Avançar para o conteúdo principal

Et4 VAlgarve: Sky reina no Malhão

A britânica Sky foi dona e senhora na rainha das etapas da 41ª Volta ao Algarve, com Richie Porte a conquistar o Alto do Malhão e Geraint Thomas a permanecer de amarela.
Geraint Thomas defende liderança (Foto Volta ao Algarve)
A mais aguardada e longa das jornadas chegou ao quarto dia da Algarvia. O pelotão teve pela frente 218,3 km de Tavira ao Alto do Malhão. A fuga não se fez esperar e logo aos primeiros quilómetros sete ciclistas lançaram-se à aventura. O luso Filipe Cardoso (EFP) fez-se acompanhar de Davide Malacarne (AST), Tony Gallopin (LTS), Adriano Malori (MOV), Mauritis Lammertink (ROO), Kamil Gradek (AJT) e Beñat Txoperena (MUR).

Sempre controlados à distância pela líder Sky no comando do pelotão, o grupo em fuga chegou a ter 5m de vantagem, ultrapassadas que estavam as metas volantes em Cacela (km 30,5) e Alcoutim (km 84). Com duas horas de prova nas pernas, começava a verdadeira batalha do dia rumo aos prémios de montanha.

A primeira dureza surgiu após quatro horas a pedalar. Como habitual, o Malhão (km 176,6) recebeu o pelotão com uma maré de gente para a primeira passagem no alto de 2ª categoria. A fuga, agora apenas de cinco aventureiros, coroou o alto com Malacarne (AST) na frente e pouco mais de 1m de vantagem para o pelotão, onde os ataques começaram a surgir.

Com a aproximação à 3ª categoria em Ameixieiras (km 207,3), o cenário mudou radicalmente. A fuga desapareceu no asfalto e do pelotão restava um pequeno grupo onde permanecia, entre outros, o camisola amarela Geraint Thomas (SKY) e o checo Zdenek Stybar (EQS), que com um ataque coroou o alto e tentou seguir em solitário até à segunda e derradeira passagem pelo Malhão.

Contudo, a armada da Sky não estava disposta a deixar fugir a etapa rainha, controlando todos os ataques até à conquista da meta no Alto do Malhão. Na linha de todas as decisões, a vitória sorriu ao australiano Richie Porte (SKY), mais forte em 3s do que o campeão do mundo Michal Kwiatkowski (EQS) e 6s do que o espanhol Ion Izagirre (MOV).

Entre os heróis lusos, uma vez mais Tiago Machado (KAT) destacou-se sendo o primeiro português a terminar a jornada em 6º lugar, a escassos 13s do vencedor. Também entre os primeiros, destaque para José Mendes (BOA) a terminar o dia em 10º lugar (a 31s) e Sérgio Sousa (LAA) em 14º (a 38s).

Além da camisola dos pontos, o líder Geraint Thomas (SKY) segurou a amarela ao cruzar a meta em 4º lugar, ficando na geral a 27s de Kwiatkowski (EQS) e a 1m11s do luso Tiago Machado (KAT). Nas demais lideranças, a russa Katusha assumiu o comando por equipas, Richie Porte (SKY) o comando da montanha e o italiano Davide Formolo (TCG) regressou à liderança da juventude.

A quinta e última jornada percorre 184,9 km de Almodôvar a Vilamoura.

21/02/2015 - Volta ao Algarve em Bicicleta (2.1) Stage 4 (215.7k)

Stage General  Results powered by ProCyclingStats
Pos.RiderTeamTime
1 PORTE RichieTeam Sky5:55:34
2 KWIATKOWSKI MichalEtixx - Quick Step0:03
3 IZAGIRRE IonMovistar Team0:06
4 THOMAS GeraintTeam Sky0:09
5 WOODS MichaelOptum p/b Kelly Benefit Strategies0:13
6 MACHADO TiagoTeam Katusha,,
7 FORMOLO DavideTeam Cannondale - Garmin0:16
8 LOSADA AlbertoTeam Katusha0:21
9 SANCHEZ Luis LeonAstana Pro Team0:25
10 MENDES JoséBora-Argon 180:31
Go to full results
______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.