Avançar para o conteúdo principal

João Almeida mantém-se firme no pódio do UAE Tour

O português João Almeida (Deceuninck-Quick Step) deu tudo ao longo da subida final de Jebel Hafeet, mantendo-se firme e forte na perseguição à camisola vermelha da liderança do UAE Tour. Cruzou a meta em sexto e manteve-se no pódio da classificação geral, descendo ao terceiro lugar, a 1m03s do esloveno Tadej Pogacar (UAE-Team Emirates), que conquistou a etapa-rainha e consolidou a liderança da prova disputada nos Emirados Árabes Unidos.
 
João Almeida manteve-se sempre no comando da perseguição ao longo da subida de Jebel Hafeet 
(© Tim De Waele / Getty Images)

 “Foi uma corrida dura. Estava muito calor, o que tornou tudo mais difícil. Mas fiz uma boa subida e estou contente com o resultado. Ninguém me ajudou no grupo perseguidor, mas consegui não perder muito tempo. Penso que foi um resultado positivo. O Top 3 é o meu objectivo, adorava ficar no pódio final do UAE Tour”, referiu Almeida.
 
A terceira etapa partiu de Strata Manufactoring rumo ao final em Jebel Hafeet, num total de 166 quilómetros. Nos momentos iniciais, Tony Gallopin (AG2R Citroen Team) e Thomas De Gendt (Lotto Doudal) encetaram uma fuga a dois, que conseguiu angariar uma vantagem máxima de pouco mais de seis minutos, tendo terminado aos primeiros quilómetros da subida final.
 
Com Jebel Hafeet pela frente, de 10,8 quilómetros de extensão e 10% de pendente máxima, os ataques não se fizeram esperar com Adam Yates (Ineos Grenadiers) e Tadej Pogacar a destacarem-se na frente, enquanto João Almeida lutava com todas as forças sempre no comando do pequeno grupo perseguidor.
 
Já perto da linha de meta, num sprint a dois, Pogacar bateu Adam Yates e reclamou para si a vitória. A 48 segundos chegou o quarteto perseguidor com Sergio Higuita (EF Educatio-Nippo) a ser terceiro e o luso João Almeida, líder da camisola dos sprints intermédios, a fechar o dia na sexta posição.
 
Tadej Pogacar mostrou-se radiante no final da jornada: “Estou muito orgulhoso e contente com a vitória. Um enorme obrigado à equipa, realmente fizeram um bom trabalho protegendo-me do vento, mas também ao tentarem defender todos os ataques. E ao vencer a etapa ganhei alguns segundos na classificação geral. Actualmente, somos uma das melhores equipas do mundo e esta corrida é um grande objectivo para nós. É também a nossa primeira corrida WorldTour do calendário, é uma corrida difícil para começar a época. Viemos com uma boa preparação. Sabia que o Adam [Yates] ia estar forte, ele atacou algumas vezes e eu defendi. Portanto, estou muito feliz com a minha performance. A vantagem é agora maior na classificação geral, mas ainda não acabou, tudo pode acontecer. Temos de estar preparados, manter o foco e partir para as próximas etapas com confiança.”
 
A quarta etapa, a mais longa desta terceira edição do UAE Tour, irá percorrer 204 quilómetros com partida e chegada em Al Marjan Island.
 
Resultados Etapa 3:
1º Tadej Pogacar (UAE-Team Emirates) 3:58:35
2º Adam Yates (Ineos Grenadiers) m.t.
3º Sergio Higuita (EF Education-Nippo) a 48s
4º Emanuel Buchmann (Bora-hansgrohe) a 48s
5º Harm Vanhoucke (Lotto Soudal) a 48s
6º João Almeida (Deceuninck-Quick Step) a 48s
7º Florian Stork (Team DSM) a 54s
8º Neilson Powless (EF Education-Nippo) a 54s
9º Chris Harper (Team Jumbo-Visma) a 1:00s
10º Geoffrey Bouchard (AG2R Citroen Team) a 1:09s
30º Rúben Guerreiro (EF Education-Nippo) a 2:40s
 
Classificação Geral:
1º Tadej Pogacar (UAE-Team Emirates) 7:58:30
2º Adam Yates (Ineos Grenadiers) a 43s
3º João Almeida (Deceuninck-Quick Step) a 1:03s
4º Chris Harper (Team Jumbo-Visma) a 1:43s
5º Neilson Powless (EF Education-Nippo) a 1:45s
6º Mattias Jensen (Trek-Segafredo) a 2:36s
7º Damiano Caruso (Bahrain-Victorious) a 2:38s
8º Mattia Cattaneo (Deceuninck-Quick Step) a 2:39s
9º Rubén Fernández (Cofidis) a 3:32s
10º Fausto Masnada (Deceuninck-Quick Step) a 4:47s
29º Rúben Guerreiro (EF Education-Nippo) a 12:14s
 

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro