Avançar para o conteúdo principal

Bennett bisa no UAE Tour, Almeida no pódio da geral a uma etapa do final

O irlandês Sam Bennett (Deceuninck-Quick Step), companheiro de equipa de João Almeida, bisou no UAE Tour ao conquistar a sexta etapa em Palm Jumeirah. Os lugares cimeiros da classificação geral não sofreram modificações, com Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) a manter a liderança seguido em segundo lugar por Adam Yates (Ineos Grenadiers), a 45 segundos, e João Almeida em terceiro, a 1m12s.
 
Sam Bennett conquista segunda vitória em etapa no UAE Tour (© LaPresse / UAE Tour)

Sam Bennett frisou logo após a vitória: “É graças aos meus companheiros de equipa e à rápida bicicleta que ganhei duas das chegadas ao sprint. Os rapazes são bastante experientes e quanto mais sprints fazemos mais se tornam como algo natural. Estou contente por ter conseguido finalizar o trabalho. No final, vi Ackermann pela direita e sabia que tinha um homem forte atrás de mim. Percebi que era o camisola verde, mas apenas me foquei no meu sprint. Amanhã, um ‘hat-trick’ significaria muito. Queria muito começar bem a temporada. Agora tenho a confirmação que estava a fazer o treino correcto. Estou realmente orgulhoso de alcançar duas etapas. Olhando ao futuro, Milan-Sanremo está sempre na minha cabeça. Desta vez, quero mesmo estar bem, superar o Poggio e sprintar para a vitória. Antes teremos Paris-Nice, que é outra corrida com bastante história. Também quero estar bem lá.”
 
Na sexta jornada foram percorridos 165 quilómetros, com partida em Deira Island. A fuga não se fez esperar, com um quarteto a tomar as rédeas da corrida. Tony Gallopin (AG2R Citroen Team), Alexey Lutsenko, Luis León Sánchez (Astana-Premier Tech), Matthieu Ladagnous, Attila Valter (Groupama-FDJ) e Iñigo Elosegui (Movistar) tiveram uma vantagem máxima de 4 minutos, terminando a fuga à falta de 25 quilómetros para o final, o qual seria vivido a máxima velocidade.
 
Sam Bennett seguiu o comboio perfeito dos companheiros Shane Archbold e Michael Morkov, concluindo com êxito o trabalho da equipa belga e retribuindo com a segunda vitória de etapa na terceira edição do UAE Tour. Em segundo cruzou a linha o italiano Elia Viviani (Cofidis) e em terceiro o alemão Pascal Ackermann (Bora-hansgrohe). Com o mesmo tempo do vencedor fecharam o dia João Almeida em 18º e o líder da camisola vermelha Tadej Pogacar em 24º lugar.
 
“Houve alguns momentos difíceis com os ventos cruzados, mas a nossa equipa fez um bom trabalho mantendo-me em segurança. Estivemos juntos ao longo da etapa e fizemos o sprint com o Fernando Gaviria. Amanhã, ele terá uma nova oportunidade e sentir-se-á mais confiante. Entre grandes sprinters ser quinto é bom, por isso, penso que ele está de volta”, referiu Pogacar.
 
A sétima e última etapa irá percorrer 147 quilómetros com partida em Yas Mall e chegada em Abu Dhabi Breakwater.
 
Resultados Etapa 6:
1º Sam Bennett (Deceuninck-Quick Step) 3:32:23
2º Elia Viviani (Cofidis) m.t.
3º Pascal Ackermann (Bora-hansgrohe) m.t.
4º David Dekker (Team Jumbo-Visma) m.t.
5º Fernando Gaviria (UAE Team Emirates) m.t.
6º Giacomo Nizzolo (Team Qhubeka Assos) m.t.
7º Kaden Groves (Team BikeExchange) m.t.
8º André Greipel (Israel Start-Up Nation) m.t.
9º Cees Bol (Team DSM) m.t.
10º MichaelMorkov (Deceuninck-Quick Step) m.t.
18º João Almeida (Deceuninck-Quick Step) m.t.
21º Rúben Guerreiro (EF Education-Nippo) m.t.
 
Classificação Geral:
1º Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) 20:41:49
2º Adam Yates (Ineos Grenadiers) a 45s
3º João Almeida (Deceuninck-Quick Step) a 1:12s
4º Chris Harper (Team Jumbo-Visma) a 1:54s
5º Neilson Powless (EF Education-Nippo) a 1:56s
6º Mattias Jensen (Trek-Segafredo) a 2:47s
7º Damiano Caruso (Bahrain-Victorious) a 2:49s
8º Mattia Cattaneo (Deceuninck-Quick Step) a 4:03s
9º Rubén Fernández (Cofidis) a 4:23s
10º Fausto Masnada (Deceuninck-Quick Step) a 6:40s
28º Rúben Guerreiro (EF Education-Nippo) a 13:39s

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.