Avançar para o conteúdo principal

Sólido contra-relógio eleva João Almeida a 2º no UAE Tour

Pelo segundo dia consecutivo, o português João Almeida (Deceuninck-Quick Step) destacou-se entre os melhores corredores no UAE Tour, nos Emirados Árabes Unidos. A jovem estrela da equipa belga protagonizou um sólido contra-relógio em Al Hudayriat Island, terminando com o sexto melhor tempo do dia e subindo a segundo da classificação geral, a escassos 5s do novo líder Tadej Pogacar (UAE-Team Emirates).
 
João Almeida lidera pontos e sprints intermédios no UAE Tour (© LaPresse / UAE Tour)

“Penso que fiz um bom esforço, posso ficar feliz. Foi curto, mas bastante difícil. Não sabia o que esperar. No final, o que conta também é a vantagem e é uma vantagem bastante curta entre mim e Tadej Pogacar, ainda estamos muito próximos. Penso que estou numa óptima posição antes da etapa rainha, embora nunca tenha subido Jebel Hafeet. Não conheço estas estradas. É um pouco uma desvantagem, mas penso que não irá fazer grande diferença. Certamente não será fácil. Iremos ter um longo dia até alcançarmos a subida. Esperemos pelo melhor”, destacou João Almeida.
 
A segunda etapa exigiu ao pelotão um esforço individual de 13 quilómetros, do qual saiu vencedor o campeão do mundo da especialidade, o italiano Filippo Ganna (Ineos Grenadiers) com o tempo de 13m56s a 55,981 km/h. Na segunda posição ficou o suíço Stefan Bisseger (EF Education-Nippo), a 14s, e em terceiro o dinamarquês Mikkel Bjerg (UAE Team Emirates), que gastou mais 21s. Já João Almeida fechou o dia em sexto lugar, a 30s, e vestiu a liderança da camisola dos pontos e dos sprints intermédios.
 
Ganna afirmou: “Estou muito feliz com este resultado alcançado com esta maravilhosa camisola arco-íris. Qualquer contra-relógio é uma corrida diferente, nunca é fácil. Algumas pessoas pensam assim, porque sou o campeão do mundo e os contra-relógios são fáceis para mim, mas não é assim, pois cada corrida é um novo teste. Hoje fiz uma boa performance, a próxima que irei fazer será no Tirreno-Adriatico. Ontem tivemos de parar por ‘necessidades fisiológicas’ e depois os abanicos começaram. Felizmente, tivemos o Adam [Yates] na frente, temos a esperança dele chegar à camisola vermelha [da classificação geral], que venceu o ano passado. O vento ainda terá um papel importante nesta corrida, ainda muito pode mudar. O meu foco é ajudar o Adam, especialmente antes de começar a subida.”
 

O esloveno Tadej Pogacar (UAE-Team Emirates) pedalou o quarto melhor tempo da jornada, gastando mais 24s, o que lhe valeu a subida à liderança da classificação geral e da juventude. “Sabia antes do contra-relógio que a minha forma estava boa, fiz um bom contra-relógio e estou contente com o resultado. Ter a camisola de líder é muito bom para nós. Podemos ir com maior confiança para as próximas etapas. Hoje, estive mais focado em mim e em fazer o melhor tempo possível do que nas capacidades do João Almeida. Mas antes de começar importava-me saber se ele estava a ir bem. Sabia que ele ia andar bem. Penso que fiz o meu melhor contra-relógio numa extensão tão curta. Cinco segundos de vantagem sobre Almeida não é muito, mas é uma vantagem. Estou na posição de defesa e ele precisa de atacar. É mais fácil controlar do que ter de ganhar tempo, mas ainda temos cinco etapas pela frente e muito pode acontecer. Amanhã é a mais dura chegada em alto, espero ter as melhores pernas possíveis”, referiu Pogacar.

 
A equipa Alpecin-Fenix, do vencedor da primeira etapa Mathieu van der Poel, em acordo com o organizador do UAE Tour, decidiu abandonar a corrida, devido a um caso positivo à covid-19 num dos elementos do staff, conhecido através dos testes realizados na noite de domingo (dia 21). Desta forma, pretendeu-se assegurar a continuidade da corrida em segurança, de acordo com o comunicado de imprensa da prova.
 
A terceira etapa, rainha desta prova, irá percorrer 166 quilómetros com partida em Strata Manufactoring e chegada a Jebel Hafeet, uma subida de 10,8 quilómetros de extensão com 10% de pendente máxima.
 
Resultados Etapa 2:
1º Filippo Ganna (Ineos Grenadiers) 0:13:56
2º Stefan Bisseger (EF Education-Nippo) a 14s
3º Mikkel Bjerg (UAE Team Emirates) a 21s
4º Tadej Pogacar (UAE-Team Emirates) a 24s
5º Luis León Sánchez (Astana-Premier Tech) a 30s
6º João Almeida (Deceuninck-Quick Step) a 30s
7º Max Walscheid (Team Qhubeka Assos) a 32s
8º Stefan De Bod (Astana-Premier Tech) a 33s
9º DanielMartínez (Ineos Grenadiers) a 36s
10º Matthias Brandle (Israel Start-Up Nation) a 38s
60º Rúben Guerreiro (EF Education-Nippo) a 1:17s
 
Classificação Geral:
1º Tadej Pogacar (UAE-Team Emirates) 4:00:05
2º João Almeida (Deceuninck-Quick Step) a 5s
3º Mattia Cattaneo (Deceuninck-Quick Step) a 18s
4º Chris Harper (Team Jumbo-Visma) a 33s
5º Adam Yates (Ineos Grenadiers) a 39s
6º Neilson Powless (EF Education-Nippo) a 41s
7º Anthony Roux (Groupama-FDJ) a 45s
8º David Dekker (Team Jumbo Visma) a 46s
9º Michael Morkov (Deceuninck-Quick Step) a 47s
10º Mattias Jensen (Trek-Segafredo) a 48s
67º Rúben Guerreiro (EF Education-Nippo) a 9:24s
 

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro