Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de março, 2016

Rúben Guerreiro vence GP Palio del Recioto

Rúben Guerreiro (Axeon-Hagens Berman) fez jus ao seu nome na conquista do GP Palio del Recioto. O jovem português de 21 anos  superou na meta o checo  Michal Schlegel (Klein Constantia),  após uma jornada vivida quase na totalidade em fuga. Uma vitória de Guerreiro!

Volta às Terras de Santa Maria 2016

No fim-de-semana de 9 e 10 de Abril, realiza-se a 25ª edição da Volta às Terras de Santa Maria - Troféu Fernando Mendes. Destinada às equipas de clube sub-23/elite, a prova organizada pelo Sport Ciclismo São João de Ver disputa-se em duas etapas, a segunda com dois sectores, num total de 195,4 km.

Nuno Bico: “Espero muito desta temporada”

Na vida de ciclista profissional, tudo sucedeu cedo e acertadamente para o jovem de 21 anos Nuno Bico, vigente campeão nacional sub-23. Subiu a profissional aos 18 anos, através da Rádio Popular-Boavista, onde permaneceu de 2013 a 2015. Na presente temporada deu o salto internacional para a Klein Constantia, equipa continental sediada na República Checa, satélite da World Tour Etixx-Quick Step, que neste início de ano conta com quatro vitórias UCI, três delas alcançadas na lusitana Volta ao Alentejo (2.2).

David de la Fuente assume liderança do Ranking APCP

No final de Março, David de la Fuente (Sporting CP-Tavira) assume a liderança do Ranking APCP Ciclista do Ano 2016, somando 189 pontos. O experiente ciclista espanhol destacou-se no Top 10 das competições do mês, obtendo o 2º lugar na Clássica de Amarante , 3º na Volta ao Alentejo , 9º na Clássica da Primavera e 10º no GP Liberty Seguros , concluindo ainda três etapas das referidas provas entre os primeiros dez na meta. Este desempenho levou-o ao comando do Ranking, destronando o luso Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte), agora na 7ª posição com 80 pontos.

Equipa Moreira Congelados: união e superação na Alentejana

Os ciclistas da equipa de clube Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade fizeram parte do competitivo pelotão de 169 corredores da  Volta ao Alentejo , superando com garra e determinação a 34ª edição da Alentejana. Venceslau Fernandes foi o melhor corredor colocado na geral da formação do Sport Ciclismo São João de Ver.

Et5 Volta ao Alentejo: Cavagna vence etapa, Enric Mas conquista 34ª Alentejana

A Klein Constantia, do campeão nacional luso sub-23 Nuno Bico, terminou em grande a 34ª edição da Volta ao Alentejo (2.2). A equipa checa triunfou na meta em Évora com o francês Remi Cavagna e conquistou a geral com o espanhol Enric Mas. Completaram o pódio da geral final Krister Hagen (Team Coop-Oster Hus) e David de la Fuente (Sporting CP-Tavira). Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte) triunfou na montanha e Rafael Silva (Efapel) brilhou em 5º como melhor luso na geral.

Et4 Volta ao Alentejo: Amaro Antunes na luta pela montanha alentejana

O penúltimo dia da Volta ao Alentejo (2.2) viu a vitória sorrir novamente à equipa Metec-TKH, desta feita pelo holandês Jarno Meyling, que superou ao sprint os espanhóis Jose de Segovia (Louletano-Hospital de Loulé) e Garikoitz Bravo (Euskadi-Murias). A camisola amarela manteve-se em Krister Hagen (Team Coop-Oster Hus) e os lusos Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte) e Rafael Silva (Efapel) continuaram a brilhar no pódio como líder da montanha e melhor luso na geral respectivamente.

Et3 Volta ao Alentejo: Rafael Silva brilha como melhor luso na geral

O encanto alentejano torna a Volta ao Alentejo (2.2) numa das mais acarinhadas competições do calendário lusitano. Se juntarmos a esse facto o brilho dos ciclistas portugueses no pódio, temos então a mais bela das provas por etapas do panorama nacional. Na terceira etapa, o holandês Johim Ariesen (Metec-TKH) sprintou para a vitória na meta, completando o pódio o companheiro de equipa Tijmen Eising e o norueguês Havard Blikra (Team Coop-Oster Hus). O português Rafael Silva (Efapel) foi o melhor luso na meta e Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte) manteve a camisola da montanha.

Andrey Amador, o herói costa-riquenho do World Tour

No seio da esquadra espanhola Movistar Team pedala uma das estrelas em crescendo no World Tour . Único costa-riquenho no mais alto nível do ciclismo profissional, a cada temporada Andrey Amador ganha maior espaço mediático pelas performances obtidas nas mais importantes competições internacionais. Natur al de San Ramón de Alajuela, o c iclista de 29 anos esteve perto de alcançar o pódio no Giro d’Italia de 2015, terminando em 4º da geral, feito que o transportou para um novo patamar de expectativas quanto ao que pode atingir a nível individual em provas desta dimensão.

Et2 Volta ao Alentejo: triunfo e liderança de Enric Mas

A vitória da segunda etapa da Volta ao Alentejo (2.2) ficou novamente em mãos espanholas, desta feita em Enric Mas (Klein Constantia), que subiu à liderança da camisola amarela. O basco Garikoitz Bravo (Euskadi-Murias) e o luso Rui Oliveira (Liberty Seguros-Carglass) completaram o pódio.

