Avançar para o conteúdo principal

5Quinas/Município de Albufeira, pedais no feminino

Celina Carpinteiro e Orieta Oliveira deram o mote e o sonho tornou-se realidade. A 5Quinas/Município de Albufeira, nova equipa lusa feminina, nasceu para deleite dos fãs das duas rodas. O palco eleito para a apresentação oficial deste aliciante projecto foi a etapa inaugural da 41ª Volta ao Algarve.

A história recente do ciclismo português tem revelado um interesse cada vez maior pelo desenvolvimento da modalidade no feminino. Parco em calendário de Estrada, a maioria das ciclistas lusas abarca quase todas as vertentes, fortalecendo a temporada com provas de BTT, Pista e Ciclocrosse, tornando-as atletas bastante completas e versáteis. O talento existe, o valor está mais do que comprovado, apenas falta a vontade e a coragem de apostar na criação de equipas que possam tornar as corridas mais competitivas, atraindo deste modo os apoios necessários para o incremento do número de provas a fim de construir um calendário de Estrada mais completo.

A 5Quinas/Município de Albufeira é o resultado da vontade, do querer virar a página e mostrar que é possível elevar o ciclismo feminino ao mais alto nível em Portugal. Sob a direcção desportiva de Ludgero Coelho, o leque de valores reunido é constituído por 13 atletas.
5Quinas/Município de Albufeira [Foto Facebook Oficial Equipa]
CADETES:
Raquel Silva (14 anos), principais conquistas: 1º lugar no Encontro Nacional Estrada e BTT, 1º lugar no Troféu da Juventude Festival Bike, campeã regional XCO.
Rafaela Guia (14 anos), principais conquistas: 1º lugar no Encontro Nacional Escolas de Ciclismo.

JÚNIOR:
Natacha Cruz (17 anos), principais conquistas: campeã nacional Triatlo 2012.

ELITES:
Ana Rita Vigário (37 anos), principais conquistas: campeã nacional Cross Country 2010, campeã nacional Rampa 2009, vice-campeã nacional Fundo 2003/04/06, vice-campeã nacional CRI 2002/03/04/05/06/07/12, vice-campeã nacional Ciclocrosse 2010/11/12/13.
Celina Carpinteiro (34 anos), principais conquistas: campeã nacional XCM  2012/13/14, campeã nacional XCO 2012, campeã nacional Fundo 2011/13/14, vice-campeã nacional CRI 2014.
Francielle Crestan (24 anos).
Irina Coelho (33 anos), principais conquistas: 14 títulos de campeã nacional; medalhas de prata e bronze em ginástica, atletismo, triatlo e duatlo, destacando-se BTT e ciclismo de estrada em contra-relógio e fundo.
Liliana Jesus (31 anos).

MASTER:
Ana Gaspar (43 anos).
Filomena Gomes (45 anos).
Lisa Torpes (39 anos), principais conquistas: campeã regional Algarve XCM 2013, vice-campeã nacional Fundo Master 2013, vencedora da Taça de Portugal XCM 2014.
Natália Mendes (44 anos).
Orieta Oliveira (32 anos), principais conquistas: 2º lugar na 1ª Prova Taça de Portugal, 2º lugar na 4ª Prova Taça de Portugal.

______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.