Avançar para o conteúdo principal

Domingo ao som da sinfonia das bicicletas

Domingo soalheiro é sinónimo de sinfonia de bicicletas.

De manhã até ao entardecer, ciclistas pedalam numa estrada não muito longe do centro da capital lisboeta, desfrutando de umas horas bem passadas em comunhão com a natureza. O stress da semana de trabalho vai ficando no asfalto, pedalada a pedalada, recebendo novas energias para a semana que irá começar no dia seguinte.

Com trajes a rigor, vemos passar as preferências de uns e de outros… desde os maillots da Sky, Tinkoff e Cannondale –os mais vistos por aqui–, não faltando o toque lusitano da antiga Barbot –ao que parece bastante apreciada por estas bandas–. Claro, há também quem não ligue ao colorido profissional, optando por roupa mais casual.

De pedal a fundo ou a um ritmo mais descontraído, o som das bicicletas funde-se entre o casario e embrenha-se na natureza, desencadeando a sinfonia perfeita para a banda sonora de um domingo passado na tranquilidade de uma vila da região saloia.

A descer “todos os santos ajudam”, uns mais alinhados e aerodinâmicos que outros, por vezes até podemos observar autênticos Nibalis lusitanos desfazendo curvas descendentes como se de rectas planas se tratasse. Nas subidas, enquanto alguns chegam a desmontar das suas máquinas, visto o peso do asfalto ser demasiado para as suas pernas de ciclista domingueiro, outros há que surpreendem quais Contadores de pé nas suas bicicletas, escalando o asfalto inclinado em busca do prémio de montanha mais desejado, que neste caso revela ser o desesperado fim da ascensão.

Vê-los passar aos pares ou em solitário, a verdade é que nunca estão sós, pois a natureza torna-se na companhia perfeita para estes ciclistas. Para quem vos escreve, são a inspiração neste e tantos outros domingos passados a marcar páginas com palavras ao som da sinfonia das bicicletas.

______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Marco Chagas... el Gene Kelly portugués

La magia de los clásicos perdura en el tiempo y en la memoria de aquellos que los aprecian. En las películas hay que mirar más allá del tema aparentemente simple de un romance entre los personajes principales. En el ciclismo la fórmula a utilizar es la misma, pero mirando al ciclista e intentando entender en su rostro el grado de superación a cada golpe de pedal, pues este es un deporte que deja al descubierto la personalidad de todos aquellos que nos hacen enamorar por esta modalidad. Así sucedió hace unos años, cerca de 30, con una niña que asistía por televisión a la Volta a Portugal en Bicicleta . En la pantalla, un nombre quedó grabado para siempre en la historia del ciclismo portugués: Marco Chagas ...