Et1 Volta ao Alentejo: triunfo de Imanol Estevez, protagonismo de Amaro Antunes

O espanhol Imanol Estevez (Euskadi-Murias) venceu a etapa inaugural da 34ª Volta ao Alentejo (2.2), completando o pódio os conterrâneos David de la Fuente e Jesús Ezquerra da equipa lusa Sporting CP-Tavira. O luso Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte)  foi o grande protagonista na montanha.

Mariano Cañardo, o campeão espanhol que apaixonou Lisboa

Portugal e Espanha têm uma ligação de vários séculos e a diversos níveis. Política, cultural e desportivamente, os dois países partilham fronteiras e amizades que se perpetuam no tempo. No ciclismo não é diferente e a ligação é feita de momentos únicos e inolvidáveis, como a vitória de “o primeiro campeão” em Lisboa. Falamos desse singular ciclista espanhol, Mariano Cañardo, que em 1939 venceu a primeira e única edição da corrida por etapas Madrid-Lisboa.

Et2 GP Liberty Seguros: Will Routley vence etapa, August Jensen conquista a geral

O canadiano Will Routley (Rally Cycling), de 32 anos, venceu a última etapa do GP Liberty Seguros (2.2), Lagoa Cidade do Vinho 2016, completando o pódio da jornada a dupla espanhola Imanol Estevez (Euskadi-Murias) e Vicente de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé). O norueguês August Jensen (Team Coop-Oster Hus) defendeu a camisola amarela e conquistou em definitivo a 8ª edição da prova lusitana.

Et1 GP Liberty Seguros: Triunfo norueguês de August Jensen

O norueguês August Jensen (Team Coop-Oster Hus), de 24 anos, venceu ao sprint a etapa inaugural do 8º Grande Prémio Liberty Seguros (2.2), Troféu Restaurante Alpendre, superando o francês Pierre Moncorgé (Team Bliz-Merida) e o espanhol Vicente de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé).  

Rafael Reis: "Há uma responsabilidade acrescida em honrar esta aposta do FC Porto"

No passado fim-de-semana, o pelotão nacional regressou à estrada para viver a batalha das Clássicas lusas. Depois da abertura do calendário de estrada com a Volta ao Algarve, os ciclistas tomaram o asfalto do norte do país na disputa da Clássica de Amarante e da Clássica da Primavera (Póvoa de Varzim). Rafael Reis destacou-se em ambas as corridas, entregando à equipa W52-FC Porto a primeira vitória de 2016 em Amarante.

Anicolor 2016, desafio e renovação

Sediada em Mortágua, sob o comando desportivo de Pedro Silva, a equipa de clube Anicolor enfrenta uma desafiante temporada. Renovação é a palavra que se impõe em 2016 , num grupo praticamente feito de caras novas, às quais se junta uma nova marca nos pedais, as bicicletas BMC teammachine SLR02.

Triunfo finlandês de Matti Manninen na Clássica da Primavera

Matti Manninen (Team Bliz-Merida) conquistou isolado na meta a 20ª edição da Clássica da Primavera. O ciclista finlandês de 23 anos triunfou após viver a jornada em fuga.

Rafael Reis conquista Clássica de Amarante

Rafael Reis conquistou a primeira vitória da temporada para a W52-FC Porto. Na linha final da Clássica de Amarante, o ciclista de 23 anos superou o experiente David de la Fuente (Sporting CP-Tavira) e o jovem Fábio Mansilhas (Anicolor).

Terceiro triunfo de Cancellara em Strade Bianche

Quando tudo parecia rumar à vitória da Etixx-Quick Step, o suíço Fabian Cancellara (Trek-Segafredo) deu o último e decisivo golpe de pedal nas ruas de Siena, conquistando Strade Bianche (1.HC) pela terceira vez na sua experiente carreira. A dupla da Etixx, Zdenek Stybar e Gianluca Brambilla, completou o pódio, ficando o campeão do mundo Peter Sagan (Tinkoff) na quarta posição.

Amaro Antunes: “Encaro todas as competições com a mesma ambição”

Um bom início de temporada é sempre motivador para qualquer ciclista. Se falamos das primeiras pedaladas numa prova disputada com equipas do máximo escalão World Tour , maior é a intensidade da motivação resultante dessa boa performance. No cantinho da Península Ibérica, a Volta ao Algarve (2.1) recebeu os mais aclamados nomes do pelotão internacional, brilhando entre eles uma pérola do pelotão nacional. Falamos de Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte) , 25 anos, 10º na geral da Algarvia e primeiro líder do Ranking APCP de 2016 .

Irmãos Oliveira entre a elite mundial de Pista

O velódromo Lee Valley VeloPark, em Londres, tem sido estes dias palco dos Campeonatos do Mundo de Pista. Portugal esteve representado pelos irmãos Ivo e Rui Oliveira, jovens sub-23 a defrontar a elite mundial, já detentores de medalhas no Europeu e Mundial de Pista de 2014, em juniores.

Amaro Antunes abre temporada na liderança do Ranking APCP

Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte) é o primeiro líder do Ranking APCP Ciclista do Ano 2016, somando 80 pontos em Fevereiro. Na abertura da temporada lusa de estrada, a promessa confirmada do ciclismo português impôs o seu valor na Volta ao Algarve perante as esquadras World Tour , terminando as duas etapas de montanha no Top 10 e finalizando em 10º na geral da Algarvia. Os internacionais Tiago Machado (Team Katusha) e Nelson Oliveira (Movistar Team) ocupam os demais lugares do pódio do Ranking Nacional, com 70 e 50 pontos respectivamente.