Avançar para o conteúdo principal

Domingo ao som da sinfonia das bicicletas

Domingo soalheiro é sinónimo de sinfonia de bicicletas.

De manhã até ao entardecer, ciclistas pedalam numa estrada não muito longe do centro da capital lisboeta, desfrutando de umas horas bem passadas em comunhão com a natureza. O stress da semana de trabalho vai ficando no asfalto, pedalada a pedalada, recebendo novas energias para a semana que irá começar no dia seguinte.

Com trajes a rigor, vemos passar as preferências de uns e de outros… desde os maillots da Sky, Tinkoff e Cannondale –os mais vistos por aqui–, não faltando o toque lusitano da antiga Barbot –ao que parece bastante apreciada por estas bandas–. Claro, há também quem não ligue ao colorido profissional, optando por roupa mais casual.

De pedal a fundo ou a um ritmo mais descontraído, o som das bicicletas funde-se entre o casario e embrenha-se na natureza, desencadeando a sinfonia perfeita para a banda sonora de um domingo passado na tranquilidade de uma vila da região saloia.

A descer “todos os santos ajudam”, uns mais alinhados e aerodinâmicos que outros, por vezes até podemos observar autênticos Nibalis lusitanos desfazendo curvas descendentes como se de rectas planas se tratasse. Nas subidas, enquanto alguns chegam a desmontar das suas máquinas, visto o peso do asfalto ser demasiado para as suas pernas de ciclista domingueiro, outros há que surpreendem quais Contadores de pé nas suas bicicletas, escalando o asfalto inclinado em busca do prémio de montanha mais desejado, que neste caso revela ser o desesperado fim da ascensão.

Vê-los passar aos pares ou em solitário, a verdade é que nunca estão sós, pois a natureza torna-se na companhia perfeita para estes ciclistas. Para quem vos escreve, são a inspiração neste e tantos outros domingos passados a marcar páginas com palavras ao som da sinfonia das bicicletas.

______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Mariana Líbano na Soltec Team em 2023: “Gostava de fazer a Vuelta, é uma corrida com que sempre sonhei”

Aos 18 anos de idade, ainda no escalão júnior, Mariana Líbano tornou-se num dos nomes mais sonantes do pelotão português feminino. Esta época, na vertente de Estrada correu pela VeloPerformance/JS Campinense sagrando-se vencedora da primeira edição da Volta a Portugal Feminina Sub-19, campeã nacional de contra-relógio, vice-campeã nacional de fundo e foi segunda na Taça de Portugal. Na vertente de BTT correu pela equipa Guilhabreu BTT e sagrou-se campeã nacional de XCO (cross country olímpico) e XCC (cross country curto), conquistou a Taça de Portugal de XCO e com a Selecção Nacional triunfou na prova Superprestígio em Caparroso, Espanha.   O Cycling & Thoughts entrevistou Mariana Líbano , que em 2023, naquele que será o seu primeiro ano de sub-23, ruma ao pelotão internacional pela equipa continental espanhola Soltec.   Mariana Líbano na performance que a levou ao título nacional de contra-relógio em 2022 (foto: Helena Dias) Cycling & Thoughts: Esta foi a tua melhor...