Avançar para o conteúdo principal

Grandíssima, a inocência perdida

A um mês da 76ª edição, a Volta a Portugal Liberty Seguros desvenda o percurso e as equipas que irão disputar a desejada camisola amarela. A mais importante prova do calendário português já viveu tempos gloriosos, quando o pelotão percorria em três semanas o país de norte a sul, as estradas enchiam-se de admiradores para ver passar os seus heróis e estes mesmos heróis eram olhados com reverência aquém e além-fronteiras.

Passadas as Bodas de Diamante, na actualidade a Volta vive-se no norte e centro do país em dez etapas antecedidas por um prólogo. Completam o pelotão as seis equipas continentais lusitanas, a Selecção Nacional de jovens talentos e nove equipas estrangeiras de maior ou menor dimensão (uma continental profissional e oito continentais). O seu director Joaquim Gomes, que já saboreou a glória de conquistar a prova nos seus tempos de ciclista profissional (1989/93), tenta manter a chama da Volta bem ateada, enquanto um ou outro caso de comportamento menos correcto vem extinguindo este brilho tão difícil de manter.

Sim, a inocência de outros tempos perdeu-se, muito por culpa (se se pode usar esta palavra) das circunstâncias de um país pequeno na sua dimensão geográfica, repleto de dificuldades económicas crescentes e más gerências a nível não só ciclístico, que levam à escassez de equipas e à necessidade de obter resultados para garantir um lugar no pelotão. Esta necessidade leva, de quando em vez, a fazer uso de meios que (acreditamos) não justificam os fins, pois num desporto que se quer exemplar para as camadas mais jovens há que aceitar e preferir um herói que perde na estrada do que aquele que perderá, mais tarde, na secretaria o que tantos vibraram ver conquistar. E, assim, a chama da Grandíssima vai, inevitavelmente, extinguindo-se aos olhos internacionais.

Não é por acaso que várias empresas de renome se afastaram do ciclismo ao longo das últimas décadas. Não é por acaso que as estradas foram perdendo as marés de público que inundavam Portugal de lés-a-lés.

Contudo, há algo que permanece intacto… A Volta a Portugal continua a provocar aquele nervoso miudinho quando se aproxima o seu início. Continua a apaixonar muitos dos fãs lusos em ondas não tão grandiosas, mas que ainda fazem estremecer o asfalto no Alto da Torre ou na Sra. da Graça, quando o pelotão sofre nas suas míticas ascensões. Continua a acender a saudável rivalidade entre as equipas lusitanas, que sonham o ano inteiro pela conquista da Volta. Continua a fazer o sangue fervilhar nos mais novos ou mais experientes do pelotão nacional e também em muitos corredores internacionais. Continua a chamar algumas marcas para o seu patrocínio, umas novas, outras que nunca deixaram de apoiar o ciclismo como a Liberty Seguros, vendo neste desporto um meio totalmente viável de se promover e ter ganhos acima dos gastos em publicidade. À margem da realidade nacional, nunca é demais evidenciar as recentes palavras de Oleg Tinkov, dono da Tinkoff-Saxo, ao Velonews: “O ciclismo ainda é um desporto muito barato para patrocinar. Tenho imensa exposição por muito pouco dinheiro”.

A realidade não tem sido generosa com a Volta, mas ela sobrevive e mantém acesa a chama da sua grandiosidade. A inocência pode-se ter perdido, mas o magnetismo e a paixão com que se vive cada quilómetro… esses a Grandíssima não perdeu. Os olhos dos fãs continuam a encher-se do brilho das lágrimas aquando de uma imponente escalada, um frenético sprint ou a derradeira subida ao pódio.

Quem aprendeu a gostar deste desporto assistindo à Volta a Portugal pela televisão, jamais perderá o encanto no olhar ao ver os seus heróis pedalar o país e um deles tornar-se no grande conquistador de uma das mais belas e duras provas de ciclismo. Em 2014, o pelotão de 16 equipas irá pedalar 1613,4 km partindo do belo Minho, mais precisamente Fafe, até ao derradeiro cruzar de linha na capital Lisboeta.


