Avançar para o conteúdo principal

Mário Costa e Ana Santos conquistam títulos nacionais de ciclocrosse

Nesta manhã de domingo, o Centro de Alto Rendimento de Anadia recebeu o Campeonato Nacional de Ciclocrosse com os betetistas Mário Costa (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) e Ana Santos (X-Sauce Factory Team) a conquistarem os títulos nacionais na categoria elite.
 
Mário Costa e Ana Santos campeões nacionais de ciclocrosse (© FPC)

A prova de elite masculino contou com 33 participantes, destacando-se um trio na frente no início da corrida. Mário Costa (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) e o corredor de estrada Miguel Salgueiro (LA Alumínios/LA Sport) conseguiram ganhar vantagem na terceira volta, mantendo a luta pela vitória até à penúltima curva da pista, quando uma falha nos travões da bicicleta levou ao chão Miguel Salgueiro, tendo como consequência a roda da frente partida, arredando-o da disputa pela medalha de ouro.
 
Costa rumou isolado até à meta, vencendo mais um Campeonato Nacional para o seu palmarés. Salgueiro acabou a prova de bicicleta ao ombro na terceira posição, a 36 segundos da vitória, ocupando o segundo lugar o companheiro de equipa do vencedor, Vítor Santos (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde), a 15 segundos.
 
Mário Costa arrebatou assim o título nacional, que já tinha sido seu na época de 2018: “Foi um Campeonato Nacional muito disputado. Era de prever que assim fosse, por tratar-se de um circuito muito plano. Menos mal que choveu bastante ontem, o que tornou o percurso mais selectivo. Houve estudo mútuo nas diferentes partes do circuito, tentando perceber onde se poderia fazer a diferença. Acabei por ter a experiência suficiente para manter a calma e jogar as cartas no sítio certo. Fui feliz e estou satisfeito por voltar a vestir a camisola de campeão nacional de ciclocrosse, que era o mais importante”.
 
Na prova de elite feminina foram 12 as participantes em pista. Ana Santos (X-Sauce Factory Team), que assinalamos estar no seu primeiro ano de sub-23, mostrou-se a um nível superior desde os segundos iniciais da corrida, mantendo-se isolada na frente e conquistando o título nacional em elite pelo terceiro ano consecutivo. Joana Monteiro (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) fechou no segundo lugar, a 2m25s, e Daniela Pereira (Clube BTT Matosinhos) no terceiro lugar do pódio, a 5m09s.
 
Ana Santos, que esta época veste as cores da equipa profissional UCI de BTT X-Sauce Factory Team, mostrou-se satisfeita com a vitória. “Vinha com o objectivo de dar o melhor de mim. Era importante ver em que condição me encontro, até porque já não corríamos há muito tempo. Dei o máximo ao longo de toda a prova, num circuito muito duro devido à lama. Foi excelente voltar à competição, no meu primeiro ano de sub-23. Será uma época em que pretendo ganhar experiência, fazendo o maior número possível de provas fora de Portugal para me adaptar ao ritmo internacional”, referiu.
 
 
 
Classificação Elite Masculino:
1º Mário Costa (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) 0:54:20.707
2º Vítor Santos (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) a 5.530
3º Miguel Sangueiro (LA Alumínios/LA Sport) a 36.011
4º Roberto Ferreira (DMT Racing Team) a 56.880
5º Gonçalo Amado (Antarte/Feirense) a 01:03.483
6º Pedro Lopes (Kelly/Simoldes/UDO) a 01:11.854
7º Ricardo Marinheiro (Clube BTT Matosinhos) a 01:49.332
8º Bruno Silva (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) a 02:36.020
9º João Salgado (Kelly/Simoldes/UDO) a 03:16.941
10º Bruno Nunes (Strix Bike Team) a 04:20.586
 
Classificação Elite Feminina:
1ª Ana Santos (X-Sauce Factory Team) 0:48:06.373
2ª Joana Monteiro (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) a 02:25.995
3ª Daniela Pereira (Clube BTT Matosinhos) a 05:09.676
4ª Mariana Líbano (Guilhabreu BTT) a 06:42.506
5ª Rafaela Ramalho (Vlube BTT Matosinhos) a 08:39.004
6ª Marta Branco (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) a 3 voltas
7ª Laura Simão (BTT Loulé/Elevis) a 3 voltas
8ª Inês Trancoso (Maiatos) a 3 voltas
9ª Beatriz Sousa (BTT Loulé/Elevis) a 3 voltas
10ª Jéssica Costa (Guilhabreu BTT) a 3 voltas

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.