Avançar para o conteúdo principal

Et4 VAlgarve: Sky reina no Malhão

A britânica Sky foi dona e senhora na rainha das etapas da 41ª Volta ao Algarve, com Richie Porte a conquistar o Alto do Malhão e Geraint Thomas a permanecer de amarela.
Geraint Thomas defende liderança (Foto Volta ao Algarve)
A mais aguardada e longa das jornadas chegou ao quarto dia da Algarvia. O pelotão teve pela frente 218,3 km de Tavira ao Alto do Malhão. A fuga não se fez esperar e logo aos primeiros quilómetros sete ciclistas lançaram-se à aventura. O luso Filipe Cardoso (EFP) fez-se acompanhar de Davide Malacarne (AST), Tony Gallopin (LTS), Adriano Malori (MOV), Mauritis Lammertink (ROO), Kamil Gradek (AJT) e Beñat Txoperena (MUR).

Sempre controlados à distância pela líder Sky no comando do pelotão, o grupo em fuga chegou a ter 5m de vantagem, ultrapassadas que estavam as metas volantes em Cacela (km 30,5) e Alcoutim (km 84). Com duas horas de prova nas pernas, começava a verdadeira batalha do dia rumo aos prémios de montanha.

A primeira dureza surgiu após quatro horas a pedalar. Como habitual, o Malhão (km 176,6) recebeu o pelotão com uma maré de gente para a primeira passagem no alto de 2ª categoria. A fuga, agora apenas de cinco aventureiros, coroou o alto com Malacarne (AST) na frente e pouco mais de 1m de vantagem para o pelotão, onde os ataques começaram a surgir.

Com a aproximação à 3ª categoria em Ameixieiras (km 207,3), o cenário mudou radicalmente. A fuga desapareceu no asfalto e do pelotão restava um pequeno grupo onde permanecia, entre outros, o camisola amarela Geraint Thomas (SKY) e o checo Zdenek Stybar (EQS), que com um ataque coroou o alto e tentou seguir em solitário até à segunda e derradeira passagem pelo Malhão.

Contudo, a armada da Sky não estava disposta a deixar fugir a etapa rainha, controlando todos os ataques até à conquista da meta no Alto do Malhão. Na linha de todas as decisões, a vitória sorriu ao australiano Richie Porte (SKY), mais forte em 3s do que o campeão do mundo Michal Kwiatkowski (EQS) e 6s do que o espanhol Ion Izagirre (MOV).

Entre os heróis lusos, uma vez mais Tiago Machado (KAT) destacou-se sendo o primeiro português a terminar a jornada em 6º lugar, a escassos 13s do vencedor. Também entre os primeiros, destaque para José Mendes (BOA) a terminar o dia em 10º lugar (a 31s) e Sérgio Sousa (LAA) em 14º (a 38s).

Além da camisola dos pontos, o líder Geraint Thomas (SKY) segurou a amarela ao cruzar a meta em 4º lugar, ficando na geral a 27s de Kwiatkowski (EQS) e a 1m11s do luso Tiago Machado (KAT). Nas demais lideranças, a russa Katusha assumiu o comando por equipas, Richie Porte (SKY) o comando da montanha e o italiano Davide Formolo (TCG) regressou à liderança da juventude.

A quinta e última jornada percorre 184,9 km de Almodôvar a Vilamoura.

21/02/2015 - Volta ao Algarve em Bicicleta (2.1) Stage 4 (215.7k)

Stage General  Results powered by ProCyclingStats
Pos.RiderTeamTime
1 PORTE RichieTeam Sky5:55:34
2 KWIATKOWSKI MichalEtixx - Quick Step0:03
3 IZAGIRRE IonMovistar Team0:06
4 THOMAS GeraintTeam Sky0:09
5 WOODS MichaelOptum p/b Kelly Benefit Strategies0:13
6 MACHADO TiagoTeam Katusha,,
7 FORMOLO DavideTeam Cannondale - Garmin0:16
8 LOSADA AlbertoTeam Katusha0:21
9 SANCHEZ Luis LeonAstana Pro Team0:25
10 MENDES JoséBora-Argon 180:31
Go to full results
______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Mariana Líbano na Soltec Team em 2023: “Gostava de fazer a Vuelta, é uma corrida com que sempre sonhei”

Aos 18 anos de idade, ainda no escalão júnior, Mariana Líbano tornou-se num dos nomes mais sonantes do pelotão português feminino. Esta época, na vertente de Estrada correu pela VeloPerformance/JS Campinense sagrando-se vencedora da primeira edição da Volta a Portugal Feminina Sub-19, campeã nacional de contra-relógio, vice-campeã nacional de fundo e foi segunda na Taça de Portugal. Na vertente de BTT correu pela equipa Guilhabreu BTT e sagrou-se campeã nacional de XCO (cross country olímpico) e XCC (cross country curto), conquistou a Taça de Portugal de XCO e com a Selecção Nacional triunfou na prova Superprestígio em Caparroso, Espanha.   O Cycling & Thoughts entrevistou Mariana Líbano , que em 2023, naquele que será o seu primeiro ano de sub-23, ruma ao pelotão internacional pela equipa continental espanhola Soltec.   Mariana Líbano na performance que a levou ao título nacional de contra-relógio em 2022 (foto: Helena Dias) Cycling & Thoughts: Esta foi a tua melhor...