ETAPAS
30/Jul – Prólogo 6,8 km CRI Fafe
31/Jul – Et.1 183,5 km Lousada / Maia
01/Ago – Et.2 171,8 km Gondomar / Braga
02/Ago – Et.3 180,0 km Viana do Castelo / Montalegre (estreia)
03/Ago – Et.4 192,5 km Boticas (estreia) / Mondim de Basto
04/Ago – Et.5 161,3 km Alvarenga (estreia) / Santo Tirso
05/Ago – Et.6 155,0 km Oliveira do Bairro / Viseu
06/Ago – Descanso
07/Ago – Et.7 172,5 km Belmonte / Torre
08/Ago – Et.8 194,0 km Sabugal / Castelo Branco
09/Ago – Et.9 28,9 km CRI Oleiros (estreia) / Sertã
10/Ago – Et.10 167,1 km Burinhosa (estreia) / Lisboa

EQUIPAS
Banco BIC-Carmim (Por)
Efapel-Glassdrive (Por)
LA Alumínios-Antarte (Por)
Louletano-Dunas Douradas (Por)
OFM-Quinta da Lixa (Por)
Rádio Popular- Boavista (Por)
Selecção Portuguesa (Por)
Caja Rural- Seguros RGA (Esp)
Burgos-BH (Esp)
BDC Marcpol (Pol)
4-72 Colombia (Col)
Lokosphinx (Rus)
SkyDive Dubai (UAE)
Team Ecuador (Ecu)
Team Stuttgard (Ger)
Team Ukyo (Jap)


Patrocinadores Oficiais 76ª Volta a Portugal: Liberty Seguros, Banco BIC, RTP, edp, Delta Cafés, KIA, Raposeira, Festina, Vitalis, Arko, Fundação INATEL, Glassdrive, Atlantic Service, Cachaça 51, Atum General, Hippos, KTM Bikes, Shimano, Ach Brito, PACTO, Jornal A BOLA, Antena1, CISION, JCDecaux, Ciclismo a Fundo, Estanhos D.António, Humadecoração, WCM, FERBAR, Cartosis, KontraProduções, Dietsport, Pastelaria Chafariz, Pousadas de Portugal, Gráfica Simões e Gaspar, BDR, Festival Bike, Instituto Geográfico do Exercito, Estradas de Portugal, Maia Cidade Europeia do Desporto e Portugal Sou Eu.

Foto: PODIUM / Volta a Portugal
Percurso detalhado aqui

Comentários

  1. Mais uma vez, uma exelente análise.
    Só discordo de um situação; Acho que a culpa não é das Empresas em si, se repararmos, que táticas de Merchandising, usam as equipas portuguesas para divulgar os seus sponsors??? Não basta só colocar o nome nas camisolas e carros...
    Os Responsáveis das Equipas deviam de ponderar, uma parte do seu pequeno orçamento e investir em publicidade, oferecer uma t-shirt um isqueiro um porta chaves muitas vezes parcerias com empresas desse ramo,divulgar o nome da empresa em troca de bens( logo esses brindes seriam gratuitos á equipa), isso é o que o povo gosta, pois 50% amam a modalidade e os outros vão atrás dos brindes... Outro aspeto que não compreendo é o fato de as equipas não fazerem contratos com orgãos de comunicação social, uma vez mais, sem dinheiro envolvido, mencionam o jornal, rádio ou televisão nos carros, e esses orgãos de c. social comprometem se a publicar noticias sobre a equipa.
    Poderia continuar com inúmeros exemplos Helena, algo está mal, é verdade, mas não é de agora.
    Continue com o exelente trabalho, pois são voces que fazem algo pelo ciclismo, sem qualquer interesse em ganho ;-)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.