Avançar para o conteúdo principal

Tiago Machado abre Ranking APCP 2015 na liderança

A Volta ao Algarve, primeira corrida do calendário nacional, marca o início do Ranking de 2015 elaborado pela APCP – Associação Portuguesa de Ciclista Profissionais. O ciclista Tiago Machado (Katusha), a equipa LA Alumínios-Antarte e o equipier João Matias (W52-Quinta da Lixa) abrem a temporada na liderança das três classificações.

A brilhante actuação de Tiago Machado (Katusha) na 41ª edição da Algarvia, fechando o pódio e conquistando a camisola de melhor português em prova, garante-lhe o 1º lugar do Ranking Ciclista do Ano, em Fevereiro. O corredor da equipa WorldTour russa lidera com 126 pontos, seguido a uma larga distância pelos 15 pontos de Sérgio Sousa (LA Alumínios-Antarte) e os 11 pontos do internacional José Mendes (Bora-Argon 18).

No Ranking Equipa do Ano, a LA Alumínios-Antarte ocupa a 1ª posição com 15 pontos, seguida da Team Tavira com 7 e pela Efapel com 1 ponto.

João Matias (W52-Quinta da Lixa) comanda o Ranking Equipier do Ano, fruto do trabalho e abnegação demonstrados na Algarvia em prol da equipa. Ao ver o líder com problemas na bicicleta num momento crítico da etapa, o jovem de 23 anos correspondeu ao chamado e não hesitou em entregar a sua bicicleta, desistindo da sua segunda Volta ao Algarve. Os 6 votos dos companheiros de pelotão dão-lhe a liderança em Fevereiro, seguido no 2º lugar por Nuno Meireles (LA Alumínios-Antarte) com 3 votos e em ex aequo no 3º lugar estão seis ciclistas com 2 votos, nomeadamente Bruno Silva e Pedro Paulinho (LA Alumínios-Antarte), Diogo Nunes e João Rodrigues (Team Tavira), Filipe Cardoso (Efapel) e Samuel Magalhães (Rádio Popular-Boavista).

Ciclista do Ano – 24/Fevereiro/2015
1º Tiago Machado (Por) Katusha 126
2º Sérgio Sousa (Por) LA Alumínios-Antarte 15
3º José Mendes (Por) Bora-Argon18 11
4º Ricardo Mestre (Por) Team Tavira 7
5º Filipe Cardoso (Por) Efapel 1

Equipa do Ano – 24/Fevereiro/2015
1ª LA Alumínios-Antarte 15
2ª Team Tavira 7
3ª Efapel 1

Equipier do Ano – 24/Fevereiro/2015
1º João Matias (Por) W52-Quinta da Lixa 6
2º Nuno Meireles (Por) LA Alumínios-Antarte 3
3º Bruno Silva (Por) LA Alumínios-Antarte 2
3º Diogo Nunes (Por) Team Tavira 2
3º Filipe Cardoso (Por) Efapel 2
3º João Rodrigues (Por) Team Tavira 2
3º Pedro Paulinho (Por) LA Alumínios-Antarte 2
3º Samuel Magalhães (Por) Rádio Popular-Boavista 2
9º Alejandro Marque (Esp) Efapel 1
9º Carlos Ribeiro (Por) W52-Quinta da Lixa 1
9º César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista 1
9º Diego Rubio (Esp) Efapel 1
9º Gustavo Veloso (Esp) W52-Quinta da Lixa 1
9º Hugo Sancho (Por) LA Alumínios-Antarte 1
9º Iúri Jorge (Por) Louletano-Ray Just Energy 1
9º Jose De Segovia (Esp) Louletano-Ray Just Energy 1
9º Luís Afonso (Por) LA Alumínios-Antarte 1
9º Sérgio Sousa (Por) LA Alumínios-Antarte 1

______
Realizado para APCP
Foto: Facebook Oficial Equipa Katusha
Entrevista a Tiago Machado, aqui
Entrevista a João Matias, aqui
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.