Avançar para o conteúdo principal

Sam Bennett atinge 50ª vitória da carreira

O irlandês Sam Bennett (Deceuninck-Quick Step) alcançou o primeiro triunfo da temporada, a 50ª vitória profissional da sua carreira, ao conquistar a quarta etapa do UAE Tour, nos Emirados Árabes Unidos. A classificação geral não sofreu alterações, com Tadej Pogacar (UAE-Team Emirates) a manter a liderança e o português João Almeida (Deceuninck-Quick Step) o terceiro lugar, a 1m03s.
 
Sam Bennett conquista 50ª vitória profissional da carreira (© LaPresse / UAE Tour)

Após a vitória, Bennett referiu: “Sabe bem vencer o meu primeiro sprint da temporada. Tive de esperar alguns dias para ter esta oportunidade. Estava muito nervoso antes do sprint, porque era o meu primeiro sprint em pelotão do ano. Segui os meus companheiros, que fizeram um trabalho fantástico. O meu comboio foi pela direita, pois era o caminho mais curto para a meta, mas eu escolhi o caminho mais longo pela esquerda, porque senti que tinha velocidade suficiente. Penso que hoje é a minha 50ª vitória profissional. É muito bom consegui-la.”
 
O quarto dia do UAE Tour levou o pelotão na mais longa viagem desta terceira edição, 204 quilómetros com partida e chegada em Al Marjan Island. Um duo francês composto por François Bidard (AG2R-Citroen Team) e Olivier Le Gac (Groupama-FDJ) encetou a fuga do dia até cerca de 30 quilómetros para o esperado desfecho ao sprint.
 
Na luta pela vitória à mais alta velocidade, Bennett impôs-se à concorrência, deixando na segunda posição David Dekker (Team Jumbo-Visma) e em terceiro Caleb Ewan (Lotto Soudal). Com o mesmo tempo cruzou a meta em 24º o luso João Almeida, que neste dia perdeu a camisola dos sprints intermédios para Tony Gallopin (AG2R Citroen Team).
 
Tadej Pogacar cruzou a meta em 20º, com o mesmo tempo do vencedor. “Foi um dia bastante longo e quente. Penso que todos sentimos as consequências da etapa de ontem. Hoje foi mais calmo, mas ainda assim bastante rápido no final. Foi pena o nosso sprinter Fernando Gaviria não ter ganho, mas terá mais oportunidades. A próxima etapa vai ser muito difícil. Todos sabemos como Adam Yates está forte. Espero ter boas pernas novamente”, disse.
 
A quinta etapa será de montanha, num total de 170 quilómetros, com partida em Fujairah Marine Club e chegada a Jebel Jais.
 
Resultados Etapa 4:
1º Sam Bennett (Deceuninck-Quick Step) 4:51:51
2º David Dekker (Team Jumbo-Visma) m.t.
3º Caleb Ewan (Lotto Soudal) m.t.
4º Elia Viviani (Cofidis) m.t.
5º Matteo Moschetti (Trek-Segafredo) m.t.
6º Pascal Ackermann (Bora-hansgrohe) m.t.
7º Phil Bauhaus (Bahrain-Victorious) m.t.
8º Giacomo Nizzolo (Team Qhubeka Assos) m.t.
9º Fernando Gaviria (UAE Team Emirates) m.t.
10º Kaden Groves (Team BikeExchange) m.t.
24º João Almeida (Deceuninck-Quick Step) m.t.
31º Rúben Guerreiro (EF Education-Nippo) m.t.
 
Classificação Geral:
1º Tadej Pogacar (UAE-Team Emirates) 12:50:21
2º Adam Yates (Ineos Grenadiers) a 43s
3º João Almeida (Deceuninck-Quick Step) a 1:03s
4º Chris Harper (Team Jumbo-Visma) a 1:43s
5º Neilson Powless (EF Education-Nippo) a 1:45s
6º Mattias Jensen (Trek-Segafredo) a 2:36s
7º Mattia Cattaneo (Deceuninck-Quick Step) a 2:38s
8º Damiano Caruso (Bahrain-Victorious) a 2:38s
9º Rubén Fernández (Cofidis) a 3:32s
10º Fausto Masnada (Deceuninck-Quick Step) a 4:47s
29º Rúben Guerreiro (EF Education-Nippo) a 12:14s

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro