Avançar para o conteúdo principal

Bennett bisa no UAE Tour, Almeida no pódio da geral a uma etapa do final

O irlandês Sam Bennett (Deceuninck-Quick Step), companheiro de equipa de João Almeida, bisou no UAE Tour ao conquistar a sexta etapa em Palm Jumeirah. Os lugares cimeiros da classificação geral não sofreram modificações, com Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) a manter a liderança seguido em segundo lugar por Adam Yates (Ineos Grenadiers), a 45 segundos, e João Almeida em terceiro, a 1m12s.
 
Sam Bennett conquista segunda vitória em etapa no UAE Tour (© LaPresse / UAE Tour)

Sam Bennett frisou logo após a vitória: “É graças aos meus companheiros de equipa e à rápida bicicleta que ganhei duas das chegadas ao sprint. Os rapazes são bastante experientes e quanto mais sprints fazemos mais se tornam como algo natural. Estou contente por ter conseguido finalizar o trabalho. No final, vi Ackermann pela direita e sabia que tinha um homem forte atrás de mim. Percebi que era o camisola verde, mas apenas me foquei no meu sprint. Amanhã, um ‘hat-trick’ significaria muito. Queria muito começar bem a temporada. Agora tenho a confirmação que estava a fazer o treino correcto. Estou realmente orgulhoso de alcançar duas etapas. Olhando ao futuro, Milan-Sanremo está sempre na minha cabeça. Desta vez, quero mesmo estar bem, superar o Poggio e sprintar para a vitória. Antes teremos Paris-Nice, que é outra corrida com bastante história. Também quero estar bem lá.”
 
Na sexta jornada foram percorridos 165 quilómetros, com partida em Deira Island. A fuga não se fez esperar, com um quarteto a tomar as rédeas da corrida. Tony Gallopin (AG2R Citroen Team), Alexey Lutsenko, Luis León Sánchez (Astana-Premier Tech), Matthieu Ladagnous, Attila Valter (Groupama-FDJ) e Iñigo Elosegui (Movistar) tiveram uma vantagem máxima de 4 minutos, terminando a fuga à falta de 25 quilómetros para o final, o qual seria vivido a máxima velocidade.
 
Sam Bennett seguiu o comboio perfeito dos companheiros Shane Archbold e Michael Morkov, concluindo com êxito o trabalho da equipa belga e retribuindo com a segunda vitória de etapa na terceira edição do UAE Tour. Em segundo cruzou a linha o italiano Elia Viviani (Cofidis) e em terceiro o alemão Pascal Ackermann (Bora-hansgrohe). Com o mesmo tempo do vencedor fecharam o dia João Almeida em 18º e o líder da camisola vermelha Tadej Pogacar em 24º lugar.
 
“Houve alguns momentos difíceis com os ventos cruzados, mas a nossa equipa fez um bom trabalho mantendo-me em segurança. Estivemos juntos ao longo da etapa e fizemos o sprint com o Fernando Gaviria. Amanhã, ele terá uma nova oportunidade e sentir-se-á mais confiante. Entre grandes sprinters ser quinto é bom, por isso, penso que ele está de volta”, referiu Pogacar.
 
A sétima e última etapa irá percorrer 147 quilómetros com partida em Yas Mall e chegada em Abu Dhabi Breakwater.
 
Resultados Etapa 6:
1º Sam Bennett (Deceuninck-Quick Step) 3:32:23
2º Elia Viviani (Cofidis) m.t.
3º Pascal Ackermann (Bora-hansgrohe) m.t.
4º David Dekker (Team Jumbo-Visma) m.t.
5º Fernando Gaviria (UAE Team Emirates) m.t.
6º Giacomo Nizzolo (Team Qhubeka Assos) m.t.
7º Kaden Groves (Team BikeExchange) m.t.
8º André Greipel (Israel Start-Up Nation) m.t.
9º Cees Bol (Team DSM) m.t.
10º MichaelMorkov (Deceuninck-Quick Step) m.t.
18º João Almeida (Deceuninck-Quick Step) m.t.
21º Rúben Guerreiro (EF Education-Nippo) m.t.
 
Classificação Geral:
1º Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) 20:41:49
2º Adam Yates (Ineos Grenadiers) a 45s
3º João Almeida (Deceuninck-Quick Step) a 1:12s
4º Chris Harper (Team Jumbo-Visma) a 1:54s
5º Neilson Powless (EF Education-Nippo) a 1:56s
6º Mattias Jensen (Trek-Segafredo) a 2:47s
7º Damiano Caruso (Bahrain-Victorious) a 2:49s
8º Mattia Cattaneo (Deceuninck-Quick Step) a 4:03s
9º Rubén Fernández (Cofidis) a 4:23s
10º Fausto Masnada (Deceuninck-Quick Step) a 6:40s
28º Rúben Guerreiro (EF Education-Nippo) a 13:39s

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.