Avançar para o conteúdo principal

João Almeida 3º na geral, Tadej Pogacar conquista UAE Tour

A juventude continua a dar cartas no ciclismo internacional. Imagem disso mesmo foi o desenrolar da terceira edição do UAE Tour, nos Emirados Árabes Unidos, onde o primeiro e o terceiro da classificação geral terminaram com dois jovens a ocupar os seus lugares. O esloveno Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) conquistou o lugar mais alto do pódio, enquanto o português João Almeida (Deceuninck-Quick Step) fechou no terceiro lugar, a 1m02s. No meio dos dois corredores, de 22 anos de idade, ficou na segunda posição o britânico de 28 anos Adam Yates (Ineos Grenadiers), a 35 segundos.
 
João Almeida terceiro na classificação geral do UAE Tour (©LaPresse / UAE Tour)

João Almeida alcançou desta forma o seu melhor resultado em corridas WorldTour. Depois de um ano de 2020 inesquecível, no qual brilhou de rosa no Giro d’Itália, vestindo por 15 dias a liderança e terminando em quarto da geral da Corsa Rosa, o jovem luso apresentou-se em boa forma no UAE Tour, destacando-se como um dos favoritos à luta pela geral desde o início da competição emiradense. “É sempre bom começar a temporada com o pé direito. É algo que qualquer corredor deseja. Estou realmente satisfeito com o resultado e a corrida que fizemos. Duas vitórias em etapa e três homens no Top 10 é óptimo, uma performance top desta equipa incrível, à qual estou extremamente agradecido por todo o trabalho e ajuda. Terminar em terceiro numa corrida deste calibre é um resultado que aumenta a moral e que irei levar para as minhas corridas de Março”, referiu.
 
Apesar de ser a derradeira etapa do UAE Tour, o pelotão não foi poupado a alguns sustos no decorrer dos 147 quilómetros iniciados em Yas Mall. Já a fuga do dia, composta pelo francês Alexeys Brunel (Groupama-FDJ) e os italianos Samuele Battistella e Matteo Sobrero (Astana-Premier Tech), pedalava na frente há vários quilómetros, quando a cerca de 60 quilómetros para o final o vento pregou uma partida ao pelotão, o qual se fraccionou, deixando João Almeida num segundo grupo. A equipa belga Deceuninck-Quick Step lutou para chegar à frente de corrida, onde seguia um grupo com primeiro e segundo da geral, que entretanto tinha alcançado o trio em fuga.
 
O esforço de unir novamente o pelotão acabaria por ser concluído com sucesso, não sem antes suceder novo susto, uma queda que deixou Adam Yates ferido na cara, mas rapidamente o britânico regressou à bicicleta, mantendo o seu segundo lugar na geral seguro.
 
Já com a meta em Abu Dhabi Breakwater à vista, os velocistas voaram a todo o gás para a linha da vitória, com o australiano Caleb Ewan (Lotto Soudal) a conquistar o primeiro triunfo da temporada diante de Sam Bennett (Deceuninck-Quick Step) e Phil Bauhaus (Bahrain-Victorious).
 
“Viemos aqui para ganhar uma etapa e só tínhamos mais esta oportunidade. Havia um pouco de pressão para terminar com um bom resultado hoje. Foi um alívio quando cruzei a meta. Em toda a minha carreira, nunca cheguei tão longe no ano sem vencer. Esta vitória irá aumentar a minha confiança rumo às corridas na Europa”, referiu Ewan.
 
Tadej Pogacar conquistou a camisola da classificação geral e da juventude, enquanto a sua equipa UAE Team Emirates arrecadou a classificação por equipas. O jovem esloveno soma no seu palmarés 19 vitórias profissionais, entre elas três vitórias de classificações gerais de corridas WorldTour, nomeadamente o UAE Tour 2021, Tour de France 2020 e Amgen Tour of California 2019, e também as corridas Volta a la Comunitat Valenciana 2020 e Volta ao Algarve 2019.
 
“Isto é enorme. Era o meu primeiro objectivo da temporada e a minha primeira corrida em casa, por isso, era realmente importante e estou muito feliz. A minha equipa e os meus companheiros fizeram um excelente trabalho e conseguimos a vitória. Esta é uma das nossas melhores conquistas. Irei voltar aos Emirados Árabes Unidos com toda a certeza. Focámo-nos nesta prova e agora vamos levar a temporada passo a passo. Irei fazer a Tirreno [Adriatico], depois as clássicas e preparar o Tour [de France] e provavelmente os nacionais. Tenho um calendário bastante ocupado este ano ”, concluiu Pogacar.
 
Tadej Pogacar e UAE Team Emirates conquistam UAE Tour (© LaPresse / UAE Tour)


Quanto às demais camisolas em disputa, o holandês David Dekker (Team Jumbo-Visma) conquistou a camisola dos pontos e o francês Tony Gallopin (AG2R Citroen Team) a camisola dos sprints intermédios.
 
Resultados Etapa 7:
1º Caleb Ewan (Lotto Soudal) 3:18:29
2º Sam Bennett (Deceuninck-Quick Step) m.t.
3º Phil Bauhaus (Bahrain-Victorious) m.t.
4º Michael Morkov (Deceuninck-Quick Step) m.t.
5º Cees Bol (Team DSM) m.t.
6º André Greipel (Israel Start-Up Nation) m.t.
7º Andrea Vendrame (AG2R Citroen Team) m.t.
8º Luka Mezgec (Team BikeExchange) m.t.
9º Riccardo Minali (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux) m.t.
10º Yevgeniy Gidich (Astana-Premier Tech) m.t.
23º João Almeida (Deceuninck-Quick Step) m.t.
28º Rúben Guerreiro (EF Education-Nippo) m.t.
 
Classificação Geral Final:
1º Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) 24:00:28
2º Adam Yates (Ineos Grenadiers) a 35s
3º João Almeida (Deceuninck-Quick Step) a 1:02s
4º Chris Harper (Team Jumbo-Visma) a 1:42s
5º Neilson Powless (EF Education-Nippo) a 1:45s
6º Mattias Jensen (Trek-Segafredo) a 2:37s
7º Damiano Caruso (Bahrain-Victorious) a 2:39s
8º Mattia Cattaneo (Deceuninck-Quick Step) a 3:53s
9º Rubén Fernández (Cofidis) a 4:13s
10º Fausto Masnada (Deceuninck-Quick Step) a 6:30s
27º Rúben Guerreiro (EF Education-Nippo) a 13:29s

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro