Avançar para o conteúdo principal

João Almeida ao ataque em Jebel Jais

Restavam menos de 2 quilómetros para o final quando João Almeida (Deceuninck-Quick Step) decidiu tentar uma vez mais a sua sorte nos Emirados Árabes Unidos, desferindo um ataque no grupo de favoritos à classificação geral do UAE Tour. O corredor português tentou alcançar Alexey Lutsenko (Astana-Premier Tech), o último resistente da fuga do dia, mas foi Jonas Vingegaard (Team Jumbo-Visma) quem o conseguiu fazer num contra-ataque que levou o dinamarquês de 24 anos à vitória da quinta etapa, em Jebel Jais, seguido na meta por Tadej Pogacar (UAE Team Emirates), que manteve a liderança da prova.
 
João Almeida ao ataque na quinta etapa do UAE Tour (© LaPresse / UAE Tour)

“A subida foi bastante constante e senti-me bem desde o início, por isso, pedalei a bom ritmo. No final, tentei atacar já que não tinha nada a perder, mas a pendente não era inclinada o suficiente para abrir espaço. No final do dia, estou contente por ter mantido o terceiro lugar e irei continuar com o mesmo foco nas próximas etapas”, referiu João Almeida, após cruzar a meta no quinto lugar, a 6 segundos, mantendo-se em terceiro na classificação geral, agora a 1m12s do lugar mais alto do pódio.
 
Nesta quinta jornada do UAE Tour, o pelotão pedalou 170 quilómetros entre Fujairah Marine Club e Jebel Jais, uma subida de 21,1 quilómetros a 5,4% de pendente média. O primeiro herói a tentar a fuga do dia foi o suíço Mathias Frank (AG2R Citroen Team), a quem se juntou mais tarde o companheiro de equipa Larry Warbasse, Roger Kluge (Lotto Soudal), Thomas De Gendt (Lotto Soudal), Kevin Colleoni (Team BikeExchange), Lasse Norman Hansen (Qhubeka-Assos), Omer Goldstein e Alex Dowsett (Israel Start-Up Nation) e Alexey Lutsenko (Astana-Premier Tech).
 
Foi precisamente o corredor cazaque Lutsenko o último da numerosa fuga a ser alcançado por Jonas Vingegaard, a 250 metros da meta, que desta forma conquistou a segunda vitória WorldTour da sua jovem carreira, tendo brilhado na sexta etapa do Tour de Pologne, em 2019.
 
“Foi uma vitória muito emocional. Passaram quase dois anos desde a minha última vitória. Vim aqui para tentar estar bem na classificação geral. Infelizmente, não consegui estar no grupo da frente na primeira etapa, portanto já não havia nada a fazer e sofri um pouco na primeira etapa de montanha, devido ao calor. Esta manhã, a nossa táctica era para o Sepp Kuss atacar nos últimos três quilómetros, enquanto eu era suposto esperar pelo sprint. Contudo, tornou-se evidente que não seria um final ao sprint e vi uma oportunidade de atacar. Estou contente por ter agarrado a oportunidade e agora tenho uma vitória de etapa. Não sei se esta vitória me irá abrir mais oportunidades. Temos uma equipa forte. Irei correr diversas vezes para ajudar o Primoz [Roglic] ou o Steven [Kruijswijk] ou qualquer que seja o líder na corrida. Claro que também irei ter a minha oportunidade, mas ainda sou jovem, portanto não me stresso com isso. No futuro, quero lutar por classificações gerais, mas agora o meu principal trabalho passa por ajudar os líderes que temos. Este ano tenho planeado correr a Vuelta novamente. Adorei fazê-lo o ano passado para o Primoz. Ele é um excelente capitão e muito simpático. Quero correr para ele.”, disse Vingegaard.
 
A três segundos cruzou a meta Tadej Pogacar, seguido do segundo à geral Adam Yates (Ineos Grenadiers). “Foi um dia difícil. O mais importante foi defender a camisola e consegui fazê-lo. A equipa também o fez. Nos próximos dois dias teremos de estar focados, porque tudo pode acontecer. Teremos de ter cuidado e manter a camisola vermelha até à meta final. Vamos para o Dubai com boas memórias de anos anteriores e estou feliz por voltar novamente. Sinto que lá são como família, respeitam-me”, afirmou Pogacar.
 
A sexta e penúltima etapa irá percorrer 165 quilómetros com partida em Deira Island e chegada em Palm Jumeirah.
 
Resultados Etapa 5:
1º Jonas Vingegaard (Team Jumbo-Visma) 4:19:08
2º Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) a 3s
3º Adam Yates (Ineos Grenadiers) a 3s
4º Sergio Higuita (EF Education-Nippo) a 5s
5º João Almeida (Deceuninck-Quick Step) a 6s
6º Nick Schultz (Team Bike Exchange) a 6s
7º Sepp Kuss (Team Jumbo-Visma) a 8s
8º Wout Poels (Bahrain-Victorious) a 8s
9º Ben Hermans (Israel Start-Up Nation) a 8s
10º Geoffrey Bouchard (AG2R Citroen Team) a 8s
34º Rúben Guerreiro (EF Education-Nippo) a 1:22s
 
Classificação Geral:
1º Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) 17:09:26
2º Adam Yates (Ineos Grenadiers) a 45s
3º João Almeida (Deceuninck-Quick Step) a 1:12s
4º Chris Harper (Team Jumbo-Visma) a 1:54s
5º Neilson Powless (EF Education-Nippo) a 1:56s
6º Mattias Jensen (Trek-Segafredo) a 2:47s
7º Damiano Caruso (Bahrain-Victorious) a 2:49s
8º Mattia Cattaneo (Deceuninck-Quick Step) a 4:03s
9º Rubén Fernández (Cofidis) a 4:23s
10º Fausto Masnada (Deceuninck-Quick Step) a 6:40s
31º Rúben Guerreiro (EF Education-Nippo) a 13:39s

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.