Avançar para o conteúdo principal

Manuel Cardoso sprinta para a liderança da Alentejana

Num sprint à moda antiga entre dois grandes velocistas do pelotão nacional, a segunda etapa da 33ª Volta ao Alentejo viu triunfar na meta Manuel Cardoso (Team Tavira) frente a Samuel Caldeira (W52-Quinta da Lixa) e Ryan Anderson (Optum), assumindo desta forma a liderança da sonhada camisola amarela.

Ao segundo dia da Alentejana, o pelotão percorreu 152,5 km de Castelo de Vide a Mora. Sem montanha pontuável, o percurso viveu-se de forma intempestiva, fruto das inúmeras tentativas de fuga e com as equipas lusas bastante activas.

Aos primeiros quilómetros, a iniciativa de Frederik Galta (Team Coop-Oster Hus) e Imanol Estevez (Murias Taldea), aos quais se juntaram Nielson Powless (USA Cycling) e Albert Torres (Team Ecuador), foi sol de pouca dura. O quarteto ainda passou a meta volante de Nisa (km 25,5), pontuada em primeiro por Imanol Estevez, mas o controlo apertado do pelotão por parte das lusitanas W52-Quinta da Lixa e Team Tavira anulou a aventura.

Insatisfeito, o campeão mundial de pista Albert Torres repetiu o intento, desta feita acompanhado de Pawel Franczak (ActiveJet Team) e Beñat Txoperena (Murias Taldea). A vantagem obtida pelo trio, de pouco mais de 2 minutos, levou-os a superar na frente a meta volante em Ponte de Sôr (km 77,3), pontuada em primeiro por Pawel Franczak, mas depressa esta fuga se desvaneceu pela acção da norte-americana Axeon Cycling Team, em defesa da amarela de James Oram, e das lusas LA Alumínios-Antarte e Rádio Popular-Boavista, que não tinham ninguém na fuga.

Pela frente, a última meta volante em Avis (km 106,1), pontuada em primeiro por Pedro Paulinho (LA Alumínios-Antarte), e os derradeiros 46 km repletos de ataques e contra-ataques. Todos queriam tentar a sorte em Mora, levando a uma renhida disputa ao sprint.

Com a meta à vista, os sprinters lançaram-se para a linha, agarrando Manuel Cardoso (Team Tavira) a vitória da jornada e a liderança da Volta ao Alentejo. Na geral, o primeiro lugar é ocupado com o mesmo tempo do ex-líder James Oram (Axeon Cycling Team) e a 2 segundos de Samuel Caldeira (W52-Quinta da Lixa).

Nas coloridas camisolas, sem montanha neste dia Byron Guama (Team Ecuador) continuou na liderança da camisola castanha. Além da amarela, Manuel Cardoso assumiu também o comando dos pontos, Oscar Landa (Team Coop-Oster Hus) das metas volantes e James Oram (Axeon Cycling Team) da juventude. No colectivo, passou a liderar a polaca ActiveJet Team.

Amanhã, a terceira jornada reserva ao pelotão 189,6 km de Portel a Mértola.
 
Vitória ao sprint de Manuel Cardoso [©Zé Paulo]
Pódio da 2ª etapa [©Zé Paulo]

Resultados Et2
1 Manuel Cardoso (Por) Team Tavira 3:23:54 [44,875 km/h]
2 Samuel Caldeira (Por) W52-Quinta da Lixa m.t.
3 Ryan Anderson (Can) Optum m.t.
4 Mikel Aristi (Esp) Euskadi-EDP m.t.
5 Pawel Franczak (Pol) ActiveJet Team m.t.
6 Pedro Paulinho (Por) LA Alumínios-Antarte m.t.
7 Remco Te Brake (Ned) Metec-TKH Continental Team m.t.
8 Miguel Bryon (USA) USA Cycling m.t.
9 Rafael Silva (Por) Efapel m.t.
10 Filipe Cardoso (Por) Efapel m.t.

Geral
1 Manuel Cardoso (Por) Team Tavira 7:05:48
2 James Oram (USA) Axeon Cycling Team m.t.
3 Samuel Caldeira (Por) W52-Quinta da Lixa +2”
4 Rúben Guerreiro (Por) Axeon Cycling Team +4”
5 Ryan Anderson (Can) Optum +6”
6 Delio Fernández (Esp) W52-Quinta da Lixa +6”
7 Pedro Paulinho (Por) LA Alumínios-Antarte +7”
8 Imanol Estevez (Esp) Murias Taldea +7”
9 Beñat Txoperena (Esp) Murias Taldea +7”
10 Frederik Galta (Nor) Team Coop-Oster Hus +8”
Resultados aqui

______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.