Rock & Sierra +12”
3º Raul Portillo (Esp) Goerna Mapei +18”
4º Alberto Hierro (Esp) Tiritu +19”
5º Jose Larrea (Esp) Goerna Mapei +19”
6º Sergio Nuñez (Esp) Nutrifitness Faura Gobik +20”
7º Jose Jimenez (Esp) AC Hotels by Marriot +21”
8º Juan Rodriguez (Esp) Norinver +21”
9º Ricardo Ferrero (Esp) Loterias 2 Ciudad Astorga +22”
10º Oscar Romero (Esp) Independiente +26”

Geral
1º Antonio Civantos (Esp) GC Desam 1:31:44
2º Antonio Martin (Esp) Rock & Sierra +8”
3º Jose Larrea (Esp) Goerna Mapei +15”
4º Raul Portillo (Esp) Goerna Mapei +18”
5º Alberto Hierro (Esp) Tiritu +19”
6º Sergio Nuñez (Esp) Nutrifitness Faura Gobik +20”
7º Jose Jimenez (Esp) AC Hotels by Marriot +21”
8º Ricardo Ferrero (Esp) Loterias 2 Ciudad Astorga +22”
9º Oscar Romero (Esp) Independiente +26”
10º Mariano Tejeda (Esp) AC Hotels by Marriott +27”
Classificações completas em Edosof



______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.